S.O.S. SAÚDETEST

Experenciamos o maior dom de todos: a Vida; que exige de nós constantes adaptações diante das situações que nos são apresentadas. Queremos partilhar informações e sugestões que possam ser de utilidade a todos. 15/07/2009 (by Angela e Luccas Brunno).

Subscribe
Youtube
Heart

DESEJAMOS A TODOS UM FELICE NATAL!!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

CHÁS, ERVAS E AFINS.

* Sem a intenção de substituir tratamentos convencionais quando de qualquer enfermidade instalada, nós gostaríamos de partilhar de algumas receitas e dicas que podem ser úteis como coadjuvantes no tratamento de algumas patologias, bem como podem servir como preventivos de situações que possam gerar doenças. Algumas pessoas reagem muito bem ao uso de chás e fitoterápicos, amenizando sintomas ou até eliminando-os. Lembramos sempre que o diagnóstico de qualquer doença cabe ao médico, bem como a discuso e instituição das medidas terapêuticas. Falar sobre chás é falar de uma bebida que Luccas Brunno e eu muito apreciamos. Ele, por ter vivido por 8 anos em Londres e eu, por ter escolhido o chá em substituição ao café, desde décadas atrás, e, também por usá-los por seus efeitos medicinais. Estamos sempre lendo a respeito deles, inventando receitas para dias quentes ou frios. Nesta postagem falaremos de chás e seus poderes medicinais, bem como repassaremos algumas receitas de chás para a apreciação e o despertar do alquimista que adormece em todos nós! Então, desejamos a todos uma ótima hora do chá, que nem precisa ser o "chá das 5."
(by Angela e Luccas Brunno)
Sobre os Chás
A Mãe Natureza proporciona ao homem uma infinidade de plantas com valores medicinais. A flora brasileira constitui uma fonte inesgotável de saúde e nossos ancestrais sempre souberam se aproveitar desta riqueza, pois o uso das plantas medicinais existe desde o início dos tempos. No princípio existia apenas o conhecimento empírico. Hoje, porém, muitas pesquisas científicas comprovam as propriedades medicinais de várias plantas, comprovando (ou não) o uso popular destas plantas. É importante ressaltar que, ao contrário do que muitos imaginam, algumas plantas fazem mal à saúde e por isso não devemos fazer uso indiscriminado desta terapia. Sempre que possível, procure orientação de profissionais da área e não tome qualquer tipo de chá encontrado no mato, pois algumas espécies são muito parecidas e você pode usar uma espécie perigosa por engano.
Preparo:
Os chás podem ser preparados por infusão ou cocção:
Infusão: Consiste em se despejar água fervente sobre a planta e depois abafar por uns 15 minutos. Este processo é utilizado para flores, folhas e também para ervas aromáticas, pois se as fervermos as essências poderão volatilizar (perder-se pela ação do calor), causando a perda de sabor e poder medicinal do chá.
Decocção: Consiste em se cozinhar a planta. Este processo deve ser restrito a raízes, cascas e sementes e a fervura pode variar de 3 a 15 minutos.
Dosagem: A quantidade normalmente indicada é de 20 gramas de erva por litro de água ou uma colher de chá por xícara, mas esta dosagem pode variar dependendo da planta.
Posologia: Pode-se tomar várias xícaras do chá por dia, de preferência longe das refeições, a não ser que o uso do chá seja exatamente para estimular funções digestivas.
Adoçantes: Os chás geralmente não precisam ser adoçados. Em alguns casos, porém, pode-se usar o mel quando se quiser aproveitar suas propriedades medicinais (gripes, tosses, etc), mas só devemos adoçar depois de coado, quando o chá já estiver morno, nunca antes, pois o calor destrói o poder medicinal do mel.
Prazo de validade: Nunca use um chá mais de 24 horas depois de preparado, pois ele entra em processo de fermentação (mesmo mantido em geladeira). Prepare a quantidade suficiente para um dia apenas.
Tempo de uso: Recomenda-se não usar o mesmo chá por tempo prolongado, pois o nosso organismo responde cada vez menos ao tratamento. Use por um período de 30 dias e troque por outro tipo de chá, retomando o seu uso após algum tempo.
Utensílios: Evite usar utensílios de metal para fazer os chás. Embora não o notemos, eles podem causar alterões no efeito e sabor do chá. O ideal é usar recipientes de vidro, barro, louça ou esmalte.
Outros usos: Os chás, além de tomados, podem ser usados na forma de compressas, banhos, gargarejos, inalações e lavagens .
Compressas: Compressas de chá quente aliviam dores inflamatórias e facilitam a resolução destas inflamações. Neste caso usam-se chás com propriedades antiinflamatórias.
Banhos: São os banhos de imersão. A água deve estar morna e o banho deve durar uns 20 minutos. O banho pode ser repetido três vezes por semana durante um mês. Após este período mudar a erva utilizada.
Gargarejos: São recomendados para atuar na cavidade bucal e na garganta. Pode-se colocar sal de cozinha depois de coado, pois este é antiinflamatório e anti-séptico. Inalações: Específico para as vias respiratórias. Ferver o chá e colocar um funil de papelão invertido sobre o recipiente, inalando o vapor.
Lavagens: Normalmente intestinais e vaginais (corrimento). Do site http://www.bethynha.com.br/ervas.htm
Chá e Saúde O que se diz e o que se sabe
ATRIBUEM-SE AO CHÁ PODERES MEDICINAIS. DIZEM QUE ELE FAZ BEM AO CORAÇÃO, AO REDUZIR OS NÍVEIS DE COLESTEROL RUIM, COMBATE O ENVELHECIMENTO E ATÉ EMAGRECE. FALA-SE AINDA DE SEUS BENEFÍCIOS NA PREVENÇÃO DE CERTOS TIPOS DE CÂNCER, COMO O DE INTESTINO E O DE PRÓSTATA.
VEJA TAMBÉM • Exclusivo on-line: Receitas com chás
O chá é vendido também como estimulante do sistema imunológico – ele aumentaria a proteção natural contra bactérias e vírus, como o da gripe. Mas o que é possível concluir com base nas pesquisas médicas feitas até aqui? Muito pouco. Os cs, especialmente o verde e o branco, são, de fato, ricos em polifenóis, antioxidantes que previnem o envelhecimento das células. E possuem substâncias termogênicas que aceleram o metabolismo e, em tese, ajudam a emagrecer. Isso não significa, no entanto, que alguém remoçará ou ficará mais magro de uma hora para a outra ao tomar chá, ainda que em grandes quantidades. "Até onde sabemos, os chás são apenas isso: bons coadjuvantes na prevenção de certos males", diz a nutricionista Jocelem Salgado. A VEJA aponta o que já se provou sobre os poderes medicinais das bebidas originadas da planta Camellia sinensis – consideradas os verdadeiros chás. Os mais consumidos são o verde, o branco, o preto e o oolong. Suas características variam de acordo com o grau de fermentação das folhas. O rooitea, incluído nesta seleção, não é a rigor um chá. Mas, alardeado como a bebida da vida longa, tem hoje largo consumo.
Como é feita a fermentação: depois da colheita, as folhas de chá são colocadas em tabuleiros e submetidas a calor úmido ou seco. Quanto maior o tempo de exposição ao processo, mais forte e encorpado é o chá.
- Os graus de fermentação:
chá verde: não é fermentado. É claro e leve chá branco: passa por um processo mínimo de fermentação, o que lhe confere sabor um pouco mais forte que o do chá verde e o tom verde-amarelado • chá oolong: é semifermentado. Ganha cor amarelo-ouro e um leve sabor frutado • chá preto: passa por fermentação total. É o que lhe garante sabor e cor bastante intensos. É marrom-escuro-avermelhado.
CHÁ OOLONG O "Ritual do Chá Oolong" tem duração de 30 minutos.
O que se diz dele: rico em flavonoides, é estimulante, antioxidante e ajuda a emagrecer. O que os estudos científicos provaram até agora: uma pesquisa americana publicada no Journal of Medical Investigation mostrou que mulheres que consumiram o chá após uma refeição aumentaram em 10% o gasto de energia corporal, enquanto as que tomaram chá verde tiveram um gasto de 4%. É pouco para concluir que ele emagrece. A melhor hora de tomá-lo: após as refeições ou em chás da tarde, acompanhado de doces e salgados.
Como prepará-lo: ferva a água e espere dois minutos até que ela atinja cerca de 90 graus. Para 1 litro de água, misture sete colheres de sobremesa rasas de chá. A infusão deve ser de dois a quatro minutos.
CHÁ VERDE
O que se diz dele: emagrece, combate os radicais livres, melhora o sistema imunológico, reduz o risco de doenças cardíacas, diminui o colesterol ruim e ajuda a prevenir o câncer. O que os estudos científicos provaram até agora: ele de fato contém substâncias, como a cafeína, que aceleram o metabolismo, o que emagrece. Mas tal aceleração é insignificante. Uma pessoa que consome 1 500 calorias e toma quatro xícaras de chá verde por dia vai perder, em um ano, no máximo 2 ou 3 quilos. Um estudo feito por americanos do Instituto de Pesquisas em Prevenção ao Câncer revelou que certos componentes do chá atuam na redução do câncer de próstata. Trata-se, no entanto, de uma pesquisa pequena, com apenas 26 homens.
A melhor hora de tomá-lo: pela manhã ou entre uma refeição e outra. Não se deve tomar o chá verde imediatamente antes ou depois das refeições porque ele tem substâncias que diminuem a absorção de ferro no organismo. Mas a bebida pode acompanhar doces leves, como uma torta de maçã ou um bolo caseiro. Como prepará-lo: ferva a água e espere cerca de treze minutos até que ela alcance uma temperatura de aproximadamente 70 graus. Para 1 litro de água, misture de cinco a seis colheres de sobremesa rasas de chá. A infusão deve ser de um a três minutos.
CHÁ PRETO
O que se diz dele: alivia o stress. O que os estudos científicos provaram até agora: pesquisadores da University College London, na Inglaterra, comprovaram que a bebida reduz os níveis do hormônio cortisol no organismo. Expostos a situações de forte tensão, os bebedores do chá tiveram o nível de cortisol e a pressão arterial monitorados minutos depois. Houve queda de até 47% do nível do hormônio do stress entre eles, enquanto no grupo do placebo o nível caiu 27%.
A melhor hora de tomá-lo: no café da manhã ou no chá da tarde. Não se deve bebê-lo com o estômago vazio. Substâncias produzidas a partir da fermentação dos flavonoides podem irritar a mucosa gástrica. Como prepará-lo: ferva a água e espere dois minutos até que ela atinja uma temperatura de cerca de 90 graus. Para 1 litro de água, misture seis colheres de sobremesa rasas de chá. A infusão deve ser de dois a quatro minutos. Se preferir, acrescente gotas de limão ou um gole de leite do tipo A, gelado ou na temperatura ambiente.
CHÁ BRANCO
O que se diz dele: previne o envelhecimento das células e protege contra os riscos de câncer de pele e de intestino. O que os estudos científicos provaram até agora: as pesquisas que mostram redução do risco de câncer foram feitas somente em ratos. A principal delas foi conduzida pelo Instituto Linus Pauling, nos Estados Unidos. Provou que, em roedores, o chá inibe mutações genéticas que podem desencadear o câncer. É cedo para estender tais conclusões a seres humanos. A melhor hora de tomá-lo: deve ser tomado pela manhã, entre uma refeição e outra ou com refeições leves, como saladas, peixes e doces com pouco açúcar. Como prepará-lo: ferva a água e espere de onze a treze minutos até que ela atinja uma temperatura entre 70 e 80 graus. Para 1 litro de água, misture sete colheres de sobremesa rasas de chá. A infusão deve ser de dois a três minutos.
ROOITEA
O que se diz dele: os japoneses o chamam de "chá da longevidade" por seus poderes de retardar o envelhecimento. Não é derivado da erva Camellia sinensis, mas possui polifenóis parecidos com os do chá verde. Não contém cafeína. O que os estudos científicos provaram até agora: nenhuma pesquisa provou sua eficácia para retardar o envelhecimento. A melhor hora de tomá-lo: a qualquer hora do dia, até mesmo antes de dormir, já que ele não tem a propriedade estimulante da cafeína. É um bom acompanhamento para refeições leves. Como prepará-lo: utilize água recém-fervida a uma temperatura de cerca de 90 graus. Para 1 litro de água, misture cinco colheres de sobremesa rasas de chá. A infusão deve ser de cinco a dez minutos.
As virtudes medicinais do chá são de conhecimento milenar, especialmente seu efeito estimulante. Mas hoje, a ciência está comprovando suas propriedades terapêuticas e cosméticas. E isso está acontecendo com o chá verde (também conhecido como banchá), considerado atualmente um aliado da saúde por ser rico em flavonóides - substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Também está comprovado que o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico. As virtudes do c verde na prevenção do câncer, já muito divulgadas atualmente, vêm do fato de que ele é rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores. Além de conter manganês, potássio, ácidolico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino: o consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias. Mas as boas notícias não acabam aí: está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal. Um dos estudos foi realizado na Suíça com três grupos de pessoas que seguiram a mesma dieta. O resultado: o grupo que recebeu chá verde teve aumento de 4% na velocidade de combustão das calorias no organismo e de 5% na queima de calorias em relação aos outros dois grupos pesquisados. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que extrato de chá verde - que possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína - pode aumentar a0 utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura. Pesquisadores acreditam, ainda, que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente. E como se não bastasse, comprovou-se também que as substâncias presentes no chá verde ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele. Os princípios curativos e regeneradores da Camellia sinensis enriquecem os cosméticos que prometem recuperar o viço da pele e dos cabelos. Tanto que as indústrias de cosméticos incluem os extratos das folhas em fórmulas de produtos como cremes e loções. Substâncias presentes na Camellia sinensis também dissolvem gorduras e são eficazes no tratamento de celulite e gordura localizada. E para e pele mais um benefício: por ser rica em tanino, substância com propriedades anti-séptica e adstringente, a planta é indicada também para limpar e equilibrar peles oleosas. Na edição de 3 de março de 2004, a Revista Veja publicou uma matéria anunciando a mais recente novidade que aumenta a lista de benefícios do chá verde. Ainda na área da dermatologia, a novidade é que o chá verde pode proteger contra os efeitos nocivos do sol. Segundo a revista, "o assunto foi um dos mais comentados do último congresso da Academia Americana de Dermatologia, por causa de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nova Jersey". Eles descobriram que o chá, transformado em creme, melhora o sistema de defesa das células da pele contra os raios ultravioleta do tipo B, aqueles responsáveis pelo vermelho-pimentão. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, o chá verde aumentaria a proteção contra o câncer de pele. A descoberta pode ser o ponto de partida para a produção de uma nova família de loções.
- A planta, como ela é...
Planta perene, do tipo arbustiva, a pertecente a família das Teáceas (Theacea). Originária do sudeste asiático, a planta produz economicamente por mais de 50 anos. No Brasil o arbusto é cultivado principalmente na região do Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo, onde é utilizado para fazer chá preto.
A propagação da planta se dá preferencialmente pela via vegetativa, ou seja, por meio de estacas. A estaca para reprodução deve possuir uma folha desenvolvida e sua respectiva gema auxiliar com 3 a 4 cm. A extremidade do ramo deve ser cortada em bisel, isto é, na diagonal.
As folhas mais jovens e os gomos da Camellia sinensis - parte da planta utilizada na produção do chá comercial - são cobertos por uma fina cobertura branca e sedosa, semelhante a uma penugem que, mais tarde, desaparece. Ao que se sabe, é esta cobertura que dá origem ao nome pelo qual é conhecido o gomo terminal: "pekoe", da palavra chinesa pak-ho, que significa cabelo ou penugem.
As flores da planta são pequenas, brancas, geralmente com 4 ou 5 pétalas, aromáticas e aparecem nas axilas das folhas em grupos de 2, 3 ou 4. O fruto é uma cápsula com 2 ou 3 cm de diâmetro. Dada a grande dispersão que a planta sofreu desde o início do seu cultivo até aos nossos dias e a livre hibridação entre os vários tipos geográficos, não tem sido fácil para os botânicos a descrição das variedades existentes.
E para quem pretende saborear esta bebida que já esta sendo considerada medicinal, vale lembrar: até a simplicidade do chá não dispensa alguns pequenos cuidados especiais. Recomenda-se guardá-lo bem acondicionado em local fresco e seco e, na hora do preparo, passar água fervente no bule e nas xícaras Para o chá verde, especialistas aconselham que a água esteja um pouco abaixo da fervura e, de preferência, nada de acrescentar açúcar. Preparar a bebida é simples: faça uma infusão com uma colher de sopa rasa da erva para cada xícara de água "quase" fervente.
Rose Aielo Blanco é jornalista e editora do http://www.jardimdeflores.com.br
Alecrim (Rosmarinus officinalis)
O alecrim foi utilizado por farmacêuticos desde a antiguidade. Os gregos e os romanos tinham o alecrim com grande estima. Esta planta não faltava em nenhum jardim medicinal no século XVI, sendo utilizada em cosmética e, queimado era usado como incenso para purificar o ar. Com a reputação de desenvolver a memória, tornou-se emblema da fidelidade para os namorados. Os espanhóis dizem que foi o alecrim que protegeu a Virgem Maria na sua fuga para o Egito e que, quando o seu manto roçava as flores brancas elas iam ficando azuis. Durante a peste as pessoas carregavam ramos de alecrim na extremidade de paus e ao pescoço para os protegerem, quando passavam por áreas suspeitas. O Alecrim, sob o domínio do Sol, é uma planta que ama o calor e a vida. Ele aquece e estimula o cérebro e o corpo, é ótimo como cardiotônico, estimulante, anti-reumático, resolve rapidamente dores de estômago e azias, restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental. Também é bom para tosses, bronquites, e problemas respiratórios. É digestivo, atuando sobre a formação excessiva de gases e também auxiliando na digestão de gorduras. Possui também um efeito protetor do fígado, e uma atividade antiinflamatória, indicado em afecções reumáticas e articulares. É um tônico geral da circulação sanguínea e do sistema nervoso. É ligeiramente diurético estimulando as funções renais. Usado externamente é bom para limpar feridas, principalmente de diabéticos e pessoas que tem dificuldades de cicatrização. Externamente estimula a circulação local e alivia dores. Possui ação antisséptica, inibindo o crescimento de algumas bactérias. É indicado como tônico do sistema nervoso central, é indicado em casos de esgotamento cerebral, excesso de trabalho e depressão leve. É também usado na atonia do estômago, falta de apetite e nos distúrbios intestinais. Também é indicado nas colecistites crônicas e hepatites. Externamente é indicado para aliviar dores reumáticas, contues, entorses, articulações doloridas.
Ele restitui rapidamente a energia perdida, dá mais estrutura de trabalho aos que lidam muito com o mental racional, é uma das ervas que ajuda na depressão e estados permanentes de cansaço por problemas emocionais. Ajuda também muito as crianças com uma estrutura emocional passiva, as que não respondem de forma concreta às agressões da vida. Aumenta a capacidade de aprendizado. É a planta chave da falta de auto estima. Atua nos desconfiados, nos que não acreditam em si mesmos, nos que nãom coragem de se lançar em novos projetos. É a erva da coragem. O alecrim deve ser inserido na alimentação dos passivos, tímidos, e nas pessoas que têm um constante desgaste de energia. Um frango temperado com alecrim e limão é uma dádiva dos deuses. O alecrim pode ser usado em qualquer molho branco ou vermelho, para massas e lasanhas.
- Chá de Alecrim
Parece apresentar actividade antioxidante e anti-inflamatória.Esta planta é indicada para ajudar na prevenção e no tratamento de perturbações gastrointestinais e no tratamento sintomático da constipações e de estados de obstrução nasal. Vinho com alecrim: Coloque alguns galhinhos de alecrim fresco em um bom Vinho tinto e deixe macerar durante 21 dias bem fechado com parafina na rolha. Guarde em lugar escuro, deitado. Quando passar esse tempo, coe e acrescente mel puro à gosto ( O mel é opcional). Sirva pequenos cálices antes do jantar. Além de ser ótimo para a digestão, ajuda a clarear as idéias para um novo dia de trabalho. O alecrim fresco, misturado em pequenas quantidades às massas caseiras de pão, dá um gosto saboroso e exótico a massa, e deixa o pão digestivo.
O alecrim também pode ser encontrado em Tintura-mãe. O chá forte de folhas de Alecrim é ótimo para se enxaguar os cabelos. Além de ser cicatrizante, dá brilho de novo aos cabelos, e deixa-os muito mais escuros e com brilho. No couro cabeludo, estimula a circulação e o crescimento dos cabelos. Tem ainda ação anticaspa e previne a queda dos cabelos. Fortificante do couro cabeludo. Compressas com chá forte de alecrim são ótimas para celulite. Essas compressas também melhoram muito as dores de estômago. O escalda pés de Alecrim tira todas as energias negativas acumuladas durante o dia. O Alecrim combate os invejosos.
pesquisado: http://www.aleph.com.br/pleiades/ervas/alecrim.htm - Herbarium Compêndio de Fitoterapia, segfunda edição/Magrid Teske e Anny Margaly M. Trentin
Alfavaca (Ocimum basilicum)
As folhas são ricas em vitamina A e C. São indicadas para os casos de ardor ao urinar. Boas para compressas nos bicos dos seios doloridos das mães que amamentam, estimula a produção de leite e trata as fissuras dos mamilos. Além disso auxiliam na boa circulação, pele e dores reumáticas, tosse e resfriados. Ajudam a fazer a digestão e afastam a fadiga.
O chá é indicado em dores estomacais, má digestão, flatulência, espasmos gástricos, colicas intestinais, insônia, dispepsias nervosas. Tônico nervoso, é também indicado em casos de estafa mental, intelectual e nervosa. Pode ser usado em forma de gargarejos para am, igdalite e aftas. Folhas e sementes, por infusão como diurético, doenças das vias respiratórias, gripes, resfriados, antiespasmódico. O chá de Alfavaca é utilizado para problemas renais, má digestão, febres, tosses, aumentar a lactação, cãibra do estômago, catarro, enxaqueca, garganta, gases, gastrite, gripe, náuseas, vômitos e infecções intestinais. É usada com freqüência em forma de banhos contra reumatismo e pernas inchadas.
Alfazema (Lavandula officinalis)
O cheiro fresco da Alfazema era o aditivo para o banho preferidos dos Gregos e Romanos e o seu nome deriva do latim lavare, que significa lavar. O chá da alfazema é usado para restabelecer o fluxo menstrual. É calmante e alivia as dores de cabeça. É ótima para quem tem enxaquecas, se usada em tratamento constante. Alivia o coração, é boa para hipocondria e tonturas decorrentes de abalos nervosos. Age sobre os brônquios, sendo um anti-séptico respiratório eficaz no tratamento da tosse. Indicado em asma, resfriados, sinusite, gripe. O óleo essencial age sobre o mesencéfalo estimulando-o através do nervo olfativo, o que confere uma ação calmante. Externamente os óleos essenciais possuem ação anti-séptica, estimulante da circulação periférica e refrescante. Indicado em enxaquecas, como calmante suave, casos de flatulência. Externamente é indicado como linimento nas dores do reumatismo, para diminuir inchaços, como purificante de peles acneicas.
Arnica (arnica montana)
Ao contrário de outras plantas famosas, a arnica era desconhecida dos Gregos e Romanos. Talvez a razão da descoberta tardia seja o fato de que a arnica cresce nas regiões montanhosas mais ao norte da Europa e não cresce nos países do Mediterrâneo, berço da civilização ocidental.
Tem propriedades analgésicas e antiinflamatórias, explicada pela diminuição da atividade enzimática no processo inflamatório. Há bloqueio da inflamação causada por traumatismos. Indicada em entorses, contusões, distensões musculares, hematomas, dores reumáticas, gota, lombalgia. O uso interno não é recomendado por ser tóxica, exceto em preparações homeopáticas.
Precauções: a tintura de arnica não deve ser aplicada pura sobre a pele, devendo ser diluída em água. A aplicação deve ser sobre a pele sadia, sem feridas.
Chá de Abacateiro (folhas)
O Abacateiro (Persea gratissima G.), Persea americana Mill, é uma árvore elegante, de porte médio a elevado, que mede de 12 a 20 metros de altura, com a copa ereta ou espalhada. Quando cultivado, tem alturas bem menores. Suas folhas são simples, alternas, pecioladas, de consistência membranácea, oval lanceoladas de ápice agudo e base cuneada.
Indicações: é diurético e carminativo (elimina gases intestinais) e ajuda a vesícula a liberar a bile, melhorando a digestão das gorduras, o ácido úrico, os distúrbios da digestão, além de estomatite, estresse, gota, hepatite, hipertensão, inchaço dos pés, indigestão, reumatismo, infecções dos rins e ajuda, também, a regularizar o fluxo menstrual.
Como Fazer: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue-a. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber. Tome de 2 a 3 xícaras ao dia.
Chá de Assa-peixe - Assa-peixe Boehmeria arborescens
O assa-peixe é um excelente expectorante e balsâmico. O chá de Assa-peixe é conhecido por sua eficácia no tratamento de gripe, bronquite, asma, tosse, entre outros problemas pulmonares, e também, no tratamento de cálculos renais. Suas propriedades medicinais são bem conhecidas, como expectorante, para gripes, bronquites, tosses persistentes. Compressas feitas com suas folhastambém são indicadas externamentepara afecções da pele.
Alcachofra
A alcachofra cujo nome botânico é Cynara scolymus L., pertence a família Compositae. É uma planta vivaz, com folhas compostas pinatifidas e espinhosas, sendo as superiores bem menores que as da base. Flores púrpuras reunidas em um grande capítulo envolvido por grandes brácteas que são a parte comestível da inflorescência. Provavelmente originária do mediterrâneo, considerada durante muito tempo como uma hortaliça rara, é hoje abundantemente cultivada nas regiões Atlânticas com invernos suaves. A alcachofra não é só uma planta alimentícia indicada para os diabéticos, mas também uma importante erva medicinal que recebeu dos médicos árabes medievais o nome de al-Kharsaf. O nome genérico Cynara vem do latim canina, que se referem a semelhança dos espinhos que a envolvem com os dentes de um cachorro.
As folhas da alcachofra lhe conferem a atividade terapêutica e as mesma devem ser colhida antes da floração.
- Propriedades farmacológicas
A alcachofra por conter uma substância denominada de cinarina provoca o aumento da secreção biliar. A cinaropicrina que confere o amargor característico da alcachofra é responsável pelo aumento da secreção gástrica. A cinarina derivado da lutoelina abaixa a taxa de colesterol de maneira significativa através de uma estimulação metabólico enzimática. É utilizada para casos de hiperlipidemia e ateromatose no interior dos tecidos adipóides. A alcachofra não dissolve os cálculos biliares, mas diminui as cólicas, exercendo um efeito preventivo em pessoas predispostas a desenvolverem litíase (pedras). O incremento da eficiência metabólica do fígado deve-se aos componentes polifenóis que provocam a diminuição plasmática do colesterol. A cinarina presente na alcachofra possui propriedades anti- hepatotóxicas, estimulando a função do fígado. Ação protetora e regeneradora dos hepatócitos é provocada pelos flavonóides e glialcooliterpênicos que estimulam a síntese enzimática básica do metabolismo hepático. Na uremia, a cinarina melhora a excreção da amômia por provocar um aumento da produção de ácido úrico pelo epitélio renal. A ação diurética auxilia a eliminação de uréia e de substâncias tóxicas decorrentes do metabolismo celular desenvolvendo sua ação depurativa. A oxidase, enzima hidrossolúvel presente na alcachofra é provavelmente a responsável pelas propriedades hipoglicemiante da alcachofra.
- Indicações de uso da alcachofra
Seu uso é internacionalmente aprovado para uso como medicação para o fígado e vesícula. A alcachofra é indicada nas afecções hepatobiliares e na eliminação de uréia e colesterol. Ela também alivia os males gástricos e renais. É coadjuvante nos regimes de emagrecimento, sendo empregada também em casos de hipertensão. Ensaios farmacológicos realizados em ratos, usadndo os extratos da alcachofra por via oral, confirmaram a ação hepatoprotetora desta planta, isto é, os extratos foram capazes de diminuir fortemente os danos causados no fígado por agentes tóxicos como CCI4. Ensaios clínicos efetuados em humanos com o suco de suas folhas e os botões florais, ambos contendo cinarina, provocaram abaixamento acentuado dos níveis de colesterol total, colesterol LDL e triglicerídeos, enquanto aumentaram o colesterol HDL, o bom colesterol.
- Contra-indicações do uso da alcachofra
Não deve ser administrada durante a amamentação, nem em casos de fermentação intestinal. Você pode ler mais a respeito da alcachofra no nosso blog, na postagem sobre alimentos.
Babosa (Aloe vera)
RECEITA DE BABOSA CONTRA O CÂNCER
A babosa, também conhecida como aloe, é rica em nutrientes, como lignina, saponinas, minerais, cálcio, potássio, magnésio, zinco, sódio, cromo, cobre, cloro, ferro, manganês, betacaroteno (pró-vitamina A), vitaminas B6 (piridoxina), B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3, E (alfa tocoferol), C (ácido ascórbico), ácido fólico e colina. Essa riqueza de nutrientes é que confere à babosa um enorme poder de cura, sobretudo em doenças imunológicas, como câncer. Além disso, ela cura e previne quase todas as doenças, pois renova todo o sistema imunológico. Também é indicada para diabéticos, uma vez que equilibra a glicose e pode até curar tal doença. A babosa também é indicada para os doentes de aids, pois fortalece o organismo.
RECEITA DE FREI ROMANO ZAGO
Esta receita contra o câncer foi divulgada por Frei Romano Zago. Baixar o livro: Baixe o livro do Frei Romano Zago gratuitamente http://hingelproducoes.com.br/livro.html ou http://w13.easy-share.com/1701600901.html Forum "O Câncer tem Cura" http://ocancertemcura.forum-livre.com/
Para fazê-la, o melhor tipo de babosa é a Aloe arborescens, que é mais fina e contém pouco gel, tendo em vista que mais de 90% das propriedades medicinais da babosa estão na casca.
Aloe arborescens
Você também pode usar a Aloe barbadensis, mas retire 80% do gel antes do preparo.
Aloe barbadensis
Antes de colher a babosa, observe o seguinte:
O pé da babosa deve estar plantado de 3 a 5 anos no mesmo local, pois nessa condição ela estará bem forte, com seus princípios ativos em melhores condições para a cura sobretudo do câncer. Colha a babosa quando não estiver chovendo no mínimo há três dias, pois a terra muito úmida e o contato da babosa com a água fazem com que ela estrague mais rápido. Se isso não for possível, faça a receita e conserve-a na geladeira.
Colha a babosa preferencialmente à noite, ou pela manhã bem cedo, antes de o sol nascer, pois ela não deve entrar em contato direto com a luz do sol nem com luzes artificiais. Ao manipular a babosa, passe apenas um pano úmido para limpá-la e retire os espinhos com o auxílio de uma faca. Não acenda a luz do local onde for prepará-la. Acenda a luz de um cômodo próximo ou use vela. No período em que a babosa estiver florescendo, não a utilize, pois ela estará com seus princípios ativos alterados, uma vez que precisa alimentar as flores.
Como fazer
400 g de babosa 500 g de mel de abelha puro
Uma dose de bebida destilada (conhaque, aguardente, uísque) Coloque todos os ingredientes no liquidificador e processe bem por cinco minutos. Não precisa coar. Coloque em uma garrafa escura e guarde na geladeira.
Dosagem
Antes de tomar, agite bem a garrafa.
Tome duas colheres de sopa em jejum, assim que acordar pela manhã; duas colheres de sopa 10 inutos antes do almoço e duas colheres de sopa antes do jantar ou antes de dormir.
Observações
Pode aparecer abscessos ou espinhas no corpo, pois a babosa purifica o sangue. É normal ocorrer uma pequena disenteria, pois a babosa regula as funções intestinais. Isso não faz mal. Nesse caso, basta comer banana-prata.
Quem sofre de câncer pode repetir esta receita quantas vezes achar necessário ou até que a doença desapareça.
Quem não sofre de câncer deve dar uma pausa de trinta dias entre uma receita e outra. Se o mel for puro, não fará mal aos diabéticos. Mas, se tiver receio, retire-o da receita. Tome pura e em seguida beba suco de fruta para retirar o gosto amargo da babosa.
A bebida destilada é importante para a conservação da receita, mas pode ser retirada ou substituída por álcool de cereais.
retirado do site: http://curapelanatureza.blogspot.com/2008/03/receita-de-babosa-contra-o-cncer.html
Para uma boa Leitura : http://www.nossosaopaulo.com.br/AloeVeraForever/FLP_AloePlantaMilagrosa.htm Chá de Boldo
Falar sobre o boldo é um assunto e tanto: apesar de ser uma planta muito conhecida, é comum a confusão entre os vários tipos de boldo.
Por: Rose Aielo Blanco
"Problemas de fígado? Tome um chá de boldo-de-chile que é tiro e queda!". A receita é famosa, mas segundo o prof. Marcos Roberto Furlan, Mestre em horticultura e especialista em plantas medicinais, várias pessoas acreditam erroneamente que têm no quintal o boldo-do-chile (Peumus boldus), entretanto, essa planta é raríssima no Brasil. O que acontece é que em nosso país outras plantas também são chamadas de boldo, principalmente o boldo-da-terra (Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus) foto ao lado e o boldo-baiano (Vernonia condensata). Menos comuns são o boldo-português (ou boldo-miúdo) e o boldo chinês. Bem, mas há uma explicação para a importância em saber qual é o boldo que se tem no quintal. É que como explica Mestre Furlan, o boldo-do-chile e o boldo-da-terra (o mais facilmente encontrado nos quintais) apresentam efeitos colaterais e diferenças nas indicações. Então vamos observar as características de cada um dos mais conhecidos, para acabar de vez com as confusões:
- Boldo-do-chile (Peumus boldus) Planta originária do Chile, é considerada uma árvore, pois quando adulta atinge de 12 a 15 metros de altura. Apresenta propriedades estomáquicas, diuréticas e hepáticas. Efeitos colaterais: pode ser abortivo e provocar hemorragias internas. Deve ser usado com cautela. No Brasil, é possível encontrar o boldo-do-chile (produto importado) em farmácias.
- Boldo-da-terra (Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus)
Arbusto originário da África, atinge de 1 a 2 metros de altura, apresenta folhas aveludadas e produz flores azuladas. Indicado como analgésico, estimulante da digestão e combate azias. Efeitos colaterais: quando usado por longos períodos, pode causar irritação gástrica. - Boldo-baiano (Vernonia condensata) Arbusto também originário da África, chega a alcançar de 2 a 5 metros de altura e pode se quebrar facilmente com o vento. Apresenta efeito carminativo e alivia os sintomas de úlceras e gastrite. Efeitos colaterais: ainda não foram verificados.
- Aquele do quintal
Desta vez, vamos tratar do cultivo daquele boldo mais comum, provavelmente aquele que a maioria tem no quintal, no vaso ou na jardineira: o Boldo-da-terra (Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus), também conhecido como falso boldo, boldo africano, boldo-do-reino e malva-santa. Pertencente à família das Labiadas, é uma planta herbácea perene que apresenta folhas pilosas, isto é, coberta de pequenos pêlos que dão uma aspecto aveludado. As flores pequenas nascem em espigas, na ponta dos ramos, em tons que vão do azul ao violeta.
Uso: O chá, que geralmente é maceração* das folhas, é um tônico amargo que facilita o trabalho da vesícula biliar, estimulando a secreção da bílis e favorecendo a digestão de gorduras. É indicado no combates às dores estomacais, males do fígado, diarréia e desconforto causado por gases intestinais. Porém, como foi citado acima, deve ser usado com cautela pois, em excesso, pode provocar irritação gástrica. É preciso ter cuidado para não confundir o boldo com algumas plantas ornamentais, que são aparentemente semelhantes.
Receitas: Essas duas receitas foram divulgadas pelo Prof. Sylvio Panizza, no Programa Dia-a-Dia da TV Bandeirantes: Tônico para o fígado com boldo e carqueja Coloque para ferver 1 xícara (chá) de água filtrada, 1 colher (sobremesa) de boldo e 1 colher (sobremesa) de carqueja. Desligue o fogo e abafe durante 10 minutos e coe. Não tomar mais de 3 xícaras por dia. Infuso hepático Ferva 1 xícara (chá) de água filtrada e desligue o fogo. Coloque imediatamente 1 colher (sobremesa) de boldo, 1 colher (sobremesa) de losna e 1 colher (sobremesa) de menta. Abafe por 10 minutos e coe. Ideal é consumir 1 xícara antes das principais refeições, para tratar males do fígado e vesícula.
* A maceração das folhas obtém-se, espremendo as folhas com um socador de madeira (ou vidro) e adicionando-se apenas um pouco de água fria filtrada. O resultado é um suco altamente concentrado, que deve ser ingerido com cautela pois apresenta os componentes químicos do boldo-da-terra (óleo essencial, flavonóides e saponinas) em grande quantidade.
http://www.jardimdeflores.com.br/ERVAS/ervas4.html Camomila
A camomila (Matricaria chamomilla) pode surpreender por suas utilidades: além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou. O intenso aroma despertou o interesse pela planta e antigos pesquisadores, atraídos pelo doce perfume, acabaram por descobrir várias das propriedades que tornaram a camomila tão famosa. Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores. Ficou muito conhecido também um tipo de vinho aromatizado com flores de camomila. Na Espanha, por exemplo, esse vinho era usado como digestivo. Popularmente, a planta é usada contra problemas digestivos, gases intestinais, ataque de vermes, gastrites, insônias, reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas. O conhecido "chazinho de camomila" é muito usado nos cuidados com os bebês, seja para acalmar as cólicas ou na higiene, limpando as crostinhas da cabeça. As pequenas e delicadas flores da camomila concentram potentes óleos voláteis responsáveis pelos efeitos antiinflamatório, antiséptico, sedativo e antiespasmódico. Esses óleos atuam de duas formas: acalmam os músculos e nervos internos (o que explica o uso em cólicas nos bebês e cólicas menstruais) e exercem um efeito emoliente sobre a pele. O tradicional chá de camomila é reconhecido como um relaxante e tranqüilizante natural, que ajuda a tratar problemas provocados por tensão nervosa, como insônia, dores de cabeça, etc. Na cosmética, seus poderes são conhecidos há mais de 4 mil anos. O chá natural é usado para realçar o tom dourado dos cabelos louros. Em compressas, suaviza olheiras e inchaço dos olhos. O responsável por essas maravilhas é o óleo essencial da camomila, chamado azuleno - um ingrediente muito utilizado pela moderna industria cosmética. Pesquisadores descobriram que beber o chá está associado com um aumento significativo nos níveis urinários de hipurato, um produto resultante de decomposição química de certos compostos de plantas conhecido como fenólicos, alguns dos quais estão associados com o aumento da atividade antibacteriana. Isto pode ajudar a explicar porque o chá parece impulsionar o sistema imunológico e combater infecções associadas a gripes, de acordo com os pesquisadores. Beber o chá também esassociado com um aumento nos níveis urinários de glicina, um aminoácido que alivia espasmos musculares. Isto pode explicar porque o chá aparenta ser útil em atenuar as cólicas menstruais nas mulheres, provavelmente relaxando o útero, dizem os pesquisadores. Glicina também é conhecida por agir como um relaxante dos nervos, o que também explica porque o chá aparenta agir como um sedativo suave, notaram os cientistas. ( Journal of Agricultural and Food Chemist, 26/01/2005 ).
Dicas de uso
Contra a insônia: Use flores secas de camomila para fazer travesseiros. Seu aroma delicado e suave ajuda a acalmar e diminuir a ansiedade. Compressas: Para combater inflamações e inchaços dos olhos, recomenda-se aplicar compressas com o chá de camomila. Utilize um pano bem limpo, embebido no chá morno, coloque suavemente sobre os olhos. Banho calmante e relaxante: Coloque um punhado de flores secas na água morna da banheira. É ideal para acalmar a agitação dos bebês e favorecer um sono tranqüilo. Suavizante da pele: O óleo de camomila (encontrado nas boas farmácias de manipulação) é um ótimo suavizante para queimaduras e irritações da pele. Para limpar as crostinhas da cabeça do bebê: Misture uma colher (sopa) de flores de camomila a uma xícara (café) de óleo de cozinha. Leve ao fogo, em banho-maria, por 3 horas. Coe num pano fino e esprema bem. Use embebido em algodão, passando delicadamente sobre as crostinhas. Para aliviar dores: Faça o mesmo preparado explicado para as crostinhas do bebê, só que no final acrescente 1 pedra de cânfora. Aplique o óleo e cubra a região dolorida com gaze ou uma fralda de pano limpa. Curiosidade Dizem que a camomila dá muita sorte e ajuda a atrair dinheiro, por isso, em tempos remotos, os jogadores costumavam lavar suas mãos com chá de camomila antes de jogos importantes.
A camomila é uma planta muito conhecida e utilizada, tanto aqui no Brasil como em outros países, sendo considerada uma planta medicinal, atuando de diversas formas no organismo e possuindo grande importância para a saúde e estética. A flor da camomila possui um perfume bem agradável e ela apresenta semelhança às flores da margarida. O que muitos não sabem é da necessidade de que sua colheita seja antes que estejam completamente desenvolvidas para que seus benefícios se tornem mais eficazes. A composição da camomila é formada por tanino, cânfora, ácido antêmico e um óleo essencial escuro muito utilizado no tratamento da gota, problemas de circulação, reumatismo e inflamações. Esta flor pode ser usada dentro do travesseiro no combate a insônia, estresse e ansiedade devido a seu papel calmante natural. O chá de camomila possui grande importância terapêutica, sendo recomendado em casos de: Problemas digestivos e intestinais; Alívio em dores de estômago; Considerada um ótimo remédio natural em casos de inflamação na gengiva, dor de dente, dor de garganta, gripe e febre; Também muito utilizada na área da estética no tratamento de pele e cabelos; Pesquisas realizadas por pesquisadores da Universidade de Aberystwyth, no País de Gales e da Universidade de Toyama, no Japão, e publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry.“Estes resultados sugerem claramente que o consumo diário chá de camomila com as refeições pode contribuir para a prevenção da evolução da hiperglicemia e das complicações diabéticas”, escreveram os pesquisadores
http://www.ecodebate.com.br/2009/02/27/cha-de-camomila-pode-baixar-a-taxa-de-acucar-no-sangue-de-diabeticos/ Chá de Carqueja
A carqueja é uma planta brasileira que nasce e se adapta a qualquer tipo climático, não necessitando de nenhum cuidado especial. Essa planta de fácil cultivo possui inúmeras qualidades, sendo de extrema ajuda para problemas como: Má digestão, prisão de ventre, diarréia, anemia, gastroenterite, gripe, fraqueza, prisão de ventre e mal estar, protege o fígado contra a ação nociva do álcool. O chá de carqueja está sendo utilizado tanto para abrir o apetite em pessoas desnutridas, como para inibi-lo em casos de emagrecimento, sendo receitado como acompanhamento de uma dieta nutricionalmente correta por profissionais como o nutricionista, tornando os resultados mais eficazes. A melhor forma de a carqueja ser consumida é por meio do chá. Apesar de seu sabor não ser tão agradável, as pessoas adquirem o hábito de consumir o chá de carqueja e adquirem muitos benefícios ao organismo. A melhor dica a ser seguida é de adquirir o hábito de consumir o chá antes de um evento especial, de um abuso na alimentação, onde o chá de carqueja atuará na forma de prevenção. A carqueja é um tônico amargo que exerce ação benéfica no fígado e intestinos. O amargor é responsável pelo estímulo de glândulas salivares e hepáticas. É usado no tratamento de reumatismo, gota, inflamações das vias urinárias. Gastrite, azia, e má digestão, Cálculos biliares, Constipação (prisão de ventre), Diabetes, disturbios hepáticos e biliares, icterícea, baço, vermes, obesidade, rins.
http://www.infoescola.com/medicina-alternativa/cha-de-carqueja/ Chá de Cavalinha
Chamada também de cauda-de-cavalo, rabo-de-cavalo. Cresce de preferência nos terrenos brejosos, à beira dos riachos. São conhecidas umas 30 espécies. Contém sílica em grande quantidade. É remineralizante do organismo depauperado, de modo especial, para os tuberculosos e gente que sofre dos pulmões. Possui virtudes, propriedades hemostáticas, diuréticas, digestivas, depurativas. Tem ainda indicações contra a tuberculose, doenças dos ossos, com úlceras gástricas e intestinal, perdas de sangue (reto, nariz e boca), ajuda no tratamento das moléstias da bexiga e dos rins, incontinência noturna da urina das crianças e pessoas de idade. O Pe. Kneipp em sua medicina natural tinha a cavalinha na mais alta consideração. Prepara-se um chá com 20 a 50 g por litro e toma-se 3 a 4 xícaras por dia.
Chá de Chapéu de Couro
O Chapéu de Couro é uma planta encontrada de Minas Gerais ao Sul do Brasil, é ereta e pode atingir de 1 a 1,5 m de altura e suas flores hermafroditas são bastante numerosas. A reprodução é feita por sementes e cresce espontaneamente em solos de várzeas, principalmente em baixadas pantanosas, margens de rios e lagos. Pode ser cultivada também pelos brotos laterais que nascem da planta-mãe. É indicado no combate a tosse, gripe, resfriados, pressão alta, ácido úrico, arteriosclerose, artrite, artrose, congestão hepática, convalescença, colesterol, debilidade orgânica, dermatites e gota, além de problemas no fígado, bexiga e vias urinárias. O chá elimina água do organismo e é moderadamente diurético. Colocar em infusão, em um litro de água fervente, 2 colheres de sopa da erva, e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos. Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.
Chá de Erva Doce
A erva doce é uma planta muito conhecida e utilizada devido as suas múltiplas possibilidades de aplicação. Ela pode ser usada na área da saúde, beleza e culinária, suas principais utilidades são vistas em: Ajuda no emagrecimento associada a uma dieta saudável . Usada em travesseiros aromatizados devido seu aroma agradável estimulando o relaxamento de todo o corpo. Na culinária a erva doce é muito utilizada em receitas de bolos, pães, saladas, sucos, drinques, entre outros. É muito usada para tratamentos de pele. Por meio da ingestão do chá: Usado contra cólicas de bebês. Melhora de tosses e bronquite por apresentar papel expectorante. Melhora problemas digestivos e gases. Durante a amamentação o chá de erva doce associado ao consumo de água é um excelente estimulante à produção de leite Previne a retenção de líquido comum de acontecer principalmente no verão. No período de finalizar a amamentação materna noturna, o ideal é trocar a mamada pelo chá de erva doce, com isso o bebê vai deixar de acordar de madrugada para mamar; O ideal e a melhor maneira para se consumir a erva doce é em forma de chá. Criar o hábito diário de consumir chá de erva doce junto a hábitos alimentares adequados o ajudarão a ter uma pele mais saudável e bonita e seu organismo se tornará mais equilibrado, além, de suas propriedade na melhora do relaxamento do corpo. Os chás, sem açúcar, não possuem nenhum valor calórico e por isso, podem ser consumidos livremente.
Chá de Erva Cidreira
As principais propriedades reconhecidas são os efeitos sedativos, indutores de sono e espasmolíticos; Indicada para a insónia, os estados de ansiedade e as palpitações e para os problemas digestivos (como dores de estômago, cólicas e enjoos de gravidez); site http://bemestar.eu/cidreira/ A erva cidreira é conhecida no Brasil como as plantas com aroma cítrico. Existem várias ervas que recebem esse mesmo nome devido a suas características semelhantes. As mais conhecidas delas, e que pertence à mesma família: são a melissas, a erva cidreira verdadeira e a erva cidreira ou capim cidreira, sendo esta última a mais utilizada por todos. Esta planta é mais utilizada na forma de chás, sendo muito aceito e consumido pelas pessoas devido o seu aroma e sabor cítrico, semelhante ao limão. O ideal para o preparo do chá de erva cidreira é utilizar as folhas verdes, pois, as folhas secas não apresentam o mesmo efeito. Pode-se também usar a erva em saquinhos, pois, a função é a mesma. Outra área em que esta erva é muito usada é na fabricação de cosméticos, perfumes, alimentos, refrigerantes e licores devido seu aroma cativante. Na preparação de pratos a cidreira e a melissa tornam o sabor dos alimentos mais agradáveis, pois, elas apresentam a semelhança do sabor de limão, dando um toque e deixando o prato mais apetitoso. Usa-se muito na preparação de peixes, aves e saladas. É preciso lembrar que qualquer tipo de chá deve ser usado apenas como complemento e não como forma de tratamento de patologias, por isso, é necessário sempre à ajuda de um médico especializado para fazer o diagnóstico e acompanhamento adequado, utilizando os chás e suas propriedades medicinais como uma medida de apoio a recuperação. Os chás, sem açúcar, não possuem nenhum valor calórico e por isso, podem ser consumidos livremente
Espinheira-Santa
Na medicina popular, a espinheira-santa é famosa no combate à úlcera e outros problemas estomacais. Conhecida pelos índios há muitos anos, a espinheira-santa (Maytenus ilicifolia) ganhou esse nome justamente pela aparência de suas folhas, que apresentam espinhos nas margens e por ser um "santo remédio" para tratar vários problemas. Na medicina popular, a espinheira-santa é famosa no combate à úlcera e outros problemas estomacais. Ao que parece, a fama é merecida: na Universidade Estadual de Campinas (SP), farmacologistas analisaram a planta em ratos com úlcera e, segundo os pesquisadores, "nos que tomaram o seu extrato, o tamanho da lesão diminuiu muito rapidamente e, em comparação com os remédios convencionais, espinheira-santa provoca menos efeitos nocivos". A pesquisa prossegue, para determinar qual é o componente exato do vegetal responsável pelo efeito medicinal. A espinheira-santa, além de indicada contra vários males do aparelho digestivo, era muito usada no passado pelos índios brasileiros com outra finalidade: eles usavam suas folhas no combate a tumores (esse uso pode ter gerado um dos seus nomes populares - erva-cancerosa) A planta, pertencente à Família das Celastráceas, é originária do Brasil e pode ser encontrada na região que vai de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, sendo mais abundante nas matas do sul do Paraná. Também conhecida popularmente como espinho-de-deus, salva-vidas, sombra-de-touro, erva-cancerosa e espinheira-divina, a espinheira-santa é uma planta perene, de porte arbóreo-arbustivo, que atinge cerca de 2 a 3 metros de altura. Suas folhas são inteiriças e apresentam espinhos nas bordas, enquanto que as flores, axilares, apresentam coloração amarelo-esverdeada. A planta produz frutos pequenos e vermelhos. A propagação da planta se dá por meio de sementes e o cultivo dá bons resultados em regiões de clima ameno. Usos: As folhas, frescas ou secas, são utilizadas no preparo de infusões para uso interno e externo. O efeito cicatrizante também pode ser observado no tratamento de problemas da pele. O chá de espinheira-santa é contra-indicado para gestantes e lactantes, pois reduz a produção de leite. O uso medicinal mais comum da Espinheira Santa é para o tratamento de gastrites e úlceras gástricas e duodenais. A indicação popular do chá feito das folhas da Espinheira Santa foi comprovada cientificamente por vários pesquisadores (Carlini & Bráz, 1988; Faleiros et al., 1992; Ferreira et al., 1996; e Carvalho et al., 1997).
Indicações: prevenção e tratamento de gastrite, úlcera gástrica e duodenal, esofagite de refluxo, hérnia de hiato, distensão abdominal (fermentações), má digestão e acidez. É usado como antiinflamatório e protetor da mucosa gástrica. Contra-indicações: não deve ser usada por mulheres que estejam amamentando, pois, pode diminuir a secreção de leite; não deve ser utilizado nos três primeiros meses de gestação, pois não foram feitos testes nesse sentido. Formas de preparação: chá, por infusão, com uma colher de chá da erva, para cada xícara de água. Os resultados são melhores quando usamos o chá morno, pela manhã, em jejum, e a noite ao deitar. Observações: infuso é a forma de preparo, onde se coloca a água fervente sobre as folhas. Quanto menor for a partícula da folha, melhor será o resultado.
Segundo o site http://www.biopirataria.org , muito antes do primeiro relato científico realizado em 1922, pelo professor Aluízio França, da Faculdade de Medicina do Paraná; a planta já era muito usada tradicionalmente pelas comunidades locais, como antiasmática, anticonceptiva e, sobretudo, em tumores estomacais, tratamento de úlceras, indigestão e gastrite crônica. Pesquisas têm demonstrado que o chá com extrato de Espinheira-Santa pode apresentar resultados tão eficientes quanto os dois principais líderes do mercado de drogas antiúlcera, Ranitidina e Cimetidina.
Chá de Gengibre
"O balão vai subindo, vem caindo a garoa"... festas juninas lembram frio e para espantá-lo nada melhor que uma boa caneca de quentão. Será que é verdade? Bem, de acordo com a fitoterapia chinesa, o gengibre, ingrediente básico do poderoso quentão, tem mesmo esta capacidade de espantar o frio. Mas o famoso gengibre vai muito além do quentão. Vamos conhecer melhor esta raiz de sabor intenso. O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das zingiberáceas. Originário da Ásia é conhecido na Europa desde tempos muito remotos, para onde foi levado por meio das Cruzadas. No Brasil, o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento. Naturalistas que visitavam o país (colônia, naquela época) achavam que se tratava de uma planta nativa, pois era comum encontrá-la em estado silvestre. Os indígenas chamavam-na de mangaratiá ou magarataia.
Como planta medicinal o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona. Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais. Desde a Antigüidade, o gengibre é utilizado na fabricação de xaropes para combater a dor de garganta. Sua ação anti-séptica pode ser a responsável pela fama, tanto que muitos locutores e cantores revelam que entre os seus segredos para cuidar bem da voz está o hábito de mastigar lentamente um pedacinho de gengibre. No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de Gan Jiang e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções. Na medicina Ayurvédica, o Zingiber officinale é conhecido como "medicamento universal". Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos. O gengibre tem ação bactericida, é desintoxicante e acredita-se também que possua poder afrodisíaco. Suas propriedades afrodisíacas e estimulantes são conhecidas há séculos. Na medicina chinesa tradicional, por sua reconhecida ação na circulação sangüínea, ele é utilizado contra a disfunção erétil. Uma pesquisa da Unicamp, realizada em coelhos, comprovou os efeitos. Além disso, o óleo de gengibre também é utilizado para massagear o abdome, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais. O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir um pelo outro nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave. O gengibre fresco é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o suco (com o gengibre espremido) para temperar frango e as conservas (beni shouga) feitas com os rizomas jovens são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático.
- Dica para cristalizar gengibre:
Retire a pele e corte-o em fatias finas. Coloque em uma panela e cubra com água. Deixe cozinhar até que fique macio, por cerca de 30 minutos. Escorra a água e coloque na panela a mesma quantidade de açúcar que a de gengibre. Adicione um pouco de água e deixe levantar fervura. Mexa o tempo todo, até o gengibre ficar transparente e o líquido evaporar. Retire da panela e passe os pedaços de gengibre no açúcar. Guarde num vidro limpo e seco, bem fechado e use antes de completar três meses.
Quentão
Quanto ao bom e velho quentão das festas juninas, existem várias versões. Algumas bem típicas de determinada região do Brasil. Esta receita é uma das mais básicas:
Ingredientes 1 litro de cachaça ou aguardente 5 limões 1 pedaço de gengibre cortado em pedacinhos 4 cravos 3 paus de canela
1/2 litro de água 1 copo de açúcar
Preparo Numa panela grande ou caldeirão, misture todos os ingredientes e deixe ferver. Depois, coloque em uma chaleira e mantenha sempre quente.
http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A36gengibre.htm Chá de hortelã Informação e Descrição
A Hortelã (Mentha piperita), ou simplesmente, Menta, é uma das plantas medicinais mais antigas e seria quase um crime falar do trato digestivo sem dar a esta planta o seu devido lugar. A hortelã é sem dúvida, a planta mais usada no mundo, sendo encontrada em uma ampla variedade de diferentes confecções. O chá de menta após o jantar evoluído provavelmente de um costume antigo de encerrar os banquetes com um ramo de menta para auxiliar a digestão, e prevenir contra a indigestão que se pode seguir. O óleo volátil dá à hortelã seu aroma característico e contém 50 a 60% de mentol. Esta é provavelmente a parte mais importante do óleo de hortelã. A Hortelã também possui um grau significativo de atividade anti-emética. Tem um efeito desinfetante suave, o qual, juntamente com o sabor agradável, a torna um ingrediente favorável para soluções para lavagem da boca e pastas de dentes. Indicado como auxiliar na digestão, para náuseas e enjôos matinais, descongestionante nasal, síndrome dointestino irritável. A partir de agora, lembraremos sempre dos benefícios da hortelã para o sistema digestivo sempre que servirmos um chá de hortelã após o jantar. O chá de hortelã é consumido em muitas culturas para auxiliar a digestão. A acção carminativa desta planta aumenta a secreção dos sucos digestivos e melhora as contracções musculares do estômago. Alivia gases intestinais. A ação espasmolítica da hortelã é útil para qualquer forma de espasmos no intestino, mas particularmente aos que ocorrem no Sindrome do Intestino Irritável. Inchaço e flatulência, que são características comuns desta condição, também respondem bem a hortelã. As propriedades anti-eméticas da hortelã são favoráveis para aqueles que sofrem náuseas ou enjoos matinais. Os óleos voláteis na hortelã são usados largamente como descongestionantes nasais pelas indústrias farmacêutica e herbal. O chá de hortelã é bom para gripes e resfriados, por sua ação descongestionante e refrescante. Ajuda, também, a combater dores de cabeça e abdominais. Além de aliviar cólicas e gases. Até a beleza pode ser favorecida pela erva: acredita-se que a hortelã colabora com o rejuvenescimento e clareamento da pele, é ótima para banhos relaxantes e como bochecho, para refrescar o hálito. A Aromaterapia atribui à hortelã o poder de fortalecer a autoconfiança e de dispensar pensamentos negativos, o medo e o egoísmo. http://www.ervasbr.com/saude/cha-de-hortela-combate-vermes.html
Chá de Laranjeira
Originária da China. Os cruzados levaram a fruta para a França. Seu nome é derivado do árabe nâranja e do persa nâranj. Chá de Laranjeira é anticoagulante, antidepressivo, eliminagases, desintoxicante, ação diurética e sedativa, prisão de ventre, dispepsia, distúrbios metabólicos, espasmos, estomatite, escrofulose, estresse, febre, insônia e nevralgias. Coloque 3 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber. Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. A flor da laranjeira em maceração tem função contra espasmos, nervosismo e insônia e com mel aplicada no rosto, funciona como antiinflamatória e bactericida, livrando a pele de impurezas. As folhas também são calmantes e combatem a insônia, febres, gripes e resfriados. O bagaço e a parte branca cura a prisão de ventre. Comer laranja em jejum estimula as funções do fígado e da bilis. Previne as doenças degenerativas por falta de vitamina C e ajuda na assimilação do cálcio.
PARIPAROBA - Piper umbellatum
É um arbusto ereto, de 1,50cm de altura, de ramos angulosos, nodosos, de cor verde clara e glauca; folhas cordiformes ou arredondadas, com 10 cm de extensão por 16 a 18cm de largura, membranosas, glabras, rugosas, luzidias, na face dorsal, salpicadas de pontos translúcidos glandulosos, polinervadas da base para o ápice. Seu pecíolo geralmente longo é sulcado e aveludado, medindo de 5 a 10 cm de extensão. Essas folhas, quando esmagadas, possuem aroma agradável e particular. Sua inflorescência é axilar, em amentilhos que formam espigas dispostas em umbelas, contendo pequenas e numerosas flores; o fruto é uma baga longa, em espigueta. A raiz é de cor parda, lenhosa, tortuosa, aromática quando fresca, possuindo sabor ardente.
Chá de Pariparoba - É hipotensor, fígado, vesícula, baço, pâncreas, angina, gastralgia, azia, digestão, distúrbio renal, hepatite, prisão de ventre, resfriados, reumatismo, tumor, Analgésico. * Lavar feridas e furúnculos. Colocar 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber. Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. Chá de Pariparoba para cólicas digestivas - Receita Natural Sofre com cólicas digestivas? A solução pode ser um aplanta amplamente usada na medicina indígena, a pariparoba. Com este chá, você poderá melhorar as funções digestivas relacionados ao fígado e baço. Uma colher de sobremesa com folhas de pariparoba picadas . Uma xícara de chá de água. Ferva a água e acrescente as folhas de pariparoba. Deixe abafado por dez minutos e depois coe o chá. Beba duas xícaras do chá de pariparoba no dia. Uma pela manhã e outra antes do almoço.
- RECEITAS E SUGESTÕES DE CHÁS
Chá para Tratamento da Ansiedade - Receita Natural
Ansiedade mais branda é algo que todos sentimos. Seja porque esperamos algum evento importante, ou mesmo por não estar preparado ou se sentir seguros o suficiente para mantermos controlados. Neste nível, podemos facilmente curar a ansiedade com um chá de alecrim. Vejamos a receita.
Ingredientes:
1 punhado de folhas de alecrim, secas ou verdes, 1 xícara de água, mel.
Preparo:
Primeiramente ferva a água e, em seguida, coloque as folhas de alecrim. Tape e deixe em infusão por alguns minutos. Dose: Tome o chá de alecrim uma ou duas vezes durante o dia.
Receita para evitar gases e cólicas intestinais - Receita Natural
Vejamos aqui como se ver livre dos gases intestinais. A receita também é válida para quem sofre de cólicas.
Ingredientes:
Uma colher de sopa de sementes secas de coentro, uma xícara de chá de álcool de cereais a 60% (facilmente encontrado em farmácias).
Preparo:
Deixe as sementes macerarem no álcool por cinco dias. Macerar é um processo que podemos chamar de ‘por de molho’ a fim de extrair o sabor e deixar mais macio, um alimento, por exemplo. Feito isso, coe a mistura. Dose: Beba um copo de água com 20 gotas da mistura a base de coentro.
Chá de Pariparoba para cólicas digestivas - Receita Natural
Sofre com cólicas digestivas? A solução pode ser um aplanta amplamente usada na medicina indígina, a pariparoba. Com este chá, você poderá melhorar as funções digestivas relacionados ao fícago e baço.
Ingredientes:
Uma colher de sobremesa com folhas de pariparoba picadas, uma xícara de chá de água.
Preparo:
Ferva a água e acrescente as folhas de pariparoba. Deixe abafado por dez minutos e depois coe o chá. Dose: Beba duas xícaras do chá de pariparoba no dia. Uma pela manhã e outra antes do almoço.
Link de pesquisa e sugestão:
Chá de abacaxi, gengibre, cravo e canela Ingredientes 700 ml de água 5 dentes de cravo 1 pauzinho de canela 3 galhinhos de menta ou folhas de hortelã 1 pedaço de gengibre fresco Casca de 1 abacaxi maduro
Preparo Colocar todos os ingredientes numa vasilha e levar ao forno de microondas por cinco minutos ou ao fogo até ferver. Colocar dentro do bule galhos de menta ou hortelã, coar a mistura e servir.
Chá de Abacaxi com Laranja Ingredientes: Casca de 1 abacaxi Suco de 4 laranjas 1 pau de canela 1 lasca de gengibre descascado 4 cravos da índia Açúcar a gosto Chá de Abacaxi, Laranja, Cravo e Canela Ingredientes:
Casca de 1 abacaxi (pérola é melhor) 1 copo de suco de laranja 1 pau de canela 10 cravos. Modo de preparo:
Lave bem o abacaxi antes de descacar. Coloque as cascas numa panela e cubra com água, ferva um pouco, tampe e deixe descansar de um dia para o outro. No dia seguinte, ferva novamente acrescentando o cravo e a canela. Desligue e junte o suco de laranja
Chá de Maçã com Gengibre Ingredientes:
1 litro de água mineral 1 colher de sopa de gengibre picado 3 maçãs grandes e picadas e com casca Açúcar ou mel a gosto. Modo de preparo:
Separe e pique os ingredientes. Coloque água, maçãs, gengibre em uma panela e leve para ferver. Desligue, coe e deixe esfriar. Adoce a gosto e guarde na geladeira até servir.
Chá de Laranja perfumado com Canela Ingredientes: 4 xícaras de chá de água 2 xícaras de chá de suco de laranja 4 colheres de açúcar 4 saquinhos de chá preto Canela em rama a gosto Cravo-da-índia a gosto 1 laranja cortada em 8 gomos 16 cravos-da-índia. Modo de preparo:
Numa panela coloque água, açúcar, canela, cravo-da-índia, deixe ferver por cinco minutos e acrescente suco de laranja. Assim que levantar fervura desligue o fogo e acrescente os saquinhos de chá. Deixe descansar com a panela tampada por 3 a 5 minutos. Espete dois cravos-da-índia em cada gomo de laranja, coloque nas xícaras ou canequinhas, despeje o chá quente por cima e sirva.
Chá de Maçã com Canela 2
Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara 100 g de maçã seca para chá (Malus silvestris) 1litro de água 2 dentes de cravo da Índia 2 pedaços de canela em pau.
Modo de preparo:
Ferva a água com todos os ingredientes por aproximadamente 3 minutos, abafe e deixe em repouso por 1 hora no mínimo. Quanto mais tempo o chá ficar em repouso, mais saboroso ficará, porquê a maçã, o cravo e a canela, liberam seus princípios ativos e os óleos essenciais. Rendimento: 5 xícaras de chá.
Chá refrescante de verão Ingredientes: 500ml de água Suco de um limão 2 saquinhos de chá de hortelã ou menta 2 saquinhos de chá de erva doce Açúcar ou mel a gosto. Modo de preparo:
Aqueça a água até próximo da fervura. Adicione os saquinhos de chá e tampe o recipiente, deixando descansar por 10 minutos. Retire os saquinhos e espere esfriar com o recipiente tampado. Transfira o chá para um recipiente com capacidade para um litro, adicione o suco de limão ao chá, complete o volume com água bem gelada. Adoce a gosto e sirva com algumas pedrinhas de gelo.
Chá aromático 3 porções - 12 kcal/porção Ingredientes: 2 xícaras (chá) de água 1/2 xícara (chá) de suco de maçã 2 sementes de cardomomo 2 cravos-da-índia 1 lasca de gengíbre 1 saquinho de chá de camomila 1 saquinho de chá mate 1 pedaço de casca de laranja 1 pedaço de canela. Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Coe e utilize.
Receitas do Hospital Oásis no PR http://www.lyndha.com/plantas/antigos.htm http://www.jardimdeflores.com.br Matéria da Veja sobre Chá Link recomendado http://caldeiraodenovidadesplantasmedicinais.blogspot.com/2008_02_01_archive.html
"Há pocas horas nella vita ma agradável a do che la hora dedicada à cerimónia conhecida como o chá della tarde." (by lbrsteffano)
Copyright © 2009 - Layout by Webdesigner lbrsteffano. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário