S.O.S. SAÚDETEST

Experenciamos o maior dom de todos: a Vida; que exige de nós constantes adaptações diante das situações que nos são apresentadas. Queremos partilhar informações e sugestões que possam ser de utilidade a todos. 15/07/2009 (by Angela e Luccas Brunno).

Subscribe
Youtube
Heart

DESEJAMOS A TODOS UM FELICE NATAL!!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

OBESIDADE.

(Clique na figura)



*
Já considerada um problema de saúd
e pública a Obesidade vem sendo relacionada como fator complicador em muitos tipos de doença, podendo até ser parte responsável pelo surgimento de algumas, tais como a Diabete , problemas ósteo musculares, de coluna, problemas cardíacos como a hipertensão arterial, aterosclerose e os problemas emocionais advindos da baixa da auto-estima. Sabe-se hoje que a obesidade decorre de uma série de fatores - genéticos, metabólicos, hormonais e ambientais - ainda não totalmente esclarecidos. Mais do que pensar em tratá-la, nós deveríamos preveni-la, buscando ter hábitos alimentares saudáveis e uma vida menos sedentária. Uma atenção especial deve ser dada à alimentação das crianças , pois a obesidade infantil vem aumentando em velocidade crescente. A reeducação de hábitos alimentares, buscando uma dieta equilibrada e saudável e a introdução da atividade física regular em nossas vidas são nossos principais aliados no combate desse problema. Apesar das medidas que devem ser adotadas serem simples, nem sempre há uma facilidade em promover mudanças nas nossas vidas. Seja pela resistência em mudar o nosso padrão de comportamento, seja pela rotina da nossa vida que nem deixa muito espaço para as mudanças necessárias. Importa é comprometer-se com a causa, a grande causa: ter uma vida sudável! Cada um, dentro das suas possibilidades e na sua velocidade deve comprometer-se em fazer algo por si e sua saúde e com isso evitar ou corrigir essa desordem que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Dieta adequada e hábitos alimentares saudáveis associados a prática de atividade física são o diferencial na ajuda ao combate da obesidade.
(by Dra Angela e Luccas Brunno)


Obesidade




A obesidade é considerada hoje uma doença crônica, que provoca ou acelera o desenvolvimento de muitas doenças e que causa a morte precoce. A obesidade acomete uma grande proporção de pessoas - no Brasil 40% da população adulta tem excesso de peso.
Calcula-se que 300.000 pessoas nos Estados Unidos morrem por ano precocemente devido à obesidade e no Brasil, este número está entre 50.000 e 100.000 pessoas.

- Obesidade significa excesso de gordura no organismo.

A medida exata de gordura é de muito difícil obtenção, mas alguns índices podem avaliar de uma

maneira relativamente correta a quantidade de gordura do corpo.

O índice mais utilizado é chamado Índice de Massa Corporal (IMC), que se obtém dividindo o peso do indivíduo (em Kg) pela altura ao quadrado (ou altura x altura) em metros.

Obtém-se assim um número seguido de Kg/m2 que deve ser interpreta do da seguinte maneira:

  • menor que 18 Kg/m2 = subnutrido

  • de 18 a 26 Kg/m2 = normal

  • de 26 a 30 Kg/m2 = pesado
  • acima de 30 Kg/m2 = obeso


Indivíduos com valores de IMC superiores a 40 Kg/m2 são chamados de obesos mórbidos (devido à grande morbidez, isto é, doenças graves relacionadas com este grau de obesidade).

A obesidade é causada por um desequilíbrio, entre as calorias que são consumidas sob a forma de alimentos e as calorias que são gastas pelo indivíduo para o organismo funcionar, mesmo em repouso, realizar as atividades física e digerir os alimentos consumidos. Esse excesso de calorias (que não foram " gastas" é depositado no organismo sob a forma de gordura. Desse modo o indivíduo pode ser obeso porque come exageradamente,mais que o necessário e/ou gasta poucas calorias, tem maior facilidade em produzir gordura e/ou a "queima" das gorduras [e feita com maior dificuldade.

São propensos à obesidade aqueles indivíduos que apresentam uma tendência genética a ser obesos - e isto é bastante freqüente - ou quando, mesmo sem tendência genética, exageram na quantidade de alimentos ingeridos (particularmente os alimentos gordurosos) ou levam uma vida muita sedentária.

Se o indivíduo com obesidade não se tratar, ele tende a engordar cada vez mais, aumentando as chances de vir a desenvolver outras doenças.

Como obesidade é fator de risco indiscutível para várias doenças - só para citar exemplos: diabetes mellitus, hipertensão arterial, alteração nos níveis de triglicérides e colesterol, infarto do miocárdio, derrame cerebral, tromboses, problemas ortopédicos e dermatológicos, a manutenção da obesidade ou o seu agravamento, faz com que o indivíduo se torne cada vez mais suscetível a doenças graves e morte precoce, além de ter a sua qualidade de vida muito comprometida.

Um alerta! Um cuidado especial com as crianças, que estão expostas a vários e atrativos produtos alimentares, que podem colaborar se exagerdamente consumidos para que a obesidade aí se estabeleça.

A obesidade tende a se agregar nas famílias. A chance de obesidade nos filhos é de 80% quando ambos os pais são obesos, cerca de 50% quando um dos pais é obeso, e cerca de 10% quando nenhum dos pais é obeso. Essa tendência nem sempre é devida aos fatores genéticos predisponentes, mas erros alimentares difundidos e compartilhados, uma dieta inadequada e atividade física reduzida ou inexistente.


- Obesidade Infantil e na Adolescência

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/obesidade-infantil.htm

- Obesidade infantil: O que deve e o que não deve ser feito

http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm?LibCatID=-1&Search=obesidade&LibDocID=4490


Costumo dizer aos meus pacientes obesos que o momento é o de dar os primeiros passos para a reversão do quadro instalado e garantir que se reestabeleçam a vida saudável, a boa disposição, a auto-estima. Lembro-os de que os resultados nem sempre são imediatos, mas são os que perduram, quando advindos de mudanças do hábito alimentar e a prática de exercícios físicos.As vezes as pessoas nem se dão conta do tanto que comem, já o fazem no "piloto automático", sem dar-se conta dos exageros cometidos.

Compensar um dia ruim atrás de uma boa e farta mesa também em nada ajuda, mas muitas vezes é isso que acontece.

Também costumo dizer que tem chances de engordar quem tem facilidade em obter alimentos, dizendo que não lembrava de ter visto prisioneiros de filmes de guerra obesos.


Quando a tratar a obesidade, lembro que cada paciente é único, com suas dificuldades, seu grau de comprometimento em buscar as mudanças necessárias para reverter esse quadro já instalado.

Eu às vezes me pergunto como algumas pessoas não se deram conta de estarem aumentando de peso o que somente ocorre quando do ganho de muitos kilos, situação que vai exigir maiores esforços e maior disciplina para obter bons resultados. Sempre sugiro que as pessoas se observem e que busquem compensar exageros feitos à mesa nos dias que se seguem. Sem dramas nem neuroses. Abordamos a obesidade como um problema de saúde público, não falamos aqui em padrões de beleza. Nosso interesse é poder estimular às pessoas que estão acima do peso a buscarem se melhorar, a prevenirem doenças de muito maior gravidade que a própria obesidade que implicaria em cuidados especiais, uso contínuo de medicamentos, como no caso do diabete, a pressão alta, o aumento do colesterol e o surgimento de placas obstruindo as artérias do coração.

Fazem parte do tratamento a modificação do hábito alimentar e a prática da atividade física. Cada paciente necessita de orientações e cuidados personalizadas de acordo com o ritmo de vida que leva, suas atividades diárias, doenças associadas. Mas algumas recomendações servem para todos, como diminuir e evitar o consumo das gorduras, aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, legumes, leguminosas, frutas. Reorganizar-se de modo que se ingira menos calorias do que as gastas. Dependendo do caso pode ser necessário o aconselhamento com nutricionista. Em alguns casos pode ser necessário o uso de medicamentos, individualizando-se os casos e sempre sob supervisão médica e preferencialmente por breve período de tempo. Em casos de obesidade mórbida a cirurgia pode ser indicada.

A atividade física é necessária e pode ser incrementada aos poucos. Caminhadas, andar de bicicleta, dançar por casa mesmo, usar as escadas em vez de elevador são atividades que independem de academias e gastos adicionais na vida de cada um.


Alimentos, Receitas, Alimentação Saúdavel, Obesidade, Emagrecimento e Dietas


Site consultado:

http://emedix.uol.com.br/doe/end001_1f_obesidade.php

"Concedei-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso e a sabedoria para reconhecer a diferença."
(by Epicteto)


Copyright © 2009 - Layout by Webdesigner lbrsteffano. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário