S.O.S. SAÚDETEST

Experenciamos o maior dom de todos: a Vida; que exige de nós constantes adaptações diante das situações que nos são apresentadas. Queremos partilhar informações e sugestões que possam ser de utilidade a todos. 15/07/2009 (by Angela e Luccas Brunno).

Subscribe
Youtube
Heart

DESEJAMOS A TODOS UM FELICE NATAL!!

sábado, 12 de dezembro de 2009

SUCOS COM PODERES CURATIVOS.


As frutas deveriam fazer parte do nosso cardápio diário e consumidas várias vezes ao dia. Relacionamos aqui algumas frutas com poderes curativos para estimular a todos a conhecerem mais e melhor algumas dessas preciosidades.
(by Dra Angela e Luccas Brunno)



O abacateiro é originário do México e aclimatado no Brasil. Pertence à família das Lauráceas,em que se incluem também a canela, o louro, o sassafrás etc. É diurético, estomáquico, anti-sifilítico. Combate o artritismo e a gota, calmante de dores, elimina urina, cálculos biliares e, melhora os rins e a bexiga. Somente devem ser usadas as folhas secas do abacateiro, porque as verdes produzem palpitações cardíacas e prejudicam o coração. O caroço ralado e macerado em álcool serve para fricções contra o reumatismo e nevralgias, e, torrado, o pó, (uma colher de chá combate as diarréias, gases intestinais e os vermes. A massa do fruto ou suco do carroço são tônicas do couro cabeludo e melhora os cabelos.


- Utilidades Medicinais

Afta - Mastigar folhas tenras de abacateiro. Bem lavadas.

Amidalite - Gargarejo com o chá das folhas do abacateiro. Combinar com chá de tanchagem para maximizar o efeito.

Bronquite - Chá morno das folhas do abacateiro. O efeito é melhor quando se torna esse chá às colheradas misturado com própolis e chá de guaco. Duas a quatro xícaras por dia.

Cansaço - Afirma-se que a folha do abacateiro contém propriedades revitalizantes. Usar esporadicamente o chá juntamente com limão e mel.

Diarréia - Caroço tostado e moído bem fino. Dissolver duas colherinhas deste em uma xícara de água morna. O efeito é mais potente se, em lugar de água, for utilizado o decocto dos brotos da goiabeira.

Digestão, distúrbios da - Recomenda-se o chá das folhas do abacateiro para a dispepsia anica.

Dor-de - cabeça - Compressas mornas com o chá das folhas à cabeça. Convém também tomar este chá.

Tosse - Chá das folhas do abacateiro, morno, com mel, tomado aos goles.

Verminoses - Lavar e moer bem a casca de abacate, e misturar em partes iguais com casca de limão ralado; acrescentar mel e tomar em jejum uma colher de sopa.


Abacaxi

Origina-se da América Tropical, sendo também cultivado em outros países de clima tropical e subtropical. Pertence à mesma família botânica do gravatá e da samambaia conhecida como barba-de-velho, da família das bromeliáceas.
O abacaxi facilita a digestão de produtos protéicos como carnes, peixes e aves pela alta porcentagem de celulose.

Nos casos de febre, recomenda-se suco de abacaxi por ser refrescante e eliminador de impurezas. É também indicado para enfermidades da garganta e da boca.


No tempero, ele amacia a carne.

E para combater a bronquite, seu xarope é muito eficaz. Para prepará-lo, corte a fruta em rodelas, coloque-as numa panela, regue com mel e cozinhe. Deixe esfriar, retire o suco e coloque-o em vidro bem tampado. Tome 3 a 4 colheres de sopa por dia.
Também a casca cozida em forma de chá é utilizada para purificar o sangue e para combater diferentes processos inflamatórios.


- Utilidades Medicinais

Anemia - A acidez do abacaxi favorece, na digestão, a absorção de ferro. O anêmico pode, no intervalo das refeições, usar um pouco de suco de abacaxi diluído em água e adoçado com melado de cana.

Diurese - O suco de abacaxi é excelente diurético.

Falta de apetite - O suco de abacaxi, sem açúcar, tomado em pequena quantidade uma ou duas horas antes da refeição, ajuda a abrir o apetite.

Nefrolitíase -
Para auxiliar na eliminação de lculos, há tratamentos naturais específicos. O suco de abacaxi pode participar juntamente com outros sucos e chás. Pode-se passar alguns dias com dieta exclusiva de abacaxi, e tomar chás como o de quebra-pedra, folha de abacate, cana-do-brejo e cavalinha. Convém, entretanto, seguir orientação médica para cada caso.


Abiu

O abiu é fruto do abieiro,uma árvore da família das Sapotáceas, a mesma família do quixaxá, tutiribá, sapoti etc. Originária do Peru, acha-se perfeitamente aclimatada em nosso país.


- Utilidades Medicinais

Inflamações - Aplicar localmente cataplasma do azeite extraído das sementes.

Otite - Pingar algumas gotas do azeite do caroço do abiu, morno, Infelizmente este azeite não é fácil achar no mercado.

Doenças crônicas do Pulmões - Fazer refeições com a polpa do abiu cozida em água e sal. Utilizar morno, inclusive o caldo, ao qual se pode adicionar mel. Este caldo com mel pode ser tomado ao longo do dia, às colheradas.

Abricó - do Pará

O abricó - do - pará, também chamado abricó, abricó - de - são - domingos e abricó - selvagem, é produto de uma árvore da família das Gutíferas, a que também pertencem o bacuri, o bacoparé, etc. O fruto, do tamanho de uma laranja, apresenta uma massa cor de abóbora, doce e aromática, aderente à casca. É geralmente muito apreciado.


- Utilidades Medicinais

Ácido úrico - Usar abundantemente o abri, fazendo refeições exclusivas desta fruta.

Catarro - Para as eliminações catarrais em geral recomenda - se fazer refeições compostas principalmente de abricó - do pará; mas não convêm usá-lo em excesso.

Febre - Chá das folhas, não muito forte. Morno, às colheradas.

Hipertensão arterial - Parece adequada a inclusão do abricó - do - pará na alimentação dos hipertensos.

Verminoses - Moer as sementes. Misturar com mel e tomar uma colher de sobremesa em jejum.


Acerola

In natura, ela apresenta um sabor ácido muito forte, sua polpa é de cor clara, carnuda e suculenta, com três sementes no núcleo. É difícil ingeri-la, apesar de seu sabor agridoce devido à quantidade de vitamina C, presente em sua composição. É interessante observar que em 100g de acerola, a quantidade de vitamina C é cerca de 40 vezes maior do que da laranja.


- Utilidades medicinais

Fadiga, perda de apetite, sonolência, palidez, irritabilidade, pequenas hemorragias na pele, inflamação da gengiva e demora na cicatrização de ferimentos são algumas das manifestações clínicas da falta de vitamina C no organismo. A vitamina C estimula o organismo a absorver ferro, mineral indispensável ao bom funcionamento das células vermelhas do sangue. Uma dieta pobre em vitamina C pode, portanto, acarretar uma deficiência de ferro e, conseqüentemente, desencadear um quadro de anemia. Além da vitamina C, as fibras presentes na acerola ajudarão a diminuir o nível de colesterol e estabilizar o nível de açúcar no sangue; por isso é indicada para diabéticos de todos os tipos. Além de ajudar a evitar o câncer do cólon, obesidade, hemorróidas e prisão de ventre, as fibras ajudam no peristaltismo, fazendo com que o bolo fecal seja eliminado, juntamente com as toxinas do organismo.
A vitamina A, presente em sua composição, ajuda na melhor visão, aumenta a imunidade contra os efeitos maléficos da poluição e evita a formação de câncer. Possui também vitaminas do complexo B, necessárias para manter a mente clara, a saúde da pele e dos nervos.
Contém os seguintes minerais: cálcio, que ajuda na formação dos ossos e células; potássio, presente em grande quantidade nesta fruta, é ótimo para os atletas, diabéticos e regimes para emagrecimento, ajudando no fortalecimento muscular; magnésio, vital para a atividade das enzimas, além de ajudar na absorção de cálcio e potássio; sódio, necessário para o equilíbrio adequado dos líquidos e do PH do sangue.

“A acerola é uma fruta especialmente rica em vitamina C, além de ser também fonte de pró-vitamina A, ferro e cálcio”, Data Edição: 14/04/05 Fonte: Agência Notisa - www.notisa.com.br
ttp://www.filoterapia.com/redirect.php?ler=153


Açaí

A fruta é pequenininha, arredonda e muito roxa, quase preta. Lembra uma jabuticaba em tamanho reduzido. Tem um caroço grande, e muito pouca polpa.

A palmeira do açaí nasce em touceiras com cerca de 6 toncos, que são ligeiramente curvos. Cada tronco apresenta até quatro cachos, onde nascem os frutos.
Para se obter um açaí saudavel, o mais importante é a rapídez desde o "debuio" (que é como se diz lá, para o trabalho de tirar os frutos do cacho) até o processamento.
O açaí é muito rico em antocianina, uma substânc
ia anti-oxidante, que ajuda no combate ao colesterol e aos radicais livres. Vocês já ouviu que um copo de vinho tinto por dia faz bem ao coração? É devido à antocianina da uva. Não é por acaso que a cor do açaí é semelhante à do vinho tinto, porém o açaí tem 33 vezes mais antocinina que a uva. As antocininas também são potentes corantes naturais.
Além de ser considerado um dos alimentos mais rico em ferro, o açaí também é rico em fibras, sendo bastante indicado também para pessoas idosas e/ou com mal funcionamento do aparelho digestivo. Por suas características microbiológicas o açaí é considerado uma das mais nutritivas frutas da Amazônia, perdendo apenas para a castanha-do-pará.

- Utilidades Medicinais

Estudos bioquímicos e tecnólogos sobre o Açaí (Euterpe Oleracea) realizados pelo Centro Tecnológico da Universidade Federal do Pará em seu Departamento de Engenharia Química, e pela Unidade de Bioquímica de Nutrição da Universidade Católica de LOUVAIN (Bélgica) chegaram à seguinte conclusão:

O Açaí é um alimento de base importante. A riqueza em LIPÍDIOS dá ao seu suco um valor energético duas vezes superior ao do leite.

Contém elevada quantidade de VITAMINA E, sendo portanto um antioxidante natural, importante na eliminação dos radicais livres.
Tem grande quantidade de fibras, o que favorece o trânsito intestinal.

Tem um teor considerável de PROTEÍNAS.

Os Teores de POTÁSSIO e CÁLCIO são elevados, o que faz do Açaí um alimento bastante completo.

Contém ainda VITAMINA B1 e elevado teor de pigmentos ANTOCIANINAS (cor roxa violeta) que são também ANTIOXIDANTES, favorecendo a melhor circulação do sangue.



Ameixa

A ameixa é produzida por uma árvore da família das Rosáceas, a ameixeira, que é originária da Pérsia, do Cáucaso e da Ásia Menor, Aclimatada nos Estados do Sul, apresenta grande número de variedades, Várias outras frutas pertencem também à família das rosáceas: amêndoa - amarela, nêspera, morango, maçã, damasco cereja, pêssego, pêra, framboesa etc.


- Utilidades Medicinais

Anemia - A ameixa seca é rica em ferro (3,50mg por l00g) e portanto convêm à dieta contra a anemia ferropriva (causada por carência de ferro).

Aterosclerose - Incluir copiosamente a ameixa fresca na alimentação. ajuda a preve nir e a amenizar o processo.

Bronquite - Deve - se usar abundantemente a ameixa fresca e ameixa cozida. Misturar mel e própolis ao caldo do cozimento da ameixa e tomar uma colher de sopa de hora em hora.

Constipação intestinal - Tomar a água de ameixas: deixar de molho, durante a noite, algumas ameixas e de manhã tomar água e comer as ameixas.

Resfriado - descaroçar algumas ameixas s ecas e assar no forno. Quando estiverem bem duras, moê-las finamente. Acrescer uma colher de sopa deste pó a uma xícara de água quente. Pingar algumas gotas de suco de limão e adoçar com um pouco de mel. Tomar quente.

Tosse - Tomar a mesma preparação indicada em resfriado, aos goles.


Amêndoa

A amendoeira , árvore da família das Rosáceas é originária da Ásia, provavelmente da China. Alguns supõem que se tenha originado da Síria. No Brasil é comercialmente mais disponível próximo às festas de fim de ano. A amêndoa classifica-se, do ponto de vista nutricional, entre as oleaginosas.


- Utilidades Medicinais

Anemia - Por sua riqueza em ferro, a amêndoa pode ser vantajosamente incluída na alimentação dos anêmicos.

Catarro em nível de vias respiratórias - Tomar algumas vezes ao dia o azeite de amêndoa na quantidade de uma colher de chá por vez.

Constipação Intestinal - O azeite de amêndoas é laxante, tomar uma colher de sopa em jejum. Lamentavelmente, é raro encontrá-lo à venda.

Frieira - Aplicar no local azeite ou óleo de amêndoa.

Dores de Ouvido - Tapar o ouvido com algodão embebido em azeite ou óleo de amêndoa morno.

Tônico - Acrescentar amêndoas à dieta. Usar um pouco de azeite de amêndoas juntamente com as refeições. Encontra-se em boas casas de produtos naturais.


Amora

São duas espécies principais: a preta ( Morus nigra ) e a branca ( Morus alba ). Ambas são medicinais e alimentícias. A amoreira - branca é cultivada quase que exclusivamente para a criação do Bombyx mori ou bicho - da - seda, muito comum no Oriente. Este inseto alimenta - se das folhas da amoreira - branca. A amora pertence à família das moráceas, em que se incluem também a jaca, o figo, a fruta-pão, a umbaúba etc.


- Utilidades Medicinais

Afta - Bochechar com suco de amora-preta, quente, adoçado com mel. Amigdalite - Suco de amora - preta, quente, adoçado com mel; tomar aos goles. Pode - se também preparar um xarope deste suco, bastando cozê-lo até engrossar um pouco. Fazer gargarejos com o xarope, ou toma-lo às colheradas, deixando descer suavemente pela garganta. Bronquite - Infuso da casca da raiz, morno, para combater a tosse. Tomar morno, às colheradas. Em excesso é purgativo. Para preparar um infuso, deitar água ferve nte sobre as cascas das raízes bem picadas, tapar o recipiente, e deixar esfriar. Cabelo, queda de - Massagear o couro cabeludo com o infuso das folhas da amoreira. Catarro - Para as secreções catarrais das vias respiratórias altas recomenda - se o gargarejo com o chá morno das folhas da amoreira. Doenças das Cordas Vocais - Suco de amora preta, quente, adoçado com mel.Tomar vagarosamente. Diarréia - Usar xarope de amora, conforme explicado em amidalite. Tomar não mais de 2 colheres de sopa por vez, com intervalos mínimos de 2 horas.



Bana
na

Originária da Ásia Meridional, de onde se difundiu para a África e América- É uma fruta deliciosa nutritiva medicinal.


- Utilidades Medicinais

Anemia - A banana não é relativamente, muito r ica em ferro, mas tendo em vista sua boa aceitação, que facilita um consumo liberal, 3 a 5 unidades podem contribuir aproximadamente com 20 a 30% da quantidade de ferro requerida para um dia.

Asma - Assar a muda pequena da bananeira mã, com raiz e tudo, cortada em rodelas. Depois espremer para obter o caldo, misturar com mel de abelha e tomar diariamente um cálice.

Constipação Intestinal - Recomenda-se a banana-nanica( ou banana d’água ou banana caturra). Fazer, em jejum, uma refeição, com esta banana, crua, sem misturar com outros alimentos. Pode-se fazer a "cura de banana".

Desnutrição - A banana pode ser incluída no programa alimentar de convalescentes de desnutrição, haja visto que é alimento rico em calorias e vitaminas. Seria vantajoso incluí-la na merenda escolar.

Obesidade - Os obesos não devem abusar da banana. É preciso usá-la com regra. Algumas refeições esporádicas exclusivas de banana prata.( 1 ou 2 unidades pequenas são indicáveis).

Paralisia - As doenças neurológicas que levam a paralisias são às vezes tratáveis com vita minas do complexo B. A banana, como fonte dessas vitaminas é adequada nesses casos como elemento dietético.


Caju

O caju é uma fruta que merece nossa melhor acolhida à mesa . Pertence a família das anacardeáceas, em que se incluem também a manga, amoreira, imbu, a serigüela e o caj á manga.


- Utilidades Medicinais

Afta - Aplicar no local o suco dos brotos do cajueiro.

Calo - Aplicar topicamente, na forma de cataplasma, o suco das castanhas frescas, várias vezes ao dia.

Escorbuto - Devido a sua riqueza em vitamina C, o consumo de caju é poderoso antídoto contra essa desordem carêncial.

Gripe - Tomar suco de caju

Verrugas - O mesmo procedimento orientado em calo.


Cana de Açucar

Indicado em anemias, para aumentar a produção de leite nas lactantes, insônia, pneumonia, tuberculose, diarréia, disenteria, laringite, dor de garganta. Tem propriedades analagésicas, antieméticas, bactericida, diuréticas, cardiotônico, laxatica, reconstituinte energético, contra a fadiga.


Caqui

O caquizeiro, árvore da família das Ebenáceas, é originário da China, da Coréia e do Japão. Por alusão à cor do fruto,"caqui" em japonês significa "amarelo escuro".


- Utilidades Medicinais

Doença da Bexiga - Fazer algumas refeições exclusivas de caqui, ou de suco de caqui com um pouco de água, sem açúcar.

Cãibras - Recomenda-se empiricamente, comer dois ou três caquis por dia.

Constipação Intestinal - Fazer algumas refeições exclusivas de caqui. Pode substituir o jantar. Não comer em excesso.

Doenças das Vias Respiratórias - Recomenda-se cozinhar a polpa do caqui com água em um pouco de mel. Mexer bem e tomar meia xícara deste líquido xaroposo, morno, várias vezes ao dia.



Carambola


A caramboleira, pequena árvore da família da Oxalidáceas, é originária da Índia, tendo sido aclimatada no Brasil.


- Utilidades Medicinais

Diurese - O suco de carambola age como um bom diurético, auxiliando na limpeza dos rins.

Eczema - Convém ingerir diariamente um copo de suco fresco de carambola.

Picadas Venenosas - Embora não substitua os antídotos convencionais, a aplicação externa das folhas bem amassadas de carambola a juda a evitar complicações, segundo conceito popular.


Castanha do Pará

A castanha do Pará é produzida por uma árvore da família das Lecitidáceas, também chamada castanha do maranhão, castanha do rio negro, castanha do brasil, tocari, tururi, cari, juviá, amendoeira da américa.


- Utilidades Medicinais

Anemia - Incluir castanha do Pará na alimentação. Pode-se usar de 3 ou 4 unidades por refeição.

Beribéri - Incluir boa quantidade de castanha do pará na ração. Pode-se usar a farinha de castanha do pará.

Fortalecer o cérebro - Acrescentar de 4 ou 5 castanha do pará à alimentação.



Castanha - Portuguesa


O castanheiro, árvore da família das Fagáceas, é originário da região do Mediterrâneo. No Brasil, a castanha - portuguesa é mais facilmente encontrada no fim do ano, sendo seu uso tradicional nas festividades desta época, quando é importada da Europa.


- Utilidades Medicinais

Distúrbios da Digestão - Pode - se incluir na dieta um pouco de purê de castanha- portuguesa.

Coqueluche - Chá das folhas da castanheira, por infusão, adoçado com mel. Tomar aos goles.

Diarréia - A castanha é alimento adstringente. Pode ser usada cozida com erva - doce e sem açúcar, em pequena quantidade. Pode - se também to mar o chá da casca da castanheira.

Enterite - Mesmo método explicado em diarréia.

Doenças das Vias Respiratórias - Chá das folhas da castanheira, por infusão.


Cereja

É uma fruta originária da Ásia. É muito rica em vitaminas A, B e C e também contém sais minerais como proteínas, Cálcio e Ferro.
Se for consumida em excesso, pode ocorrer problemas estomacais, pois ela contém muito tanino.


- Utilidades Medicinais

Sendo consumida ao natural, a fruta tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas.

Nutre, diminui a fome e ajuda a emagrecer.


É interessante verificar que o pedúnculo, ou “rabinho” da cereja, na forma de chá, é um excelente diurético, realmente eficaz, c
onstituindo um dos melhores diuréticos vegetais remineralizantes conhecidos, pois contêm flavonóides, princípios ativos que torna sua ação diurética mais suave e segura, praticamente sem efeitos secundários. A própria frutinha ajuda as pessoas obesas a emagrecer, sem riscos de desequilíbrio dos minerais, garantindo propriedades remineralizantes ao nosso organismo. Suas fibras vegetais contêm pectina, com suave efeito laxante, evitando a prisão de ventre.
Possui ainda ácidos naturais como: ácido salicílico, com efeito antiinflamatório, além do ácido succínico e málico, que lhe dá sabor levemente ácido e que torna depurativo do sangue, estimulando glândulas digestivas. O ácido elágico
, inibidor das células cancerígenas, presente em sua polpa é o que dá o valor anticancerígeno a esta pequena, mas extraordinária fruta, rica em minerais e auxiliadora do bom funcionamento das nossas articulações.

Contêm muitos minerais como o enxofre, necessário para evitar problemas vasculares e inativar os radicais livres e cálcio, importante para pessoas idosas, grupo vulnerável à deficiência desse mineral. Com o envelhecimento, a absorção do cálcio no intestino fica mais difícil. Para compensar essa carência o organismo passa a tirar cálcio dos ossos, tornando-os fracos e frágeis. Portanto, o cálcio ajuda na prevenção e no tratamento da osteoporose.
Contêm também ferro, que evita a anemia
e é essencial para a hemoglobina; fósforo, cuja deficiência leva à diminuição da produção de energia, fadiga e dificuldades de concentração e potássio, que ajuda a evitar hipertensão e o derrame cerebral, proporcionando um melhor desempenho aos atletas.

Fonte: livro, As incríveis 50 frutas com poderes medicinais
www.vitaminasesaisminerais.blogspot.com
Fonte: Webartigos.com | Textos e artigos gratuitos, conteúdo livre para reprodução.


Côco


O côco-da-baía é uma palmeira abundante neste País, principalmente nos Estados da Bahia e de Pernambuco, onde confere à paisagem litorânea um toque de singular beleza. A palm eira ocupa lugar preponderante na literatura botânica. Em folhas de palmeira os fenícios faziam sua escrita. Folhas de palmeira coroavam as musas outrora representadas pelos escritores e escultores. Para os astrólogos egípcios, a folhas da palmeira era o emblema de sua ciência.desde os tempos mais remotos, os triunfos são simbolizados pelas palmas, as ¨palmas da vitória¨. E quem não sabe da triunfal entr ada de Jesus em Jerusalém, quando o povo lhe saiu ao encontro, com ramos de palmeiras?


- Utilidades Medicinais

Falta de Apetite - Tomar água de coco algumas horas antes da refeição Não usar outros alimen tos nos intervalos da alimentação.

Artrite - Os artríticos devem beber regularm ente água de coco.

Asma - Tomar de manhã e à noite duas ou três colheres de sopa do leite de coco aquecido. Em seguida, tomar uma xícara de chá de agrião (decocto). Usar leite de coco natural, caseiro, não adoçado. Não usar o industrializado.

Calmante - Tomar água de coco em abundância.

Para prevenir Cárie Dentária - Comer fr eqüentemente coco, mastigando bem. Não usar açúcar.

Disenteria - tomar duas xícaras de leite de coco natural por dia, sem açúcar.

Enjôo - Tomar água de coco aos goles. Recome nda-se especialmente em viagens marítimas. Aconselha - se levar alguns cocos verdes.

Doenças das Vias Respiratórias - Tomar o infuso das flores do coqueiro com mel.

Verminoses - Mastigar bem e deglutir em jejum, pela manhã, uma colher de sopa de coco ralado, fresco.



Figo

A figueira é uma árvore frutífera da família da Ásia Menor, tendo daí se expandido para a região do Mediterrâneo. Hoje acha-se aclimada no Brasil, para onde foi trazida no século XVI.O figo, do ponto de vista botânico, não é o fruto, mas a polpa das infrutescências da figueira.


- Utilidades Medicinais

Doenças da Boca - Comer o figo cozido em leite. Descascá-lo e picá-lo antes de cozer.

Calos - Aplicar localmente o suco leitoso das folhas e ramos da figueira.

Caspa - Macerar figo seco juntamente com sal e limão. Massagear o couro cabeludo com este pre parado.

Constipação intestinal - Recomenda - se substituir, ao longo de semanas, pelo menos uma refeição diária por figos.

Expectoração - Cozinhar o figo, descascado e picado, em leite e um pouco de mel. Compor uma refeição com este preparado. Usar quente. O infuso das folhas de figueira é também recomendado.

Feridas - Aplicar localmente o suco de folhas de figo ou a pasta de figo.

Doenças da Garganta - Cozinhar o figo descascado. Com a água deste decocto gargarejar.

Inflamações em geral - Cozinhar o figo, des
casc ado e picado, em água. Fazer refeições exclusivas deste preparado.



Fruta - de - Conde


A fruta- de - conde é produzida por uma árvore chamada ateira, da família das Anonáceas. Pertencem a esta família a graviola e o araticum. É originária das Antilhas, tendo sido aclimatada no Brasil. A frutas é também conhecida pelos nomes de ata, pinha e cond essa.


- Utilidades Medicinais

Anemia - Embora não seja muito rica em ferro, a fruta - de - conde pode ser vantajosamente incluída na dieta de anêmicos juntamente com outros alimentos ricos em ferro, dada sua riqueza em vitamina C.

Caspa - Aplicar no couro cabeludo o macerado das sementes misturado com álcool.

Cãibras - Chá das folhas, em infusão. Uso interno.

Debilidade geral - Recomenda-se a inclusão da fruta-de-conde na dieta em caso de debilidade geral.



Goiaba


Entre as muitas frutas brasileiras, a goiaba é uma das mais comuns. É uma fruta de grande valor nutritivo. Possui quantidade razoável de sais minerais, como cálcio e fósforo.


- Utilidades Medicinais

Diarréia - Tomar o chá das folhas tenras da goiabeira. ou macerar bem a goiaba verde , cozer, coar em pano fino e aplicar clisteres com este líquido.

Distúrbios da digestão - Recomenda-se fazer refeições exclusivas de goiaba fresca. pode-se também preparar um chá com os brotos da goiabeira e as folhas da laranjeira azeda.


Graviola

Fruto delicioso, polpa branca, sucosa, agridoce e de aroma ativo; sementes numerosas negras ou marrons, brilhantes é, a graviola, indiscutivelmente, uma planta tropical americana, embora haja dúvidas a respeito do local exato de origem. Desconhece-se se do norte ou do centro das Américas ou se das Antilhas.
Na Amazônia, porém, ela existe em estado selvagem, disseminada em diversos pontos e, segundo os estudiosos, seguramente advinda de antigas culturas indígenas. O certo é que dado o sabor excelente e o aroma de seus frutos, a graviola dispersou-se pelo mundo afora, soberana. Pode ser consumida “in natura” ou sob a forma de sorvetes, cremes, coquetéis, etc.


- Utilidades Medicinais

As folhas - são utilizadas sob a forma de chás e infusões para combater diabetes, embora não se deva abusar dessas mezinhas porque lhe são desconhecidos os princípios ativos e as dosagens certas.

Todas as partes da árvore da graviola - são utilizadas na medicina natural, ou seja, a casca raízes, folhas, flores e as sementes da fruta. P
ropriedades diferentes são atribuídas às diferentes partes da graviola.

Geralmente a fruta ou seu suco - é tomado para vermes e parasitas. As sementes esmagadas são usadas como vermífugos antihelmínico contra parasitas externos e solitários internos.

A casca e as raízes - são consideradas sedativas, antiespasmódico, hipotensivos, antitumorais e para os nervos .

A graviola tem uma história rica e de longo uso como erva medicinal no uso nativo. Nos Andes peruano, o chá das folhas é usado para combater o catarro.

A semente esmagada - é usada para matar parasitas .

No Amazonas peruano as raízes, a casca e as folhas - são utilizadas para diabete, sedativo e antiespasmódico. Tribos nativas da Guiana usam chá da casca da folha como sedativo e Tônico do coração.

Já no Amazonas brasileiro - o chá da folha é para problemas do fígado e o óleo que sai da fruta é misturada com óleo de azeitona para combater a nevralgia, reumatismo e artrites.

Países como Jamaica, Haiti, Taiti, Índias Ocidentais e outros utilizam tudo da Graviola. Assim sendo, o suco de fruta e a fruta são usadas contra febres, parasitas e diarréia. A casca e as folhas são utilizadas como antiespasmódico, sedativo, para a circulação do coração, tosse, gripe, partos difíceis, asma, astenia, hipertensão e parasitas.


Jabuticaba

Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, crescem no tronco e ramos, dando uma característica peculiar à árvore. Além de consumidos in natura, deles se faz licor, geléia e aguardente. É por isso muito cultivada em pomares domésticos. Floresce duas vezes por ano.

Ornamental, a planta se presta ao paisagismo, além de atrair a avifauna.

A árvore, de até 15 m de altura, tem tronco claro, liso, e folhas simples.


- Utilidade Medicinal

A jabuticaba é utilizada para vários fins, tanto culinários, como medicinais. Entre estes é mencionada a decocção da casca (colocar a casca em água para ferver), como remédio para a asma. Por sua semelhança à uva, muitos produtos, como o vinho, suco, geléia, licor e vinagre podem ser feitos com a jabuticaba.


Jaca

A Jaqueira é uma árvore da família das moráceas. Originária da Índia e de outros paises da Ásia.


- Utilidades Medicinais

Anemia - Dado o seu alto teor em ferro, a jaca (especialmente o caroço) é indicada na anemia ferropriva. Pode-se cozer o caroço como a castan ha portuguesa.

Tosse - Descaroçar os frutos, bater no liquidi
ficador, misturar com mel e cozinhar em fogo brando por uns 40 minutos, mexendo sempre. Coar. Tomar uma colher de sopa deste xarope toda vez que a a tosse se manifestar.


Jenipapo

O jenipapo é uma árvore da família das rubiáceas, cujo fruto dá um suco de que muitos índios brasileiros se servem para enegrecer o rosto e o corpo, e os nortistas para fazer vinho.


- Utilidades Medicinais


A
sma - Cozinhar o suco de jenipapo até que fique reduzido mais ou menos à metade. Tomar morno as colherada de hora em hora.

Enterite crônica - Tomar o refresco do jenipapo adoçado com um pouco de mel ou sem adoçante, à temperatura ambiente.


Kiwi

E uma fruta de origem chinesa. O kiwi é uma fruta típica de regiões de clima temperado. Seu formato é oval e achatado. Possui uma casca de cor marrom clara, coberta por pequenos pêlos. A polpa da fruta é de cor esverdeada, apresentando diversas sementes pequenas e pretas no centro.

- Utilidades medicinais

Tem pouca gordura e nenhum colesterol. Possui ainda propriedades antioxidantes, prevenindo o envelhecimento das células e a formação de rugas na pele, e por ser rico em vitamina C, o kiwi possui propriedades antianêmica, antiescorbútica e digestiva. Também é estimulante do apetite e tem propriedades laxantes. É usado tradicionalmente na medicina chinesa para o tratamento do câncer de mama e estômago. Rica em potássio, um mineral vital para nosso organismo, cuja deficiência pode produzir problemas de tensão arterial, depressão, stress e disfunções digestivas, o kiwi contém uma grande quantidade de fibras que converte em um excelente regulador da função intestinal.

Além disso, é um tesouro de vitaminas e minerais. Esta fruta contém duas vezes mais vitamina C que a laranja, ele é fonte de pectina, que é uma fibra que ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue. O Kiwi contém, ainda, os aminoácidos glutamato e arginina, além de Beta-caroteno, compostos fenólicos, flavonóides e clorofilina que reduz o risco de tumores. Com essa composição, a fruta reúne efeitos anti-cancerígenos e anti-inflamatórios, além de reduzir o risco de doenças artério-coronarianas e fortalecer o sistema imunológico.

Outro dos benefícios do kiwi é o seu alto conteúdo de fibras; com elas reduzimos as nossas chances de contrair câncer de reto, e também está demostrado que diminui os níveis de colesterol, melhora as condições dos pacientes com problemas cardiovasculares e reduz as probabilidades de ataques cardíacos.

As sementes - do kiwi são pretas e pequenas, e a industria aproveita-as para elaborar óleo de Kiwi. Estas sementes contêm ácido Alfa-Linoleico, o qual é um ácido grasso essencial no aporte de Omega 3 ao nosso organismo.

Para ir finalizando, destacamos o potencial do kiwi para nos prover com fitonutrientes, os quais previnem a coagulação do sangue melhorando nossa saúde cardiovascular, e também o alto conteúdo em flavonoides desta fruta, os quais podem proteger as nossas células do dano oxidativo.


Laranja

A laranja é uma fruta que no Brasil deveria ter decida preferência e largo uso, já por sua importância como alimento, já por seu valor medicinal. Depois da banana, a fruta mais procu rada e apreciada pela espécie humana é a laranja. Existem muitas dezenas de espécies de laranja, sendo que as do Brasil - mormente as da Bahia, de São Paulo e do Rio - ocupam lugar de destaque nos mercados mundiais.


- Utilidades Medicinais

Ácido úrico - Recomenda-se substituir refeições pela laranja, exclusivamente. Pode-se substituir o desjejum ou jantar, durante vários dias.

Apetite - Cerca de duas horas antes da refeição, recomenda-se chupar uma laranja do tipo seleta, bahia ou pêra.

Asma - Proceder como indicado em ácido úrico. Na fase aguda recomenda-se tomar o suco morn o, aos goles.

Constipação intestinal - Recomenda-se chupar algumas laranjas por dia, e comer o bagaço, bem mastigado. Pose-se fazer uma refeição exclusiva de laranja, comendo-se o bagaço.
Digestão, estimulante da - Recomenda-se substituir, e
sporadicamente, uma refeição por laranja.

Diurese - Fazer refeições só de laranjas ou de seu suco, apresenta efeito notadamente diurético.

Dor-de-cabeça - Dores de cabeça precipitadas pela hipoglicemia e pelo esgotamento podem ser aliviadas chupando-se uma ou duas laranjas. O diabético só deve fazê-lo com permissão médica.

Gripe - Recomenda-se tomar suco de laranja entre as refeições, ou, simplesmente, chupá-la. Podem-se fazer refeições exclusivas de laranja. Ao deitar, tomar duas a quatro colheres de sopa do suco bem aquecido misturado com própolis. Para cada colher de sopa podem-se usar 10 gotas de própolis (solução a 30%).

Lima

A limeira, árvore família das Rutáceas, é originária da Ásia, tendo sido aclimatada no Brasil. O suco da fruta, branco, tem sabor doce-amargo.


- Utilidades Medicinais

Enxaqueca - Aplicar à têmpora cataplasmas de folhas de limeira maceradas.

Escorbuto - A lima, sendo rica em vitamina C, é indic a contra essa doença carencial.

Febre - Misturar o suco de lima com água e tomar sem açúcar.

Febre tifóide - Proceder como indicado em febre.

Flatulência - Tomar, após as refeições, meio copo duplo do chá da casca da lima em infusão.
Infecções em geral - Substituir algumas re
feições, esporadicamente, por lima, exclusivamente.


Limão

O limão ácida por excelência - é o rei dos temperos e e o campão dos remédios. De gosto acre, de aroma agradabilíssimo e de efeito benéfico para o organismo, tem o limão a mais ampla aplicação na cozinha e na medicina.


- Utilidades Medicinais

Acne - Evitar alimentos gordurosos e doces. Usar suco de limão com água, sem açúcar, várias vezes ao dia.

Amigdalite - Gargarejar várias vezes ao dia com água morna, suco de limão e um pouco de sal.

Asma - Tostar no forno um limão. Espremer e misturar o suco com mel. Tomar de hora em hora uma colher de chá.

Enjôo - Cheirar limão.

Estomatite - Bochechar com água e limão. Tomar duas ou três vezes ao dia um copo de água com meio limão.

Faringite - Proceder como indicado em amigdalite.

Febre - Cortar três limões médios em fatias finas. Pôr em 500 ml de água e levar ao fogo. Deixar ferver ate´que a água que reduzida a um terço. Tomar1/2 xícara de chá de hora em hora até que a febre baixe.

Feridas - Aplicar no local suco de limão com sal.

Gastrenterite - Tomar o limão bem diluído em água, sem açúcar, duas ou três vezes por dia, longe das refeições.

Gripe - Proceder como indicado em asma. Ou, tomar suco puro de limão três vezes por dia.

Soluço - Deglutir o conteúdo de uma colher de sopa com suco de limão.


* Seguem mais informações sobre o limão
http://mdemulher.abril.uol.com.br/saude/reportagem/vida-saudavel/limao-farmacia-ana-maria-slideshow-493167.shtml?slide_count=5


Maçã

A maçã é um produto de uma árvore de porte mediana, da família das Rosáceas, originária da Ásia Central e das regiões do Cáucaso. Da Europa foi trazida ao Brasil, aclimatou aos Estados do Sul.


- Utilidades Medicinais.

Catarro Pulmonar - Cozinhar a maçã, bem picada, em um pouco de água e mel. Filtrar. Tomar o caldo quente às colheradas, várias vezes ao dia. Substituir algumas refeições por maçãs cr uas, exclusivamente.

Constipação Intestinal - Comer maçãs cruas com casca, bem lavadas, juntamente com mamão, mel de abelha e pão integral torrado. Mastigar bem.Comer também as sementes da maçã.

Palpitações do Coração - Comer pude maçã com um pouco de mel em substituição de algumas refeições. Esmagar com garfo a polpa de maçã cozida e acrescentar mel puro.

Diarréia - Cozinhar maçãs e tomar o caldo. Fazer refeições de maçã cozida com torrada. Comer também maçãs crua.

Faringite - Recomenda-se usar maçãs frescas raladas ou suco de maçã durante a fase aguda.

Obesidade - Passar vários dias só a maçãs, ou substituir refeições normais por maçã.

Prisão de Ventre - Ver constipação Intestinal.

Olhos Inflamações dos - Lavar os olho
s duas v ezes ao dia com algodão embebido em suco de maçã ácida. Pode-se fazer cataplasmas com maçãs maduras raladas.


Mamão

A história do mamão no continente americano remonta a Ponce de Leon, que, depois de ter desembarcado nas praias da Flórida, escreveu ao rei da Espanha, contando sua jornada em busca de juventude. Disse, na sua carta, o seguinte: ¨Os índios preparam a carne para cozinhar, envolvendo-a, muitas horas antes de levá-la ao fogo, com folhas de uma árvore que produz um delicioso ’ melão ’, o qual se come tão tenra que suas fibras se separam facilmente com os dedos¨. O mamão é uma das melhores frutas do mundo, tanto p elo seu valor nutritivo, como pelo seu poder medicinal. Um dos seus mais importantes princípios é a papaína, uma enzima reconhecida como superior à pepsina e muito usada para prestar alívio nos casos de indigestão aguda. Também tem efeitos benéficos sobre os tecidos vivos. O leite de mamão está tendo tantas e tão variadas aplicações nos Estados Unidos, qu e já existe nesse país uma florescente indústria destinada a colhê-lo, manipulá-lo e comercializá-lo.


- Utilidades Medicinais

Acidose - Fazer refeições só de mamão. Mastigar algumas sementes.

Anginas - Cataplasma local com a polpa do mamão miúdo e ácido.

Bronquite - Proceder como indicado em rouquidão ou em gripe.

Calos - Aplicar no local o ¨leite¨ do mamão, de preferência o leite¨das folhas.

Câncer - Comer em jejum, mastigando, cerca de 15 sementes de mamão. Após as refeições comer cerca de 10 sementes. Além deste, são necessários outros cuidados específicos.

Diurese - Recomenda-se fazer refeições exclusivas de mamão ou de suco de mamão. Comer, juntamente, algumas sementes.

Doença do Estômago - Recomenda-se usar mamão maduro em abundância, e fazer, esporadicamente, refeições exclusivas desta fruta. Mastigar umas 10 ou 15 sementes de mamão por dia.

Feridas - Aplicar no local o ¨leite¨extraído da s folhas.

Doe
nças do Fígado - Mastigar umas 10 ou 15 sementes de mamão após o almoço.

Gripe - Infusão das flores do mamoeiro-macho com um pouco de mel. Tomar 2 a 3 xícaras por dia, mornas.

Laxante - Fazer refeições exclusivas de mamão, de preferência no desjejum, Comer, juntamente, algumas sementes.

Para a beleza da Pele, ou Manchas e Rugas - Massagear diariamente a pele com mamão maduro.

Verrugas - Proceder como indicado em calos.


Manga

A manga - fruto da mangueira, árvore frondosa da família das Anacardiáceas originária do Sul da Ásia, hoje cultivada em toda os países tropicais e subtropicais - apresenta uma polpa carnosa, algumas vezes fibrosa, amarela em diversos tons, rica em terebintina, um óleo-resina, e de agradável paladar ao natural ou sob forma de compotas, marmeladas, geléias e refrescos. As mais conhecidas variedades, que apresentam diferenças no tamanho, na forma, no colorido e no sabor, são as seguintes: Manga-espada - Alongada. Achatada dos lados. Permanece verdolenga mesmo após a maturação. Manga-rosa - Arredonda. Lindo colorido amarelo, matizado de rosa. Tamanho variável segundo a região produtora. Manga-bourbon - Mais ou menos esférica. Verde-amarelada. Manga-família - Mais ou menos esférica. Verde- amarelada. Manga-favo-de-mel - Alonga. Intensa coloração amarela. Muito doce. Manga-carlotina - Pequena. Arredondada. Amarelo-esverdeada, com pintinhas escuras, Alto teor de vitaminas C. Manga-coração-de- boi - Como o nome indica, apresenta-se sob a forma de um coração. A manga é uma fruta saborosa e nutritiva, hoje nativa em certas regiões do Brasil.


- Utilidades Medicinai

Anemia - A manga pode ser incluída na dieta dos anêmicos, junto com alimentos que contenham ferro.

Asma - Chá das folhas tenras da mangueira. Tomar morno, com mel.

Diarréia - Tomar o chá dos ramos tenros.

Distúrbios da Digestão - Fazer uma ou mais refeições só de manga.

Dispepsia - Ver digestão, distúrbios da.

Diurese - Comer mangas ou tomar o suco.

Doenças das vias Respiratórias - Xarope de manga: cozinhar o suco natural de manga com mel, até ficar reduzido à metade. Tomar uma colher de sopa de hora em hora.

Sarna - Cataplasma com a goma-resina que se extrai do tronco.

Verminoses - Preparar um decocto dos brotos dos ramos e da amêndoa das sementes, bem triturados, e tomar, em jejum, na dose de uma xícara de chá, juntamente com suco de limão.


Maracujá

O maracujazeiro é uma planta trepadeira da família das Passifloráceas, de que há diversas espécies.


- Utilidades Medicinais

Adstringente - Decocto das folhas do maracujá-com-folhas-de-louro.

Calmante - Proceder como indicado em insônia.

Diar
réia - Chá das Folhas de sururuca.

Estresse - Proceder como indicado em calmante.

Gota - Tomar banhos quentes com o d
ecocto das folhas do maracujá-da-bahia ou maracujá-cheiroso.

Histeria - Tomar várias vezes ao dia o refresco de maracujá, adoçado com mel.

Insônia - Tomar o suco do maracujá ao natural, adoçado com mel. Bater a polpa do maracujá ( sem ret irar as sementes ) com água e mel, e coar.

Verminoses - Triturar as sementes do mar
acujá-da bahia ou do maracujá-pintado, misturar com mel, e tomar uma colher de sopa em jejum.


Melancia

A melancia é produzida por uma planta da família das Cucurbitáceas, a que pertencem também o melão, o maxixe, o pepino, a abóbora, a bucha e o chuchu. É oriunda da Índia e aclimatada no Brasil, sendo cultivada em todos os Estados do país. Outros nomes botânicos para a melancia são Citrullus vulgaris e Citrullus lanatus (Thunb.) Mansf.


- Utilidades Medicinais

Distúrbios no metabolismo do Ácido úric o - Proceder como indicado em reumatismo.

Alcoolismo - Proceder como indicado em reumatismo.

Febre - Tomar o suco de melancia fresco. Ou,
aplicar fatias de melancia sobre o abdome, se houver causa intestinal.

Dores produzidas por Ferimento - Triturar as sementes em água com mel (liquidificar). Aplicar cataplasmas locais, renovando sempre.

Doenças da Garganta - Proceder como indicado em reumatismo.

Doenças Respiratórias - Comer esporadicamente melancia, substituindo uma refeição por esta fruta.

Reumatismo - Fazer refeições só de melancia, esporadic
amente. Passar um ou dois dias por semana, durante algumas semanas, não seguidas, só com melancia. Manter repouso nos dias de dieta com melancia.

Doenças das vias Urinárias - Proceder como indicado em reumatismo. Triturar as sementes com um pouco de água no liquidificador, coar, e tomar três a quatro xícaras por dia.


Melão

O melão é produzido por uma planta da família das Cucurbitáceas, originária da Ásia e aclimatada no Brasil. Pertence à mesma família da melancia.


-
Utilidades Medicinais

Disenteria - Triturar as sementes em água e um pouco de mel. Coar. Tomar morno e bem diluído, 3 xícaras por dia.

Doenças do Estômago - Tomar esporadicamente o suco de melão. Substituir refeições por este suco. Triturar as sementes em água e mel; coar e tomar morno e bem diluído, 3 xícaras por dia.

Febre - Proceder como indicado em dise
nteri a, com a diferença de que o liquido ali indicado deve ser tomado fresco em caso de febre.

Insuficiência Hepática - Proceder como indicado em estômago.

Inapetência - Triturar as sementes em
água e mel (no liquidificador). Coar e tomar bem diluído, duas horas e meia antes da refeição.

Reumatismo - Fazer refeições só de melão,
esporadicamente. Passar um ou dois dias por semana só com melão, quando se deve manter repouso.


Mirtilo

Pequena fruta originária da América do Norte. O Mirtilo, também conhecid
o como blueberry (nome em inglês), ganhou destaque devido às suas muitas propriedades medicinais.
Sua aparência é semelhante ao araçá, porém com coloração azul e tamanho de um grão de uva.
A fruta possui um sabor agridoce e pode ser empregada tanto em pratos doces como salgados ou ser consumida "in natura".
Suas folhas podem ser consumidas na forma de salada ou chá.

- Utilidades Medicinais:

O Mirtilo é uma das frutas frescas mais ricas em antioxidantes já estudadas. Tem um conteúdo particularmente elevado de polifenóis tanto na casca quanto na polpa, que conferem funções de proteção sobre as paredes das células.
Estudos científicos têm mostrado que o mirtilo previne doenças relacionados à visão, como catarata e glaucoma, melhorando a capacidade de leitura e o foco da visão. Os antocianos presentes no mirtilo têm a capacidade de reverter ou evitar o problema, prolongando a capacidade visual”, farmacêutico José Ângelo Zuanazzi, da UFRGS.
O poder de melhorar a visão atribuído ao mirtilo é uma história que
vem desde a Segunda Guerra Mundial, quando os pilotos britânicos comiam mirtilo antes dos vôos noturnos. Eles acreditavam que assim enxergavam melhor os alvos inimigos.

Estimula a circulação sangüínea nas artérias, veias e capilares;

Reduz a taxa de açúcar no sangue, sendo utilizado como coadjuvante no tratamento da diabete;

Indicado para convalescentes por ser rico em vitaminas e minerais os antioxidantes contidos no Mirtilo combatem os radicais livres que causam o envelhecimento;

Ajuda a prevenir infecções urinárias, infecções de laringe e da boca;

Evita a formação de glaucomas, ajuda no trato da visão.



Morango


Como fruta, raramente há quem não aprecie o morango, seja no seu estado natural, seja preparado em conserva. Antes de ser usado, o morango precisa ser cuidad osamente lavado, o que é indispensável de vários pontos de vista. Os horticultores combatem as pragas dos morangueiros com auxílio de compostos de cobre e outros fungicidas e inseticidas venenosos. E pode haver horticultores não esclarecidos ou inescrupulosos, que reguem suas plantações com água poluída. Dai o grande perigo de tifo, paratif o e outras moléstias contagiosas. Se o morango é de procedência duvidosa, deve ser banhado em sumo de limão, que minimiza o perigo de que estamos falando. Quando necessário guardar o morango por um ou dois dias, pode-se colocá-lo em ligeiras camadas sobre uma peneira e guardá-lo em lugar suficientemente fresco.


- Utilidades Medicinais

Ácido úrico - Recomenda-se substituir esporadicamente algumas refeições por morango, exclu sivamente. Além disso, convém passar um ou dois dias por semana, na época desta fruta, só com morangos, quando é indicado repouso.

Cálculos da Bexiga - Tomar de manhã em jejum uma colher de sopa de suco de morango puro.

Catarros pulmonares - Proceder como indica
do em ácido úrico. Tomar o xarope de morango: cozinhar o suco de morango com mel (metade de cada um) por aproximadamente uma hora. Tomar uma colher de chá de hora em hora.

Diarréia crônica - Tomar o chá das folha
s.

Diurese - O decocto da raiz é diurético.

Febre - Tomar suco de morango.

Reumatismo - Substituir refeições pelo uso exclusivo de morango. Passar um ou dois dias por semana só com morango, quando se deve m
anter repouso.

Doenças dos Rins - Proceder como indicado em ácido úrico. Pode-se fazer refeições exclusivas de morango amassado com mel.

Verminoses - Proceder como indicado em ácido úrico.


Nêspera

A nêspera, também chamada ameixa-amarela ou ameixa-americana, é produzida por uma árvore da família das Rosáceas, oriunda do Japão e da China Oriental e aclimada no Brasil.


- Utilidades Medicinais

Adstringente - Preparar o decocto da casca da nêspera e aplicar externamente em cataplasmas.

Amigdalite - Proceder como indicado em anginas.

Anginas - Gargarejar com o chá da casca da
nêspera. Usar 40 gramas da casca fresca ou 20 gramas da casca seca para um litro de água.

Diarréia - Recomenda-se fazer uma refei
ção de nêspera cozida com torrada. Pode-se também tomar o caldo do cozimento de nêspera de hora em hora na quantidade de 1/4 de xícara.

Diurese - Fazer refeições exclusivas de nêspera.

Estomatite - Proceder como indicado em anginas.

Noz

A nogueira é uma árvore alta, esbelta e copada, da família das Juglandáceas, originária da Índia e da Pérsia e aclimada no Brasil.


- Utilidades Medicinais

Anemia - Triturar de seis a oito cascas de nozes verdes, acrescentar mel e cozer em meio litro de água durante 15 minutos. Coar e tomar dois copos pequenos por dia. Não preparar em utensílios metálicos. Usar vidro refratário, barro ou madeira devido à presença de taninos em alta concentração. Recomendação prosaica e antig a. Tomar o infuso das folhas.

Anginas - Gargarejar com o suco da casca das nozes diluído em água.

Artritismo - Tomar o infuso das folh
as.

Feridas na Boca - Preparar suco de noz
es verdes, misturar com mel e diluir em água. Bochechar.

Cálculos da vesícula - Indica-se o d
ecocto da casca da raiz.

Calos - Aplicar no local o "pó" dos ramos novo
s misturado com mel.

Tônico p
ara o Cérebro - Deve-se incluir a noz no alimentação como complemento nutritivo. Na época, 3 ou 4 unidades de nozes por refeição são indicadas.

Conjuntivite - Lavar a conjuntiva com chá forte de folhas de nogueira.

Constipação intestinal - Comer nozes rala das com maçã e mamão.

Debilidade - Proceder como indicado em
cérebro.

Diarréia - Tomar o infuso das folhas ou das flores.

Dor de dente - Bochechar com chá forte da casca da raiz.

Feridas - Lavar com o decocto forte das folhas ou flores.

Inflamações da Garganta - Gargarejar com o c há forte das folhas.

Gengivite - Proceder como indicado em dor
de dente.

Insônia -
O povo afirma que é bom pôr folhas de nogueira sob o travesseiro.

Raquitismo - Proceder como indicado em anemia.

Doenças das vias Respiratórias - Proceder como indicado em tosse.

Tosse - Tomar o infuso das folhas juntamente com mel e leite.

Verminoses - Diluir o extrato da casca verde tomar em jejum duas colheres de sopa. Tomar o infuso das folhas. Tomar um pouco do chá da casca dos ramos novos em jejum. É útil o decocto da raiz.

Verrugas - Ver calos.


Pêra

A pêra é produto de uma árvore de porte alto, de tronco grosso,originária da Europa Central, onde se encontra em estado silvestre. A pereira se aclimatou nos Estados do Sul do País, mas não produz pêras tão belas e saborosas como as européias.


- Utili dades Medicinais

Constipação intestinal - Fazer refeições exclusivas de pêra, de preferência como desjejum.

Distúrbios Digestivos - Proceder como indicado em constipação intestinal.

Hipertensão arterial - Recomenda-se substituir refeições por pêras e passar alguns dias só com pêras, regularmente.


Inapetência - Proceder como indicado em constipação intestinal.

Doenças dos Rins - Proceder como indicado em hipertensão arterial.


Pêssego

O pessegueiro é uma árvore da família das Rosáceas, oriunda, segundo Candolle, da China Central, e não da Pérsia, como o nome equivocadamente indica .


- Utilidades Medicinais

Erupções cutâneas em geral - Cataplasmas locais das folhas frescas amassadas;ou,do decocto concen trado das folhas secas moídas.

Hemorragias - Uso tópico do caroço bem mistu
rado com uma gema de ovo. Remédio Popular.

Hipertensão arterial - Fazer refeições exclusivas de pêssego. Passar alguns dias só com esta fruta.


Verminose - Infuso das flores em jejum.


Pitanga

A pitanga é originária do Brasil, pode ser encontrada em muitos lugares do país. A fruta é arredondada, mede de 2 a 3 cm, tendo uma coloração avermelhada, rubra, roxa, vai depender da maduração. Contendo em vitaminas
A, complexo de B e C, sendo rica em sais minerais como ferro, cálcio, zinco e fósforo.
Pode ser consumida ao natural, como suco, geléi
as, vinhos, licores e sovertes.


- Utilidades Medicinais

É utilizada para combater febres, diarréias, além de ajudar a tratar de verminoses. É refrigerante e antiberibérica. As folhas combatem a febre.


Romã

A romanzeira é um arbusto, ornamental e medicinal, da família das Puniáceas, originári o da África setentrional e aclimatado no Brasil.


- Utilidades Medicinais

Angina da garganta - Xarope do suco de romã. Ext
rair o suco de romã misturar com mel meio a meio e deixar cozer por uma hora. Tomar uma colher de sopa de três em três horas.

Carbúnculo - Cataplasmas com as folhas
frescas trituradas. Renovar frequentemente.

Doenças d
a garganta - Proceder como indicado em angina da garganta.Gargarejo com o decocto das flores secas e pulverizadas. Gargarejo com o suco da romã.

Teníase - Tomar um copo pequeno de decocto da casca antes de dormir.


Sapoti

O sapoti é o fruto de uma árvore da família das Sapotáceas - Sapotizeiro - natural das Antilhas está bem aclimatado no Brasil.


- Utilidades Medicinais

Adstringente - Decoto da casca do sapotizeiro.

Febre - Tomar o decocto da casca do sapotizeiro.

Colelitíase - Triturar as sementes do sapoti e preparar um decocto. Filtrar e tomar em jejum. Método empírico.


Seriguela

Da mesma família da manga e do caju (anardeáceas), a seriguela pertence ao gênero Spondiease, o mesmo dos cajás. O fruto é adocicado, de sabor muito agradável, apropriado para consumo in natura ou para ou para sucos e sorvetes.


- Utilidades Medicinais

Diurética, energizante.

Indicações: aliviar esparmos, diarréia, disenteria, febre, gases, inflamação, limpar ferida, queimadura. É rica em carboidratos, cálcio, fósforo e ferro, a seriguela possui outras vitaminas como A, B e C.


Tamarindo

O tamarindeiro é uma árvore elevada, da família das Leguminosas, originária da África e aclimatada no Brasil.


- Util
idades Medicinais

Disenteria - tomar o chá da polpa do tamarindo.


Cólicas do fígado - Tomar o chá da polpa do tamar
indo.

Verminose - Chá das folhas do tamarindeiro. Tomar algumas vezes ao dia, inclusive em jejum.


Tangerina

É produzida por uma árvore da família das Rutáceas. Originária da China, acha-se aclimatada no Brasil.


- Utilidades Medicinais

Ácido Úrico - Recomenda-se fazer refeiçõ
es esporádicas e exclusivas de tangerina.

Arteriosclerose - Proceder como em ácido úrico.



Uva

A uva é uma das frutas mais apreciadas pelo homem, desde a mais remota antiguidade. Em todos os tempos, ela tem sido um precioso alimento para o gênero humano, nas vária fases da sua existência.

- Utilidades Medicinais


Anemia - Tomar suco de uva natural e concentrado freqüentemente.



Figura do menino do vinho



Morando em Bento Gonçalves, a "Terra da Uva e do Vinho", desejamos partilhar com vocês alguns estudos que vem sendo realizados sobre o suco de uva e do vinho tinto. O suco de uva pode ser uma ótima opção aos que devem evitar bebidas alcoólicas. A região da Serra gaúcha é famosa por seus parreirais, é a maior produtora de uvas e vinhos do país. Um passeio do qual vocês não se arrependeriam!
O interesse de pesquisar o suco de uva se deu quanto os pesquisadores observaram que os benefícios do resveratrol encontrado nos vinhos não poderiam ser aproveitados por todas as pessoas, já que por ser alcoólico, havia limitações em seu consumo. Ponto positivo para o suco de uva, que pode ser ingerido por qualquer pessoa, de todas as idades, e não apresenta efeito colateral nocivo.

- Propriedades do suco de Uva

Uma pesquisa inédita no Brasil, financiada por uma empresa concentradora de sucos do Vale dos Vinhedos e realizada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) constatou que o antibiótico natural chamado resveratrol, produzido pela videira para proteger os cachos de uva contra fungos e umidade, tem revelado inúmeras aplicações na medicina. As suas propriedades terapêuticas são altamente eficazes no combate aos radicais livres e a hipertensão.

PREVENÇÃO DE DOENÇAS: aumenta a expectativa de vida, reduz a formação de radicais livres, reduz a formação de placas de gordura que podem entupir as artérias, diminuem as chances de obstrução dos vasos sanguíneos, pode ter ação sobre a formação de tumores.

A quem se interessar mais pelo assunto dos poderes medicinais do suco de uva e vinho tinto, segue o link da UVIBRA : União Brasileira de Vitivinicultura http://www.uvibra.com.br/vinhoesaude.htm
(by Dra Angela Ozelame)




Bibliografia:

- AS FRUTAS NA MEDICINA NATU
RAL Alfons Balbach Daniel S. F. Boarim Edição Vida Plena (XX11) 464-3888 - Itaquaquecetuba - SP


link pesquisado:

http://www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=6293
http://www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/abacaxiorientacao.htm
http://www.seagri.ce.gov.br/siga/frutas_na_alimentacao.pdf
http://vidaenutricao.wordpress.com/2008/12/13/kiwi-propriedades-medicinais/
http://www.outramedicina.com/117/propriedades-do-kiwi





O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada,
Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.
(by Cora Coralina)




Copyright © 2009 - Layout by Webdesigner lbrsteffano. Todos os direitos reservados.

1 comentários:

Unknown disse...

de todas as frutas a pitanga me deu agua na boca

Postar um comentário