S.O.S. SAÚDETEST

Experenciamos o maior dom de todos: a Vida; que exige de nós constantes adaptações diante das situações que nos são apresentadas. Queremos partilhar informações e sugestões que possam ser de utilidade a todos. 15/07/2009 (by Angela e Luccas Brunno).

Subscribe
Youtube
Heart

DESEJAMOS A TODOS UM FELICE NATAL!!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

INDIGESTÃO.

* Velha conhecida de todos nós, a má digestão pode surgir depois de refeições copiosas, onde cometemos certos abusos, dando muito trabalho ao estômago para digerir os alimentos. Mas nem sempre são os abusos de alguns tipos de alimentos os causadores daquela sensação de que a comida parou, nem sobe, nem desce, a barriga fica estufada, arrotos e gosto de fel na boca também podem se fazer presente. Em algumas situações, discussões antes das refeições podem ocasionar a indigestão. Se todos nós pudéssemos transformar as nossas refeições em momentos de paz e harmonia, na calmaria, garantiríamos assim uma boa digestão.
(by Dra Angela e Luccas Brunno)



Indigestão


Sensação vaga de desconforto abdominal que pode, possivelmente, incluir uma sensação de estufamento, eructação, inchaço e náusea. A má digestão é velha conhecida daqueles que abusam dos alimentos condimentados, como é o caso da feijoada ou ainda das bebidas alcoólicas. Porém, não só os alimentos são os responsáveis pelo mal-estar depois das refeições. " A má digestão se caracteriza pela dificuldade do estômago em digerir os alimentos. A pessoa sente o estômago cheio e mal-estar geral. É importante verificar a causa deste desconforto, pois nem sempre é causada somente pelo alimento consumido", portanto deve ser feito o diagnóstico diferencial com outras enfermidades.

A indigestão raramente é um problema de saúde sério, a menos que acompanhada por outros sintomas.
Também pode ser provocada por comer muito rápido ou alimentação excessiva. Algumas pessoas podem descobrir que alimentos apimentados, alimentos ricos em fibra, alimentos gordurosos ou muita cafeína podem agravar esse problema. Os sintomas podem ser agravados pela ansiedade e depressão.


- Causas:

. aliment
ação excessiva
. comer muit
o rápido
. co
mer alimentos gordurosos
. cons
umo excessivo de álcool
. comer alimentos apimentados
. traum
a emocional ou nervosismo, estres
. Alg
uns antibióticos e antiinflamatórios
. herança g
enética
. presença da bactéria Helicobacter pylori
. doces, café, á
lcool, frutas ácidas, nicotina do cigarro e alimentos muito condimentados.

Este problema pode ter outras causas. A lista não menciona todas elas, nem as cita em ordem de probabilidade. As causas desse sintoma podem incluir doenças pouco comuns e medicamentos. Além disso, as causas variam conforme a idade e sexo da pessoa afetada e os seguintes aspectos específicos dos sintomas: características, evolução, fatores agravantes, fatores atenuantes e queixas associadas.


- Sugestões para evitar a indigestão: algumas dicas para evitar os incômodos da má digestão:

- Ingira alimentos com baixos teores de gordura saturada e evite algumas preparações como a feijoada, dobradinha e frituras de modo geral. Rica em gordura saturada, a feijoada é considerada um dos alimentos de mais difícil digestão consumidos no Brasil.
- Opt
e por alimentos de fácil digestão, como carnes brancas, arroz, massas, pães e doces.
- Evite o
consumo de bebidas alcoólicas. Consumir um único tipo de bebida a cada ocasião, diminui as possibilidades de ficar com ressaca que, por sua vez, dificulta a digestão.
- Evite dormir ou realizar atividades físicas intensas logo após as refeições. O sono antes da digestão
faz com que o metabolismo do corpo diminua, também reduzindo a quantidade de sangue disponível para digerir os alimentos. Com a comida ficando mais tempo retida no organismo, são produzidas toxinas que geram mal-estar.
- Não misture favas,
feijão, brócolis e couve flor na mesma refeição ou no mesmo dia.
- Dê preferência a alimentos cozidos a crus.
- O organ
ismo leva, em média, quatro horas para fazer a digestão dos alimentos. Uma hora e meia é o tempo ideal de espera para dormir depois de comer.
- Uma xíca
ra de chá depois das refeições ajuda a fazer digestão. Escolha o chá de sua preferência, já que é a quentura do mesmo que favorece a boa digestão. Além disso, dissolve gorduras e diminui a formação de gases.
No entanto, se os quadros persistirem ou forem freqüentes, é aconselhável procurar um médico para que seja realizada uma pesquisa mais detalhada", lembrando que a auto-medicação nunca é indicada.
A fitoterapia pode colaborar com ervas medicinais que promovem a digestão. A Acupuntura e a Homeopatia podem ser úteis também.


- Tratando sua própria indigestão

Os sintomas da indigestão são tão comuns que temos a tendência de considera-los de pouca importância e achamos que podem ser tratados com remédios que nos mesmos escolhemos nas prateleiras das farmácias. A variedade de remédios disponíveis é enorme e eles são vendidos em grandes quantidades.
Entretanto, é bom ter sempre em mente que um sintoma significa apenas que alguma coisa não vai bem em algum lugar do sistema digestivo, e se você tem alguma coisa mais persistente do que um ataque ocasional, então é necessário investigar e tratar a causa e não ficar aliviando o sintoma. Se medidas simples de auto-ajuda não surtem efeito, você deve marcar uma consulta com o seu médico.
Em primeiro lugar, se você teve recentemente um ou dois ataques de indigestão leve, vale a pena fazer algumas alterações no seu estilo de vida de modo a ser generoso com o seu próprio estômago. É importante melhorar a sua saúde de maneira geral.


- Mudanças no estilo de vida

. Se você vem experimentando ataques de indigestão, discretos e ocasionais, há algumas mudanças no seu estilo de vida que podem aliviar o problema.
. Se vo fuma, deve parar.
. Tente pe
rder peso e aumentar a sua atividade física.
. Evite o c
onsumo de bebida alcoólica.
. Adote uma dieta mais saudável. Diminua a quantidade de alimentos gordurosos, incluindo frituras, manteiga, queijo, batata frita e carne vermelha, troque por frutas, frango grelhado ou peixe e tente comer batatas cozidas em vez de fritas.
. Aum
ente a quantidade de fribras em sua dieta. As fibras são encontradas nas frutas, nos vegetais, nos cereais ricos em fibra do café da manhã e no pão integral.
. Evite pi
menta, sal e vinagre e alguns componentes das saladas (por exemplo, cebola e tomates) porque esses alimentos sempre pioram a queimação do estômago.
. Diminua a ingestão de cafeína, cortando o café e chá. Tente tomar café ou chá gelados descafeinados.
. Não coma uma grande refeição imediatamente antes de dormir; dê algumas horas para a digestão se processar antes de se deitar.
. O estôm
ago gosta de rotina e trabalha melhor quando você come três ou quatro refeições às mesmas horas, todo dia.
. Ansiedade
e stress afetam o funcionamento da musculatura do estômago, assim tente tirar algum tempo do seu dia para se descontrair; relaxar.

* Abaixo seguem como sugestão algumas ervas que auxiliam no processo digestivo:



ALECRIM (Rosmarinus officinalis)
Suas substâncias protegem a parede do estômago e aceleram a digestão.
Protege o fígado de substâncias tóxicas. É analgésico e antiespasmódico e, por isso, indicado para cólicas menstruais e intestinais. Uso: chá, tintura, óleo e tempero.






DENTE-DE-LEÃO (Taraxacum officinalis)
O dente-de-leão aumenta o fluxo de bile, facilitando a digestão, protege o fígado.Recomendado em casos de gastrite, hepatite, desconforto intestinal. Uso: chá.







CAPIM-LIMÃO (Cymbopogun citratus)
É calmante, combate insônia, cólicas e mal-estar gástrico. Uso: chá.








CAMOMILA (Matricaria chamomilla)
É antioxidante, antiinflamatória e um calmante suave. Boa para cólicas e para a digestão. Uso: chá.







SÁLVIA (Salvia officinalis)
Anti-séptica, antiespasmódica, estimulante do apetite, auxilia na digestão.








CARQUEJA (Baccharis trimera)
Digestiva (suas substâncias facilitam a quebra de gordura dos alimentos) e antiinflamatória, a carqueja ajuda a reduzir a glicose no sangue, é laxante e levemente diurética. Indicada também contra a prisão de ventre, indigestão e gastrite. Uso: chá.





HORTELÃ-PIMENTA (Mentha piperita)
Erva digestiva, anti-séptica, antiespasmódica e expectorante, a hortelã é indicada em casos de má digestão, problemas de fígado, cólica, resfriado, faringite e bronquite. Uso: chá das folhas.







MANJERICÃO (Ocimum basilicum)
É um tônico geral, auxilia em ansiedade e insônia, é antiespasmódico, podendo ser usado em caso de cólicas, gases intestinais, má digestão e diarréia. Uso: chá, tempero.







ESPINHEIRA-SANTA (Maytenus ilicifolia)
Diminui a acidez do tubo gástrico, protege o estômago, é digestiva, laxante, cicatrizante. Recomendada contra gastrite, úlcera, digestão lenta. Contra-indicada para quem está amamentando, pois inibe a produção de leite. Uso: chá das folhas.





* Aos interessados, segue link com receitas desintoxicantes e digestivas:
http://www.docelimao.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=371%3Areceitas-digestivas-e-desintoxicantes&catid=2%3Apratica&Itemid=5








"O que para uns é alimento, para outros será um veneno violento."
(by Lucrécio)


Copyright © 2009 - Layout by Webdesigner lbrsteffano. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário