S.O.S. SAÚDETEST

Experenciamos o maior dom de todos: a Vida; que exige de nós constantes adaptações diante das situações que nos são apresentadas. Queremos partilhar informações e sugestões que possam ser de utilidade a todos. 15/07/2009 (by Angela e Luccas Brunno).

Subscribe
Youtube
Heart

DESEJAMOS A TODOS UM FELICE NATAL!!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ENXAQUECA.

* Alguns de nós já experimentarmos aquela dor de cabeça que deixa zonzo, que pulsa, lateja, deixa o humor azedo, dificulta o pensar e o raciocinar, os olhos ficam sensíveis à luz, doem, surgem náuseas e até vômitos. Tudo o que queremos é ficar deitados quietinhos em ambiente calmo, tranquilo e de pouca luz. Esta é a enxaqueca, que afeta milhares de brasileiros e que em muitos casos é subdiagnosticada. São vários os tipos de dor de cabeça e um diagnóstico preciso se faz necessário para que possa ser instituido o tratamento mais adequado e eficaz. Observar-se e poder identificar os fatores desencadeantes também contribuem para que novas crises possam ser evitadas ou amenizadas quando elas surgirem. A enxaqueca prejudica a qualidade de vida, impedindo que consigamos realizar as nossas tarefas quando ela está presente.
(by Dra Angela e Luccas Brunno)





Enxaqueca







A enxaqueca afeta aproximadamente 6% dos homens e 18% das mulheres. No entanto é uma doença subdiagnosticada em todo o mundo, porque se estima que apenas uma minoria dos pacientes consulta médicos para diagnóstico e tratamento.
Dor de cabeça é um sintoma muito comum, sendo raro alguma pessoa que nunca teve. Mas nem todas as dores d
e cabeça são enxaquecas. Por isto, é muito importante fazer uma consulta médica para determinar o tipo de cefaléia.


Sinais e Sintomas da Enxaqueca, acessar o links abaixo.
http://www.cente.med.br/sintomas.htm


Saiba sobre cefal
éia tensional e outras causa de dor de cabeça aqui.
http://w
ww.bancodesaude.com.br/cefaleia/dor-cabeca



- A enxaqueca tem as seguintes características:

- Cefaléia unilateral, ou seja, a dor afeta um lado da cabeça; (de forte intensidade) esse é o sintoma predominante;
- Dor pulsátil ou latejante;

- Crises com dor moderada a intensa que podem prejudicar as atividades diárias;
- Presença de náuseas e/ou vômitos;
- Sensibilidade a luz (e às vezes ao barulho);
- Piora com atividade física rotineira;

Algumas pessoas apresentam um sintoma adicional, a aura. Aura é definida como manifestações do sistema nervoso (geralmente visuais) que precedem uma enxaqueca. Essas podem incluir distúrbios visuais, como luzes piscando, manchas brilhantes, visão borrada ou manchas cegas. A aura pode também envolver sintomas auditivos, sensitivos ou motores.


- A enxaqueca ocorre em crises e os pacientes com enxaqueca ficam assintomáticos entre elas.

Causas e fatores desencadeantes da enxaqueca

Embora reste muita coisa para se descobrir sobre dor de cabeça, algumas pesquisas apontam que a enxaqueca pode ter sua causa em alterações funcionais do nervo trigêmeo (nervo responsável pelas sensações da cabeça e da face) e por desequilíbrios em neurotransmissores do sistema nervoso central.
Os desencadeantes de enxaqueca podem ser diferentes para cada pessoa. Pode haver um fator que provoque enxaqueca em alguém ou pode existir uma combinação de fatores. Alguns incluem:

Ambiente/Comportamento
O ambiente ou o comportamento podem contribuir para a enxaqueca. Lista de possíveis desencadeantes ambientais:

- Luz forte
- Ruídos altos
- Alterações climáticas
- Alterações de comportamento (dormir demais ou de menos, jejum, alteração na dieta), dos hábitos alimentares rotineiros
- Estresse em algumas pessoas, pode facilitar a enxaqueca. Avaliar o estilo de vida pode auxiliar na identificação de fatores que estejam contribuindo para a enxaqueca.
- Alimentos desencadeantes de enxaqueca variam entre as pessoas. Mas a lista a seguir contém alimentos comumente conhecidos que podem contribuir para o início da enxaqueca:

- Chocolate
- Queijo
- Cafeína

- Frutas cítricas
- Bebidas alcoólicas
- Glutamato monossódico, que uma substância que acentua o sabor dos alimentos
-
Comidas gordurosas
- Fumo


- Diagnóstico da enxaqueca

O primeiro passo do médico para o diagnóstico da enxaqueca é obter um histórico completo da dor de cabeça.
Isso pode incluir idade à época da primeira crise, a possível existência de um repetiç
ão das crises, natureza e localização da dor e fatores desencadeantes. Depois do histórico, o médico pode realizar exame físico, avaliação neurológica e solicitar exames complementares.


- Tratamento da enxaqueca

Uma grande variedade de medicamentos tem sido desenvolvida para o tratamento da enxaqueca. Além disto, existem medicamentos comumente usados para tratar outras doenças e que também ajudam a aliviar ou a prevenir a enxaqueca. A escolha da medicação vai depender individualização de cada caso.
Aproximadamente 70% dos pacientes com enxaqueca tentaram tratamentos médicos alternativos em algum momento. Muito desses ajudaram a reduzir os fatores desencadeantes, especialmente problemas de coluna e pescoço.


- Fisioterapia

A Fisioterapia pode ser uma alternativa para a correção de erros posturais, bem como ajudar em alguns fatores desencadeantes como problemas em coluna cervical e pescoço.


- Osteopatia e quiropraxia

Osteopatas e quiropraxistas tratam de problemas associados aos ossos. Quiropraxistas lidam mais especificamente com transtornos do funcionamento da coluna vertebral e os músculos a elas relacionados.


- Fitoterapia

Gengibre e hortelã em qualquer apresentação podem ajudar a diminuir a sensação de náusea e ajudar na digestão. Óleo de lavanda quando passado nas têmporas é outro remédio que proporciona alívio.


- Acupuntura e acupressura

A acupuntura funciona tão bem no alívio de muitas dores, que cientistas em universidades do mundo inteiro têm pesquisado a sua ação sobre o nosso organismo. E as pesquisas têm mostrado resultados incríveis.

A acupuntura atua em vários níveis do cérebro:
. Ativando um circuito denominado sistema supressãor da dor;
. Promovendo a liberação de endorfinas (substâncias semelhantes à morfina, promovem sensação de alívio da dor e bem-estar);
. Aumentando os níveis de serotonina;
. Diminuindo a liberação de substâncias cerebrais relacionadas à dor.

O efeito da acupuntura numa crise de enxaqueca pode ser muito rápido, com graus de alívio que podem ser muito grandes. E sem os efeitos colaterais dos medicamentos!
A acupuntura pode também ser utilizada periodicamente fora das crises de enxaqueca, com o objetivo de preveni-las!


- Homeopatia

O princípio da homeopatia é tratar o semelhante com semelhante. Quantidades ínfimas de substâncias que imitar os sintomas da doença são prescritos. As substâncias recomendadas dependem dos sintomas particularizados de cada indivíduo, assim, duas pessoas com problemas semelhantes, podem receber tratamentos diferentes.


- Psicoterapia

Todo mundo tem problemas na vida, mas nem todo mundo é capaz de lidar com eles. Uma vez que a ansiedade e o stress podem desencadear os ataques de enxaqueca, algumas pessoas podem se beneficiar da psicoterapia, melhorando a sua capacidade de enfrentamentos de seus problemas.


- Massagem e aromaterapia

Como um meio de reduzir a tensão muscular e propiciar relaxamento, a massagem pode ajudar muito. Se feita regularmente, a massagem pode ajudar a minimizar a dor de cabeça que resulta do stress. Alguns acham que a massagem combinada com óleos aromáticos (aromaterapia) é particularmente benéfica uma vez que os óleos podem ser usados para minorar problemas, incluindo sono inadequado e dor nos seios da face.


- Yôga

A yôga alonga os músculos, alivia o stress, ajuda na respiração e diminui a tensão.


- O método Alexander

Essa técnica foi introduzida por F.M. Alexander, que acreditava que uma postura ruim poderia causar dor e doença. A ênfase está em deixar de lado os maus hábitos de movimentar-se e corrigir a relação entre a cabeça e o de movimentar-se e corrigir a relação entre a cabeça e o pescoço e o resto do corpo. Esse tratamento pode ser uma ajuda específica nos pacientes com dores de cabeça em músculos da nuca enrijecidos e doloridos.


O tratamento da enxaqueca tem um resultado melhor, quando associa do a medidas comportamentais, que ajudam a identificar desencadeantes e evitá-los.
A prática de atividades físicas moderadas e regulares também é estimulada por ser um mecanismo natural de regulação da dor.


link relacionados, acesse os links abaixo.

http://cefaleias.com.br/enxaqueca/enxaqueca-menstrual
http://www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/saude_mulher/enxaqueca.asp
http://clubeficaz.com.br/clubes/vivasaude/2008/12/11/dieta-sono-e-estresse-sao-gatilhos-de-enxaqueca/
http://www.imagick.org.br/zbolemail/Bol06x10/BE10x6.html
http://www.enxaqueca.com.br/tratamentos/acupuntura.html
http://www.cente.med.br/sintomas.htm
http://www.bancodesaude.com.br/enxaqueca/enxaqueca


Fonte: ISTOÉ - GUIA DA SAÚDE FAMILIAR - volume 2 "ENXAQUECA E DORES DE CABEÇA" paginas 71 a 75



"A ansiedade e o medo envenenam o corpo e o espírito."



Copyright © 2009 - Layout by Webdesigner lbrsteffano. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário