S.O.S. SAÚDETEST

Experenciamos o maior dom de todos: a Vida; que exige de nós constantes adaptações diante das situações que nos são apresentadas. Queremos partilhar informações e sugestões que possam ser de utilidade a todos. 15/07/2009 (by Angela e Luccas Brunno).

Subscribe
Youtube
Heart

DESEJAMOS A TODOS UM FELICE NATAL!!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

SUCOS COM PODERES CURATIVOS

Sucos com Poderes Curativos


- Constipação intestinal ou prisão de ventre

Conhecida popularmente como prisão de ventre, atinge grande parte das pessoas e está relacionada com diversas doenças. Caracteriza-se pela dificuldade em evacuar, fezes ressecadas e distúrbio na freqüência das evacuações. Ocorrem dores e mal-estar, sendo uma das principais causas de hemorróidas e apendicite.
Com isso, o organismo contamina-se com toxinas que deveriam ser eliminadas. Pessoas constipadas apresentam também distensão abdominal. As principais causas são falta de fibras na alimentação, pouca ingestão de água, gravidez e problemas fisiológicos. Uma dieta rica em fibras, líquidos e a prática de exercícios físicos é fundamental para o tratamento.

Vitamina de caqui

3 caquis bem maduros sem casca e sem sementes, 2 copos de leite gelado. Modo de preparo: bater no liquidificador, durante dois minutos e adoçar a gosto.

Suco de caqui e laranja

1 caqui, 1 laranja. Modo de preparo: descascar a laranja e cortar em pedaços tirando as sementes. Lavar bem o caqui, cortar em pedaços sem sementes e extrair o suco das frutas, processando pela centrífuga. Adoce e sirva.

Milk-shake refrescante e digestivo de banana com mamão

3 copos de leite de soja, 1 mamão papaia picado, 1 banana,1 colher de chá de essência de baunilha. Modo de preparo: bata no liquidificador e tome gelado.

Suco de laranja, com muitas fibras

3 laranjas. Modo de preparo: descascá-las e deixar aquela pele branca (rica em pectina), que ajuda a emagrecer e favorece o funcionamento dos intestinos, combatendo a prisão de ventre. Corte-as em quatro partes e passe numa centrífuga. Se necessário, adoce. Coloque bastante gelo. Fica cremoso, suave e é muito delicioso.

Suco de tangerina

2 tangerinas sem sementes, 500ml de água mineral. Adoçar. Modo de preparo: Bater no liquidificador. Coar e servir.

Suco de uva com ameixa-preta e pêra

Dois copos de suco de uva com ½ pêra descascada e sem sementes, três unidades de ameixas-pretas sem caroço.Modo de preparo: bater no liquidificador e sirva gelado.

Vitamina de manga

2 mangas médias sem caroço picadas, 1 litro de leite. Modo de preparo: bater no liquidificador. Adoçar a gosto.

Suco de cupuaçu

200g de polpa de cupuaçu ou duas colheres de sopa de polpa ou, ainda, duas colheres de polpa de cupuaçu, ½ litro de água mineral. Modo de preparo: bater no liquidificador, adoçar a gosto e servir bem gelado.

Ameixa-preta

10 ameixas-pretas sem caroço,1 copo de água. Modo de preparo: bater no liquidificador.


. Principais elementos terapêuticos

Manga: aumenta o sistema imunológico e combate a prisão de ventre. Rica em fibras, pode ser usada ao natural, em saladas, sorvetes, musses e até molhos para acompanhar pratos salgados. Vitaminas: A, BI, B2 e B5. Minerais: potássio, fósforo, cálcio.

Caqui: excelente para prevenir cãibras, prisão de ventre e tem ação galactogênica. Vitaminas: BI, B2, B6 e C. Minerais: potássio, fósforo, cálcio, magnésio, sódio e ferro.

Mamão ou papaia: ajuda na digestão (bromelina), atua na gastrite e diabetes. Vitaminas: A, C, BI e B2. Minerais: ferro, fósforo, cálcio.Laranja: é uma fruta rica em vitamina C e fibras, principalmente se ingerida com o bagaço. Auxilia na digestão, no processo de emagrecimento,
auxiliand
o na prevenção de doenças em geral.

Tangerina: é uma fruta rica em vitaminas e minerais, auxilia no funcionamento dos intestinos por causa das suas fibras exerce ação fortalecedora do sistema imunológico e preventiva de câncer, além de ser levemente laxativa. Rica em vitamina C, potássio e pectina.
Banana: saúde para crianças, gestantes e atletas. Combate a diarréia infantil e a tensão pré-menstrual. Vitaminas: A, C, BI, B2 e B5. Minerais: cálcio, potássio, magnésio, ferro. Calorias: 96 calorias (100g).

Uva: contém um elemento incrível contra o infarto, herpes e proteção contra o câncer, que é o Resveratrol, estudado por iminentes pesquisadores, comprovando sua ação varredora de radicais livres e seu poder antioxidante. Inibe a ação do mau colesterol, evitando o derrame cerebral e reduzindo a formação de placas de gordura. Possui cerca de 60 calorias por 100g.

Cupuaçu: é uma das frutas mais versáteis, de sabor peculiar, com grande quantidade de vitaminas do complexo B, proteínas e fibras, além dos taninos, que ajudam a evitar inflamações e toxinas no organismo.

Ameixa-preta: indicada para hipertensão arterial, ácido úrico e prisão de ventre. Vitaminas: A, B6 e C. Minerais: ferro e potássio. Possui um elemento químico chamado hidroxifenilxantina, que, com as fibras, ajudam no peristaltismo intestinal, combatendo a prisão de ventre. As fibras da ameixa ajudam o bolo alimentar a seguir seu caminho mais rapidamente, pois não são digeridas pelo organismo.


Depressão

A depressão é uma doença que começa com um distúrbio na parte do cérebro que governa os humores, estressando as pessoas. Quando o estresse se torna demasiado para um indivíduo e seu mecanismo de adaptação não reage mais, há o início da depressão.
Perde-se então o interesse pelas coisas que o cercam, o vigor, tornando o indivíduo zangado e irritadiço. Ocorrem também dores nas costas, de cabeça e apetite exagerado ou nulo (anorexia).
Os neurotransmissores do cérebro que regulam nosso comportamento são controlados
pelo que comemos e tomamos. Daí a importância da alimentação e da ingestão de nutrientes adequados para manter o organismo em equilíbrio, evitando a depressão.
A gordura monoinsaturada do abacate e das castanhas é também indicada por causa do aumento da vivacidade que proporciona.

- Suco antidepressivo
20ml de suco de uva, 20ml de suco de maçã, 20ml de suco de maracujá, 3 folhas de maracujá, 5g de camomila (fazer chá), 2 folhas de limão (fazer chá), 1 copo de água. Modo de preparo: faça primeiro o chá por infusão das folhas de limão, maracujá e sumidades (flores) de camomila. Jogue dois copos de água fervente sobre elas. Abafe por 10 minutos. Misture no liquidificador os sucos restantes. Dose recomendada: se você quiser ficar calmo como um passarinho, tome um copo desse suco de manhã, à tarde e à noite. Você verá que o seu sono vai ser mais tranqüilo, e não vai nem dar tempo para você começar a contar os carneirinhos...


. Principais elementos terapêuticos

Uva: o suco de uva possui elementos químicos como o PCO, estudado por iminentes cientistas, com propriedades antioxidantes, muito poderoso na luta contra os incontroláveis radicais livres. Tem a capacidade única de unir as fibras de colágeno para reverter os danos causados pelos anos por lesão e pelo ataque dos radicais livres. Os elementos químicos benéficos estão presentes no suco de uva e no vinho tinto, pelo fato de serem processados com as sementes.

Limão: o chá das folhas possui limoneno, excelente calmante para pessoas nervosas e com insônia.

Camomila: é analgésica e antidepressiva. Possui efeito calmante e é muito usada por pessoas que têm problemas nervosos.

Maçã: contém minerais como o fósforo, que combatem o cansaço físico e mental. Potássio, que ajuda nas contrações musculares e evita o derrame. Possui vitamina C, que ajuda a aumentar a imunidade do organismo, tornando-o mais resistente às doenças.

Maracujá: possui substâncias capazes de atuar como depressoras do sistema nervoso central, substâncias com ação semelhante aos neurolépticos; potentes tranqüilizantes usados no tratamento de doenças mentais.


- Suco para ter um sono tranqüilo

2g de camomila,2g de hortelã-pimenta,2g de melissa,1 folha de alface,1 copo de água. Modo de preparo: lazer o chá por infusão das ervas, misturar e tomar logo em seguida.Dose recomendada: 1 copo, antes de dormir.

2º suco

Casca de 1 limão, 2g de gengibre, ½ copo de suco de maracujá, ½ de água mineral. Adoçar a gosto. Modo de preparo: bater no liquidificador as cascas de 3 limões, com 2g de gengibre picado. Adicione o suco de maracujá e ½ copo de água mineral. Dose recomendada: 1 copo, antes de dormir.


. Principais elementos terapêuticos

Cascas de limão: possuem hisperidina e limoneno, que são excelentes calmantes para pessoas nervosas e com insônia.

Gengibre: tem atividade antidepressiva.

Maracujá: tem alcalóides que ajudam a normalizar os desequilíbrios do sistema nervoso central.

Camomila: o chá tem efeito calmante para o tratamento de problemas nervosos.

Hortelã-pimenta: é usada para aqueles que têm insônia e é sedativa do sistema nervoso central.

Melissa ou erva-cidreira: é sedativa, possui substâncias que relaxam a tensão nervosa e a ansiedade, sendo um excelente calmante.


Diabetes

Existem dois tipos de diabetes, a tipo I; insulínica, doença metabólica causada pela deficiência do hormônio pituitário, provocando danos à glândula pituitária e produzindo quantidades anormais de urina. Ocorre com maior freqüência em crianças e jovens.
O segundo tipo é a diabetes não-insulínica dependente ou do tipo II, que resulta da quantidade de produção insuficiente de insulina pelo pâncreas. Noventa por cento dos casos estão relacionados à obesidade. O organismo fica incapaz de utilizar a glicose e os principais sintomas são: urina freqüente, sede excessiva, fraqueza e perda de peso, além de cicatrização lenta de feridas, formigamento, dormência dos pés, em conseqüência da má circulação.
O diabetes n
ão tem cura, mas pode ser perfeitamente controlado por meio da alimentação e remédios.

- Suco vegetal para diabetes Tipo II (não-insulinica)

5g de pata de vaca, 5g de insulina vegetal, 1 copo de água mineral. Modo de preparo: Fazer o chá por infusão e tomar duas vezes ao dia. Dose recomendada: tomar três vezes ao dia.

. Principais elementos químicos

A pata de vaca, pesquisada pela Escola Paulista de Medicina, tem sua ação como antidiabética comprovada, ajudando a baixar o nível de glicose no sangue. É exatamente em suas folhas que está oculto o segredo desta planta extraordinária.Insulina vegetal: é uma das mais eficientes plantas medicinais para hiperglicemia, em virtude de seu princípio ativo inulina, que ajuda o pâncreas a produzir mais insulina, estabilizando o açúcar no sangue.


Diarréia

A diarréia caracteriza-se por evacuações freqüentes e de consistência líquida/aquosa, podendo ser originada por vários fatores, inclusive ser sintoma de contaminações por água contaminada, cólera, intoxicação alimentar entre outras.
Deve-se ingerir sucos, líquidos e água-de-coco para evitar a desidratação e procurar saber a causa, se persistirem os sintomas. Procure atendimento médico.

Chá de romã

½ parte da casca do fruto seco,500ml de água. Modo de Preparo: Ferver por 5 minutos em fogo baixo. Dose recomendada: Tomar 1 xícara, 3 vezes ao dia.

Milk-shake de goiaba

500ml de leite desnatado, 2 goiabas vermelhas (só a polpa). Adoçar a gosto. Modo de preparo: bater no liquidificador. Coar e servir.

Obs.: durante episódios de diarréia, convém beber bastante líquidos, principalmente água-de-coco, para proporcionar ao organismo os minerais perdidos nas evacuações, evitando a desidratação. Se persistirem os sintomas, procurar um médico.


- Propriedades terapêuticas

Romã: além de as sementes decorarem pratos e serem saborosas, a casca pode ser utilizada para fazer chá, que combate diarréia. Secar a casca e usar.

Goiaba: combate a diarréia e o câncer, em virtude do tanino e do licopeno (presente apenas na goiaba vermelha), presentes em sua composição. Vitaminas: A, B2 e C. Minerais: cálcio, ferro e fósforo. Calorias: 42.


Digestão

A digestão é o processo pelo qual os alimentos são digeridos no estômago sob a ação do ácido clorídrico (suco gástrico). Os principais fatores capazes de interferir na digestão são estresse, pressa no horário das refeições, discussões à mesa, pouca ingestão de saladas e frutas, excesso de gorduras e proteínas. Alguns sucos podem auxiliar o processo de digestão e aliviar aquela
sensação de "estômago pesado”.

Suco de abacaxi com hortelã

1 copo de água, 2 rodelas de abacaxi, 6 folhinhas de hortelã. Adoçar a gosto e servir com gelo. Modo de preparo: bater bem no liquidificador todos os ingredientes. Não há necessidade de coar.

Chá de abacaxi

4 rodelas de abacaxi picadas,1litro de água,3 anis estrelados com 6 cravos-da-índia. Adoçar a gosto. Modo de preparo: numa panela, cozinhar durante 10 minutos em fogo brando. Coar a servir quente com bolachinhas.

Abacaxi com cenoura

2 cenouras grandes picadas, ½ litro de água, ½ abacaxi pérola picado. Adoçar à vontade. Modo de preparo: bater no liquidificador e servir gelado. Decore a borda com cascas finas de laranja e pedacinhos de manga.

Suco de abacaxi comum
Digestivo, tem ação mucolítica.

½ abacaxi,½ litro de água mineral com gás. Usar adoçante. Modo de preparo: bater no liquidificador e servir com cubos de gelo.

Milk-shake rápido de mamão papaia

1 mamão médio picado, 3 copos de leite de soja, 1 banana média, 1 colher de essência de baunilha. Modo de preparo: bater tudo no liquidificador até obter uma bebida uniforme.

Milk-shake refrescante e digestivo de banana com mamão.

3 copos de leite de soja, 1 mamão papaia picado, 1 banana, 1 colher de chá de essência de baunilha. Modo de preparo: bater no liquidificador e tome gelado.

Suco de laranja com muitas fibras

3 laranjas. Modo de preparo: descascá-las e deixar aquela pele branca (rica em pectina), que ajuda a emagrecer. Corte-as em quatro partes e passe numa centrífuga. Se necessário, adoce. Coloque bastante gelo. Fica cremoso, suave e é muito delicioso.

Suco de tangerina

2 tangerinas sem sementes, Suco de 1 limão taiti, 500ml de água mineral. Adoçar. Modo de preparo: bater no liquidificador. Coar e servir.

Suco de uva com pêra

Dois copos de suco de uva, ½ pêra descascada e sem sementes. Modo de preparo: bater no liquidificador e servir gelado. É bastante saboroso.


- Principais elementos terapêuticos

Abacaxi: altamente digestiva, combate a prisão-de-ventre e é antiinflamatória.Vitaminas: A, C e BI. Minerais: potássio, fósforo, selênio, ferro, magnésio, manganês.

Mamão ou papaia: ajuda na digestão (bromelina), atua na gastrite e diabetes. Vitaminas: A, C, BI e B2. Minerais: ferro, fósforo, cálcio.Laranja: é uma fruta rica em vitamina C e fibras, principalmente se ingerida com o bagaço. Auxilia na digestão, na prevenção de doenças e no processo de emagrecimento.

Tangerina: a tangerina é uma fruta rica em vitaminas e minerais, auxilia no funcionamento dos intestinos por causa de suas fibras. Exerce ação fortalecedora do sistema imunológico e preventiva de câncer, além de ser levemente laxativa.

Banana: saúde para crianças, gestantes e atletas. Combate a diarréia infantil e a tensão pré-menstrual. Vitaminas: A, C, BI, B2, B5. Minerais: cálcio, potássio, magnésio, ferro. Calorias: 96 (100g).Uva: contém um elemento incrível contra o infarto, herpes e proteção contra o câncer, que é o Resveratrol. Inibe a ação do mau colesterol, evitando o derrame cerebral e reduzindo a formação de placas de gordura.

Limão: em 100g da fruta, 100mg de vitamina C. Possui quatro vezes mais vitamina C do que a laranja.


Fadiga

A fadiga é uma sensação generalizada de cansaço, diferente da sensação de sono (querer dormir) ou de fraqueza ou desmaio. É um cansaço geral, e a fadiga extrema pode levar aos limites da exaustão. Pode estar relacionada ao estresse e às doenças específicas como a anemia ferropriva e depressão. Em todos os casos, é necessário ingerir alimentos energéticos capazes de nutrir o organismo, causando sensação de bem-estar. Sucos energéticos e atividade física são medidas eficientes no combate à anemia.

Suco energético e afrodisíaco

200g de polpa de açaí, 20ml de xarope de guaraná, 2 copos de água-de-coco, 100g de granola. Modo de preparo: Bater no liquidificador e servir com cubos de gelo.

Açaí com banana e cenoura

1 litro de leite gelado, 50g de polpa de açaí, 1 banana nanica madura. Adoçar a gosto. Modo de preparo: bater no liquidificador e servir em seguida.

Banana com coco nutre e dá energia

2 bananas médias, 2 copos de leite gelado, 1 colher de sopa de coco ralado. Modo de preparo: bater no liquidificador por dois minutos.

Batida de banana energética

1 banana, 500ml de leite, 1 colher de aveia, 3 castanhas-do-pará. Adoçar. Modo de preparo: colocar tudo no liquidificador, bater por um minuto. Servir no desjejum. É um ótimo energético.

Leite de castanha

6 castanhas (só a amêndoa, sem casca),1 copo de água. Modo de preparo: bater no liquidificador por 5 minutos. Coar com peneira fina. Pode ser misturado a mingaus e pudins. Estimulante cerebral, afrodisíaco e energético 100ml de xarope de guaraná e cubos de gelo. Modo de preparo: bater no liquidificador e tomar.

Obs.: por conter alcalóides, cafeína e teobromina, não se deve tomar durante a noite.

Suco de guaraná com açaí + catuaba

1 colher de sopa de xarope de guaraná, 50g de polpa de açaí, 1 copo de água, 10g de catuaba em pó.Adoçar a gosto. Modo de preparo: bater tudo no liquidificador durante dois minutos. Este suco é recomendado para ser tomado duas vezes ao dia, para combater o estresse.


- Principais elementos terapêuticos

Guaraná: evita o estresse, a fadiga intelectual, é estimulante cardíaco, sexual e do sistema nervoso central. Minerais: contém saponina e cafeína.

Castanha-do-pará: excelente contra o estresse, pode ser usada para mingaus e pudins. É energética e muito rica em proteína! Vitaminas: complexo H, C e A. Minerais: fósforo, cálcio e ferro. Calorias: é altamente calórica, chegando a 698 calorias.
Açaí: afrodisíaco e altamente energético. Vitaminas: A, BI, B2 e C.Minerais: cálcio, fósforo, ferro. Calorias: 247, só a polpa do açaí.

Banana: saúde para crianças, gestantes e atletas. Combate a diarréia infantil e a tensão pré-menstrual. Vitaminas: A, C, BI, B2 e B5. Minerais: cálcio, potássio, magnésio, ferro. Calorias: 96 (100g).Aveia: a aveia é um alimento extremamente benéfico para o sistema nervoso, por causa de suas vitaminas do complexo B. Também beneficia a pele e o funcionamento intestinal, combatendo a prisão de ventre. É bastante energética.

Catuaba: contém catuabina e alcalóides semelhantes à atropina e a iombina. E um ótimo tônico e estimulante sexual, além de combater o estresse e a dificuldade de raciocínio.


- Fortalecedor do sistema imunológico

O sistema imunológico é o responsável pelas defesas naturais do organismo, que o protege contra infecções e agressões de vírus e bactérias.
Situaç
ões de estresse, tristeza, oscilações emocionais, alimentação inadequada debilitam o organismo, tornando-o suscetível a diversas doenças, que podem variar de resfriados a câncer. Para fortalecer o sistema imunológico, é necessária uma alimentação balanceada, rica em nutrientes fortalecedores do sistema imune como a vitamina C e outros elementos antioxidantes. Veja alguns sucos capazes de fortalecê-lo:

Vitamina de manga

2 mangas médias sem caroço picadas, 1 litro de leite. Modo de preparo: Bater no liquidificador. Adoçar a gosto.

Suco de kiwi com maçã

4 kiwis,2 maçãs maduras,1 copo de água.Adoçar. Modo de preparo: descascar os kiwis e as maçãs e cortar em pedaços. Processe na centrífuga e extraia o suco puro. Adoce e sirva imediatamente.


- Principais elementos terapêuticos

Manga: aumenta o sistema imunológico e combate a prisão de ventre. Rica em fibras, ela pode ser usada ao natural, em saladas, sorvetes, musses e até molhos para acompanhar pratos salgados. Vitaminas: A, B1, B2 e B5. Minerais: potássio, fósforo e cálcio.Kiwi: antioxidante, combate a infertilidade masculina, previne gripes e é afrodisíaco. Vitaminas: A, B e C. Minerais: Cálcio, magnésio, potássio e ferro.


Gripe

É uma infecção virótica do trato respiratório altamente contagiosa. Pode ser facilmente transmitida por tosse e espirros. Ela pode aparecer de repente, após um período de incubação de 1 a 3 dias. A vitamina A e a C são poderosos antioxidantes e fortalecedores do sistema imunológico.

Xarope para combater a gripe

½ copo de água mineral, 3 ramos de hortelã-pimenta, 3 ramos de agrião, 1 colher de sopa de mel, ½ copo de água mineral ou água-de-coco. Modo de preparo: fazer o chá por infusão da hortelã e do agrião, bater no liquidificador com a água e o mel. Dose recomendada: tomar uma colher de sopa, quatro vezes ao dia.

Suco para proteger da gripe no inverno
½ mã, 1 limão (suco), ½ cenoura, 1 copo de água. Adoçar com mel. Modo de preparo: bater os ingredientes no liquidificador. Dose recomendada: tomar três vezes ao dia, entre as refeições.

Suco de acerola com mamão

200g de polpa de acerola, 1 mamão papaia sem sementes, 500 ml de água. Modo de preparo: bater no liquidificador e beber gelado. (É aconselhável ingestão logo após o preparo).

Suco de caju

2 cajus maduros,500ml de água. Adoçar. Modo de preparo: descascar a fruta, cortar em pedaços e bater no liquidificador com a água, adoçando a gosto. Servir gelado.


- Principais elementos terapêuticos

Esses sucos citados têm a propriedade de proteger da gripe e de outras doenças causadas pela diminuição do sistema imunológico. São ricos em vitamina C e minerais importantes para aumentar as defesas do organismo às infecções.

Hortelã: é a mais popular das plantas medicinais conhecidas. Ótima para combater tosses, asma e gripe, pelo seu óleo essencial (citral).

Agrião: é um inimigo das placas bacterianas. Tem ação expectorante, pois aumenta a fluidez do muco segregado pelo aparelho respiratório ao sofrer o ataque de microorganismos, como, por exemplo, o vírus da gripe.

Caju: rico em vitamina C, é uma fruta indicada na prevenção de gripes e resfriados, pois fortalece o sistema imunológico responsável pelos mecanismos de defesa do organismo.

Acerola: vice-campeã de vitamina C, fortalece o sistema imunológico e protege contra o câncer. Vitaminas: C e do complexo B. Minerais: cálcio, fósforo, ferro e magnésio. Rica em fibras. Calorias: 47.

Mamão ou papaia: ajuda na digestão (bromelina), atua na gastrite e diabetes. Vitaminas: A, C, B1 e B2. Minerais: ferro, fósforo e cálcio.


Menopausa

A menopausa é o fim da vida fértil da mulher e de seus períodos menstruais. Este fenômeno se apresenta normalmente entre os 45 e 52 anos, havendo também casos em que ela se inicia antes dos 45 anos e se finaliza após os 52 anos.
Ocorre por causa da diminuição da produção dos hormônios pelos ovários. O sangramento irregular e abundante nas mulheres na idade da menopausa deve-se à ausência de ovulação, que traz como conseqüência o desequilíbrio na produção hormonal, com excesso de estrogênio e diminuição de progesterona.
Sintomas: calor e suor noturno, insônia, ressecamento vaginal, menstruação irregular, com sangramento forte, até cessar o ciclo produtivo dos ovários, osteoporose, aspecto emocional desequilibrado.

Suco de geléia real

½ abacate, 2g de geléia real, 10g de lecetina de soja (possui isoflavonas), 2 copos de leite desnatado. M
odo de preparo: bater no liqüidificador e tomar duas vezes ao dia.

- Principais ele
mentos terapêuticos

Abacate: rico em nutrientes, bloqueia agentes cancerígenos e beneficia as artérias, dilata os vasos sangüíneos e combate o mau colesterol, por causa da sua gordura monoinsaturada. A glutationa, um de seus componentes, é capaz de bloquear mais de 30 agentes cancerígenos diferentes. Possui grande quantidade de vitamina A, vitamina E, além de vitaminas do complexo B, e muitos minerais como cálcio, ferro e fósforo.


Osteoporose

A osteoporose é a perda gradual da massa óssea, pela falta de cálcio, ao longo da vida. Resulta em fraturas, diminuição de estatura, dores no corpo e afeta 25% das mulheres após a menopausa. A principal causa é a falta do hormônio estrogênio nessas mulheres.
O risco de desenvolver osteoporose em ambos os sexos aumenta com a idade e a ação deve ser preventiva, garantindo boas fontes de cálcio na alimentação ao longo da vida.

Sucos para osteoporose

1 cenoura média (45mg de cálcio),2 ramos de caruru (255mg de cálcio),1 colher de sopa de leite de soja em pó (300mg de cálcio), 1 copo de água-de-coco (300mg de cálcio). Modo de preparo: a cenoura e o caruru devem ser processados na centrífuga. Depois, o suco deve ser misturado no liquidificador com água-de-coco e o leite de soja. Dose recomendada: tomar duas vezes ao dia, entre as refeições.

Obs.: o total d
a concentração de cálcio é de aproximadamente 900mg, sendo que a necessidade diária é de 1.000 mg.

2º suco

2 ramos de cavalinha (fazer chá) 250ml de água, 5 ramos de agrião, ½ copo de água-de-coco.
Modo de preparo: fazer o chá por infusão da cavalinha e bater com os outros ingredientes no liquidificador. Dose recomendada: tomar duas vezes ao dia, de manhã e à noite.

3º suc
o

½ cenoura, 2 castanhas-do-pará picadas, ½ banana, ½ maçã, 1 copo de água-de-coco ou água mineral. Adoçar a gosto. Modo de preparo: bater tudo no liquidificador. Dose recomendada: tomar duas vezes ao dia, entre as refeições.

- Princip
ais elementos terapêuticos

Cavalinha: é usada como suplemento de silício para a consolidação de ossos fraturados e fortalecimento dos dentes e ossos.

Agrião: mineralizante, rico em cálcio.

Caruru: dado o seu altíssimo teor de cálcio (536mg em 100g), é muito útil na formação de ossos e de
ntes, assim como no combate à osteoporose.

Soja: contém fitoestrogênios que ajudam a prevenir a osteoporose e os sintomas da menopausa.
Água-de
-coco: contém cálcio, mineral que ajuda na formação dos ossos, é benéfica na prevenção e tratamento da osteoporose e é rica em outros minerais, como o magnésio, vital para a atividade das enzimas, além de ter papel importante na absorção de cálcio e potássio.

Cenoura: contém cálcio, mineral necessário para a formação óssea, além de outros minerais.


Pele (Hidrat
ação)

A pele possui três camadas: epiderme (camada externa), der me (camada média) e a camada sub cutânea (interna). Reações do meio ambiente agridem a pele, ocasionando agressões, alergias, envelhecimento da pele pelo sol, etc.
Os sucos remineralizam o organismo, melhorando a aparência e a saúde da pele das pessoas.

Sucos para deixar a pele bonita

3 framboesas, 3 morangos, 1 colher de sopa de mel, 1 copo de água-de-coco. Modo de preparo: bater tudo no liquidificador Dose recomendada: tomar dois copos diariamente.

2º suco

3 ramos de agrião, 3 ramos de poejo, ½ abacate, 1 copo de água mineral adoçar a gosto. Modo de preparo: bater tudo no liquidificador. Dose recomendada: um copo, duas vezes ao di
a.

3º suco


1 fatia p
equena (100g) de abóbora, ½ cenoura, ½ unidade média de papaia¼ de abacate, 1 copo de água-de-coco ou água mineral. Adoçante a gosto. Modo de preparo: na centrífuga, passar à abóbora e a cenoura. Bater no liquidificador, misturado com o abacate, água-de-coco e com o papaia. Dose recomendada: tomar duas vezes ao dia, entre as refeições.

- Principais elementos terapêuticos

A framboesa possui vitamina E, a "vitamina da beleza".

O morango possui a pró-vitamina A, que protege a pele e contém fibras que eliminam as toxinas do organismo.

A água-de-coco contém minerais como potássio, fósforo, cálcio, magnésio, sódio e ferro, além de vitaminas.

Agrião: possui muitos minerais como cálcio, flúor, iodo, fibras e vitaminas

B, C e E, que ajudam a combater a acne.

Poejo: facilita a digestão, proporciona um sono tranqüilo, é tônico, balsâmico e possui muitas vitaminas.

Abacate: possui gorduras benéficas ao organismo e deixa a pele mais macia.

Mamão papaia: estimula o funcionamento do intestino, facilitando a eliminaçã
o de toxinas e a conseqüente melhora na aparência da pele.


Prostatite

Também conhecida como inflamação da próstata, é causada por infecção bacteriana e pode causar distúrbios sérios, como câncer, nessa glândula masculina vital.
Os sintomas podem ser: febres, calafrios, aumento na freqüência urinaria, micções freqüentes durante a noite, dificuldade de urinar, ardência ou dor durante a micção, dor perineal (área entre o escroto e o ânus), dor na parte inferior das costas, dor muscular, sangue na urina. Nessa condição, o tratamento médico imediato é essencial.
Suco de abacate com pólen de abelha

½ abacate, ½ litro de leite desnatado, 10g de pólen de abelha,1 caqui médio sem semente. Modo de preparo: bater no liquidificador.

- Principais elementos terapêuticos

Pólen: rico em minerais como potássio, cálcio, zinco, enzimas, vitaminas, aminoácidos e compostos vitalizantes. É um dos mais potentes tônicos fortalecedores do sistema imunológico. Atua sobre problemas do aparelho genital e urinaria

Abacate:
rico em nutrientes, bloqueia agentes cancerígenos e beneficia as artérias, dilata os vasos sangüíneos e combate o mau colesterol, por causa de sua gordura monoinsaturada. A glutationa, um de seus componentes, é capaz de bloquear mais de 30 agentes cancerígenos diferentes. Possui grande quantidade de vitamina A, vitamina E, além de vitaminas do complexo B, e muitos minerais como cálcio, ferro e fósforo.

Caqui: é muito eficaz na eliminação de uma forma muito tóxica do oxigênio molecular (singlet) qu
e intensifica a malignidade nos tecidos. Vitaminas: A que contribui para suas propriedades anticancerígenas.


(Radicais livres)

Doenças degenerativas e Antienvelhecimento As doenças degenerativas e o envelhecimento são causados pelos radicais livres. Em síntese os radicais livres formam-se quando respiramos. Existem na atmosfera vários gases como o nitrogênio, oxigênio, que formam 95% H20, ou seja, água. Porém 5% do oxigênio é o Singlet, o mais danoso oxigênio molecular; que procura, nas células e outras partes do organismo, minerais e elementos para combinar (cálcio, potássio, magnésio e ferro). Como não encontra antioxidantes, retira-os das células. Mais perigoso ainda é quando ele retira a proteção bioquímica das artérias causando ateroma ou pior, penetrando no DNA, no qual é codificada toda a nossa hereditariedade, modificando-a. Isso acarretará em doenças degenerativas como diabetes, câncer, arteriosclerose, pressão alta, etc. Ninguém sabe exatamente por que esta reação ocorre.
Indivíduos expostos à poluição ambiental, alimentação com proteína animal em excesso, defumados, radiação, produtos químicos, enfim substâncias químicas que promovem a formação de radicais livres no corpo estão mais sujeitos a estes distúrbios.
Estudos americanos sugerem que a ingestão diária de cinco ou mais frutas e vegetais por dia protegem o organismo dos radicais livres.

Suco para evitar doenças degenerativas

½ cenoura picada, 5 ramos de salsa, ½ pimentão verde, 1 folha de couve. Adoçante, 1 copo de água. Modo de preparo: bater no liquidific
ador e tomar.

Suco para melhorar o aspecto da pele e
prevenir o câncer

1 folha de couve, 1 folha de couve-de-bruxelas, ½ ramo de couve-flor, ½ ramo de brócolis, ½ cenoura, ¼ de copo de água. Modo de preparo: passe tudo na centrífuga, com um copo de água. Dose recomendada: tomar um copo, três vezes ao dia.

- Principais elementos terap
êuticos

Hortaliças: já foram vistas nos sucos anteriores, porém neste a combinação de vitamina E e as fibras são essenciais para a saúde da pele.


Couves e brócolis: possuem elementos que ajudam a evitar o câncer, como o indol 3 carbinol.

Cenoura: contém minerais, vitaminas e fibras, é rica em betacaroteno e suas fibras melhoram o trânsito intestinal e ajudam a proteger o câncer de pulmão.

Pimentão: contém elementos muito importantes no combate aos radicais livres, melhorando a circulação sangüínea.

Salsa: use e abuse dessa grande fonte de vitaminas e minerais. Ela contém ferro, potássio, vitamina A e C. Ajuda na absorção de ferro pelo organismo.

A vitamina C e o betacaroteno são antioxidantes, que agem diminuindo os riscos de doenças cardíacas, derrames e câncer.

Suco antienvelhecimento e protetor dos tecidos e mucosas 5 folhas de hortelã ou 5 folhas de menta fresca,1 limão médio (suco). Cascas de um limão, 1 copo de água. Mel para adoçar a gosto. Modo de preparo: cortar as cascas do limão em pedaços e bater com os outros ingredientes no liquidificador. Dose recomendada: tomar o suco três vezes ao dia, entre as refeições.

- Principais ele
mentos terapêuticos

Hortelã: é anti-séptica, antiinflamatória e tônica. Contém flavonóides.

Limão: possui vitamina C, vitamina antioxidante que previne o envelhecime
nto, pela capacidade de impedir o ataque de radicais livres.

Suco para r
ejuvenescer

½ maçã, ½ bana
na, 2 castanhas de caiu picadas, ½ cenoura (suco), 2g de chá de gengibre, 1 copo de água. Adoçar a gosto Modo de preparo: bater tudo no liquidificador. Dose recomendada: tomar um copo, duas vezes ao dia, entre as refeições principais.

Suco anti-ra
dicais livres

1 kiwi, 2 ramos de brócolis, 1 couve-de-bruxelas, 1 folha de couve, 1 copo de água-de-coco ou água mineral. Modo de preparo: cortar o kiwi em rodelas, picar o restante dos ingredientes e misturar a água-de-coco com o adoçante ou água. Bater no liquidificador. Dose recomendada: um copo, duas vezes ao dia.

- Principais elementos terapêuticos

Água-d
e-coco: tem muitos minerais como potássio, fósforo, cálcio, magnésio, sódio e ferro, que ajuda a evitar a desidratação e a anemia.

Bró
colis, repolho e couve: contêm indóis, capazes de bloquear muitas espécies de câncer.

Kiwi: possui em 100g, cinco vezes mais vitamina C que a laranja. É uma vitamina varredora de radicais livres. Segundo Linus Pauling, prêmio Nobel de química, o ácido ascórbico (vitamina C) evita e previne o câncer, além de ajudar a eliminar as toxinas do organismo, por causa de suas fibras.


Remineralizante

Suco de abacaxi com hortelã: 1 copo de água, 2 rodelas de abacaxi, 6 folhas de hortelã. Adoçar a gosto e adicionar gelo. Modo de preparo: bater bem no liquidificado
r todos os ingredientes. Não há necessidade de coar.

Vitamina de graviola


2 colheres de sopa de polpa de graviola, 1 litro de leite desnatado gelado. Modo de preparo: bater no liquidificador e adoç
ar.

Suco de melancia

1 xícara de po
lpa de melancia bem madura, 250ml de água.Adoçar a gosto . Modo de preparo: bater no liquidificador e servir gelado.

Obs.: comer apenas melancia e suco de melancia durante um dia no mês, pode ajudar a perder peso.

Suco de melão

1 xícara de polpa de melão com cenoura, 250ml de água,½ cenoura. Adoçar a gosto. Modo de preparo:
bater tudo no liquidificador e servir gelado.

Suco de pê
ra com maçã

1 pêra, 1 maçã, 1 copo de água-de-coco. Modo de preparo: descasque-as e tire as sementes. Bata no liquidificador, adoce se necessário e adicione gelo.


Tangerina com banana

2 bananas grandes picadas, 2 tangerinas sem sementes, 4 colheres de sopa de mel. Servir gelado.


Suco de maçã e uva

2 maçãs, sem casca e sem sementes,2 copos de suco de uva. odo de preparo: bater num liquidificador. Coar e tomar gelado.

Suco de maçã com banana

1 maçã madura sem casca e sem sementes, 3 copos de água-de-coco, 1 banana média. Adoçar a gosto. Modo
de preparo: bater no liquidificador. Servir com pedrinhas de gelo.

Receita desi
ntoxicante e vitaminada

200g de melancia, ½ maçã sem casca. Suco de 1 limão. Modo de preparo: bater no liquidificador e tomar gelado.

- Principais elementos terapêuticos

Graviola: combate cãibras, e é rica em minerais. Vitaminas: complexo B e C. Minerais: potássio, cálcio, selênio e fósforo.

Maçã: ajuda a emagrecer, é antianêmica e tem ação antiviral. Vitaminas: A, BI, B2 e C. Minerais: potássio, fósforo, magnésio.

Melão: ótimo para regimes de emagrecimento. Re-frescante, ajuda a emagrecer. Tem muita vitamina C. Vitaminas: A, C e B. Minerais: potássio, cálcio, ferro e fósforo.

Abacaxi: altamente digestiva, combate a prisão-de-ventre e é antiinflamatória. Vitaminas: A, C e B1. Minerais: potássio, fósforo, selênio, ferro, magnésio e manganês.

Banana: saúde para crianças, gestantes e adetas. Combate a diarréia infantil e a tensão pré-menstrual. Vitaminas: A, C, B1, B2 e B5. Minerais: cálcio, potássio, magnésio e ferro. Calorias: 96 (100g).

Melancia: mata a sede, hidrata, é anticancerígena, por causa do licopeno e aumenta os glóbulos vermelhos. Vitaminas: A, B1, B5 e C. Minerais: fósforo, ferro, potássio e cálcio.

Limão: refrescante, rico em vitamina C, é excelente para emagrecer e para fortalecer o sistema imunológico. Tem ação adstringente, diurética e beneficia pessoas com hipertensão.

Uva: contém um elemento incrível contra o infarto, herpes e proteção contra o câncer. Possui ferro, fósforo e potássio. Possui vitaminas A, C e do complexo B. Combate o colesterol alto. Inibe a ação do mau colesterol, evitando o derrame cerebral e reduzindo a formação de placas de gordura.
Tangerina: a tangerina é uma fruta rica em vitaminas e minerais, auxilia no funcionamento dos intestinos por causa de suas fibras. Exerce ação fortalecedora do sistema imunológico e preventiva de câncer, além de ser levemente laxativa.

Pêra: ajuda a baixar os níveis de colesterol e combate a prisão de ventre. Rica em fibras, vitamina A e C.

Água-de-coco: é um alimento muito saudável, pouco calórico e remineralizante, muito recomendada tanto em regimes de emagrecimento como um repositor de minerais, agindo como um soro natural. Possui mais de oito minerais.


Reumatismo

O termo reumatismo é usado para descrever diversos distúrbios em que as pessoas sentem dores na articulações, músculos, tendões e tecidos conjuntivos, com ou sem sinais de inflamação.
A medicina
alternativa tem ajudado muito com a pomada de apitoxina (extraída do veneno da abelha), causando alívio imediato (se a pessoa não for alérgica ao veneno de abelha), ajudando a regenerar parte do tecido lesionado.
A vitamina E (germe de trigo) pode ajudá-lo, além da vitamina A e C; que também são necessárias.


Suco para reumatismo

½ cenoura
média, ½ pepino médio, ½ beterraba, 1 copo de água mineral. Modo de preparo: bater no liquidificador, e, se possível, tomar sem coar. Dose recomendada: tomar um copo, três vezes ao dia, entre as refeições.

- Principais elementos terapêuticos


Cenoura: é eficiente na eliminação de ácido úrico. Contém muitas fibras, que agem como uma esponja, ajudando a eliminar os elementos tóxicos do organismo, inclusive o ácido úrico.

Beterraba: adicionada a outros vegetais no feitio de sucos, ajuda a acelerar
a eliminação de ácido úrico.

Pepino: é alcalinizante, refrescante e excelente mineralizante (contém fósforo, potássio, cálcio e enxofre), além de ser laxante. É usado com muito sucesso no combate á gota e ao ácido úrico. A combinação dos legumes, suco de pepino e cenoura é recomendada por hospitais naturalistas, pelo seu efeito benéfico no tratamento de áci
do úrico e gota.


Sinusite

É a inflamação dos seios nasais que acompanha a infecção das vias respiratórias superiores. Cerca de 50% de todos os casos de sinusite são causados por bactérias.
Os seios afetados por essa infecção localizam-se acima dos olhos, dentro de cada osso malar. Sintomas: dor de cabeça, visão turva, dor nos seios frontais e maxilares.
A vitamina C (presente no camu-camu, na acerola e no kiwi) fortalece o sistema imunológico e destrói os vírus.

Suco de espinafre, hortelã, coco e mel

20g de espinafre, 20g de hortelã, 1 copo de água-de-coco ou água mineral, 1 colher de sopa de mel de eucalipto. Modo de preparo: bater no liquidificador a água-de-coco e os demais ingredientes. Dose recomendada: tomar um copo, três vezes ao dia, entre as refeições.

Suco de laranja, babosa e pólen

2 laranjas (suco), 100g de Aloe vera (babosa), 10 gotas de óleo de copaíba, 2g de pólen de abelha, 100g de mel de eucalipto, 2 copos de água. Modo de preparo: bater no liquidificador e to
mar duas vezes ao dia.

- Principais elementos terapêuticos

Babosa: possui ação antiinflamatória similar aos esteróides como a cortisona. Tem ação coagulante, contém muito potássio e cálcio. Possui ação antibiótica e energizante, além de ser digestiva e nutritiva. Contém 18 dos 23 aminoácidos existentes.

Laranja: Elimina o ácido úrico, combate a prisão de ventre e previne o câncer. Vitaminas: A, B e C. Minerais: potássio, iodo, cálcio, fósforo e selênio.

Pólen: rico em minerais como potássio, cálcio, zinco, enzimas, vitaminas, aminoácidos e compostos vitalizantes. É um dos mais potentes tônicos fortalecedores do sistema imunológico. Atua sobre problemas do aparelho genital e urinário

Hortelã: ajuda a eliminar as secreções mucolíticas.

Espinafre: tem propriedades antiinflamatórias e descongestionantes das vias aéreas.


Stress


O stress é uma situação natural de defesa do organismo aos estímulos externos, que passou a ser um problema de saúde pública em conseqüência da vida a que estamos sendo expostos, principalmente nas grandes cidades, com tanto trabalho, preocupações, sedentarismo, trânsito, problemas financeiros, de relacionamento, pouco tempo para relaxar. Pesquisas feitas por cientistas da Universidade do Texas (EUA) relataram que o cérebro, sob o efeito do stress, produz excesso do hormônio ACTH, inibindo a produção dos leucócitos responsáveis pelo combate de diversas doenças.
Para controlá-lo e não permitir que ele afete sua saúde são necessárias a prática regular de atividades físicas e alimentação adequada e natural, para proporcionar os nutrientes adequados, que precisam de maior demanda durante situações/períodos de stress.

Suco anti-stress

100g de broto de alfafa, 1 folha de couve, alface ou repolho, 1 copo de água-de-coco. Modo de preparo: enrolar os brotos na folha de couve e passar tudo na centrífuga, com a água-de-coco.

Suco energético

200g de polpa de açaí, 20ml de xarope de guaraná, 2 copos de água-de-coco,1 colher de sopa de mel. Modo de preparo: bater no liquidificador e servir com cubos de gelo.

Açaí com banana

1 litro de leite gelado, 50g de polpa de açaí, 1 banana nanica madura.Adoçar a gosto. Modo de preparo: Bater no liquidificador e servir em seguida.

Ponche de frutas com suco de maracujá (sem álcool)

400ml de suco de maracujá, 1,5 litro de água mineral com gás, 1 lata de leite condensado (cuidado, é calórico). 2 maçãs picadas e 4 pêssegos, 2 xícaras de morangos cortados em 4 pedaços. Modo de preparo: colocar numa poncheira as frutas, o leite condensado e a água mineral com gás gelada (colocar a água na hora de servir).

- Principais elementos terapêuticos

Guaraná: Evita o estresse, a fadiga intelectual, é estimulante cardíaco, sexual e do sistema nervoso c
entral. Minerais: contém saponina e cafeína.

Maracujá: Calmante natural e sedativo. Vitaminas: C, B1, B2 e B3.

Minerais: ferro, potássio e cálcio. Indicado no combate à anemia.

Açaí: afrodisíaco e altamente energético. Nome científico: Euterpe oleracea Mart. Vitaminas: A, B1, B2, C e E. Minerais: cálcio, fósforo e ferro. Calorias: 247, só a polpa do açaí.

Banana: saúde para crianças, gestantes e atletas. Combate a diarréia infantil e a tensão pré-menstrual. Vitaminas: A, C, B1, B2 e B5. Minerais: cálcio, potássio, magnésio e ferro. Calorias: 96 calorias (100g).

Alfafa: é rica em minerais.

Alface: contém alcalóides que acalmam as pessoas.

Couve e repolho: contém elementos energéticos.

Suco Antivírus para crianças

½ maçã, 1 laranja (suco), 1 copo de água-de-coco. Adoçar. Modo de preparo: bater os ingredientes no liquidificador. Dose recomendada: tomar um copo pela manhã.
Suco Antivírus para adultos

1 maçã, 1 laranja (suco), 1 kiwi, 1 copo de água-de-coco. Adoçar. Modo de preparo: bater os ingredientes no liquidificador. Dose recomendada: tomar um copo pela manhã e um à noite.

Suco Refrescante de Mamanjá

½ xícara de mamão em pedaços,1 copo de suco fresco de laranja. Gelo. Adoçar. Modo de preparo: bater os ingredientes no liquidificador e servir com pedrinhas de gelo. Dose recomendada: ingerir durante ou após refeições principais.

Suco Saboroso de Cenouranja

1 copo de suco de laranja, ½ cenoura. Adoçante a gosto. Gelo. Modo de preparo: extrair o suco das cenouras pela centrífuga, bater no liquidificador com a laranja e o adoçante. Servir com gelo. Dose recomendada: pode ser ingerido à vontade, tanto pelos adultos como pelas crianças, principalmente no verão.

Suco com ação galactogênica (aumenta o leite materno)

5g de hortelã, 5g de anis (erva-doce), 5g de melissa ou erva-cidreira, 1 caqui médio e maduro, 1 copo de água-de-coco. Modo de preparo: fazer o chá por infusão das ervas (hortelã, anis e melissa) e bater no liquidificador com os demais ingredientes. Dose recomendada: tomar um copo, três vezes ao dia.

- Principais elementos terapêuticos

Hortelã: tem ação galactogênica nas mães que amamentam por causa dos princípios ativos citral e citronela.

Anis ou erva-doce: tem ação galactogênica nas mães que amamentam, que beneficiam também seus filhos recém-nascidos ao tomá-la, por causa do elemento anetol.

Melissa ou erva-cidreira: em virtude de seus elementos citrol e linol, estimula a secreção láctea com maior quantidade de leite materno. Contém ácido galactogênico.


Referências Bibliograficas

Sucos Energéticos do prof. Lobo Franco
Para os atletas: especial para jogadores de futebol, nadadores, corredores, tenistas, boxeadores, entre outros atletas.
"O poderoso", casa de lanches e sucos no Ibirapuera/ SP, tem apelidado este suco de "suco energético professor Lobo Franco", por causa das minhas apresentações na TV Gaveta, na qual ao vivo, diretamente da lanchonete, eram feitos os sucos.


“O Poderoso”

½ xícara de granola,20ml de guaraná em forma de xarope, 200g de polpa de açaí, 300ml de água-de-coco. Água mineral. Modo de preparo: bater no liquidificador e servir gelado. Dose recomendada: tomar duas vezes ao dia, ou antes de atividades que exigem disposição e energia.

Receitas para aumentar a energia

½ fatia de abacaxi, 1 fatia de mamão, 5ml de xarope de guaraná, 1 copo de água-de-coco. Modo de preparo: bater tudo no liquidificador. Dose recomendada: tomar duas vezes ao dia, de manhã e à tarde.

Suco energético de ação rápida

1 goiaba vermelha picada, 20ml de mel, 10 folhas de hortelã, 1 copo de água-de-coco. Adoçar. Modo de preparo: bater tudo no liquidificador e tomar. Dose recomendada: tomar duas vezes ao dia.

Suco bom para fadiga

Suco de 1 lima, Suco de 2 laranjas, ¼ de xícara de chá de espinafre, 1 colher de mel. Modo de preparo: bater tudo no liquidificador. Dose recomendada: tomar duas vezes ao dia, após as refeições principais.

Coquetel estimulante de energia

1 cenoura média, 5 ramos de salsinha, 5 ml de xarope de guaraná, 1 copo de água. Adoçar. Modo de preparo: bater tudo no liquidificador. Dose recomendada: tomar duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à tarde.

Coquetel para evitar cansaço muscular

1 cenoura, 1 talo de salsão, 1 aspargo, 1 copo de água. Adoçar. Modo de preparo: bater tudo no liquidificador e tomar. Dose recomendada: tomar três vezes ao dia.

Suco energético instantâneo

½ manga, ¼ de abacate, 10ml de xarope de guaraná, 2 unidades de castanha-do-pará, 1 copo de água mineral ou de coco. Adoçar e acrescentar. Modo de preparo: cortar a manga e o abacate em fatias e colocar no liquidificador com as castanhas-do-pará picadas. Bater por 3 minutos, com a água mineral ou de coco. Servir gelado. Dose recomendada: tomar duas vezes ao dia, ou em períodos em que precisar de energia extra.

- Principais elementos químicos

Manga: rica em vitaminas A, complexo B e C e minerais como o potássio, fósforo e cálcio, além de possuir taninos e propriedades tonificantes.

Guaraná: possui alcalóides, derivados da cafeína, guaranina e teobromina, evitando, assim, a fadiga.

Castanha-do-pará: possui proteínas e minerais como o ferro, o cálcio, o zinco e ajuda a fortalecer o organismo.

Abacate: possui vitaminas do complexo B, ajuda a livrar-se do cansaço.
O segredo está nos nutrientes, que ajudam a dobrar a energia (magnésio, cálcio, ferro e fósforo) e na vitamina C, que estimula a ação de enzimas.



Referências Bibliograficas

Franco, Lelington Lobo 100 sucos com poderes medicinais /Lelingron Lobo Franco. — São Paulo : Elevação, 2005.



"O mundo é a nossa vasta sementeira e o Evangelho é, sem dúvida, o celeiro divino de todos os cultivadores da terra espiritual do Reino de Deus".




Copyright © 2009 - Layout by Webdesigner lbrsteffano. Proibida sua reprodução total ou parcial.

0 comentários:

Postar um comentário