S.O.S. SAÚDETEST

Experenciamos o maior dom de todos: a Vida; que exige de nós constantes adaptações diante das situações que nos são apresentadas. Queremos partilhar informações e sugestões que possam ser de utilidade a todos. 15/07/2009 (by Angela e Luccas Brunno).

Subscribe
Youtube
Heart

DESEJAMOS A TODOS UM FELICE NATAL!!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ORIENTAÇÃO ALIMENTAR PARA A CONTIPAÇÃO

* Temos percebido que nos dias de hoje o tempo é escasso para todos.Os compromissos, a pressa fazem com que surjam reflexos em todas as nossas atividades, inclusive as refeições, que se tornaram rápidas, incompletas. A indigestão afeta a muitos, bem como a constipação. Essa lentidão na eliminação das fezes, com diminuição da frequência das evacuações causa alguns desconfortos, não somente fisicamente falando. Algumas substância que o organismo liberaria ficam aí paradas e podem vir a ser reabsorvidas com repercussões no corpo e também no humor, afinal o indivíduo cheio de fezes aí paradas fica "enfezado", ou seja, irritado, mau -humorado.Adotar atitudes e tomar medidas para combater esse mal é simples. Mas não confundamos simples com fácil, pois nem todo o simples é fácil de colocar em prática. Falamos assim porque serão necessárias a reeducação alimentar, a mudança de alguns hábitos alimentares nocivos à saude, a introdução nas refeições de alguns alimentos considerados laxantes, bem como aumentar a ingesta de água, e fibras, praticar atividades físicas com regularidade.Tudo muito simples, mas nem sempre fácil, pois serão necessárias mudanças de hábitos que são nossos há décadas! Ficamos na torcida para que todos aqueles que sofrem desse problema, busquem resolvê-lo criando novos hábitos em suas vidas, cada um dentro das suas possibilidades, na sua velocidade, sem jamais desistir.
(by Angela e Luccas Brunno
)



Constipação

A prisão de ventre é conhecida por constipação intestinal na linguagem médica e significa que o intestino não está eliminando as fezes num ritmo desejável. O ritmo de eliminação das fezes varia bastante entre as pessoas, podendo ser considerado normal para pessoas que defecam até em dias alternados. Por isso, a consistência das fezes também é fundamental para avaliar se o funcionamento intestinal é adequado. Se as fezes são muito ressecadas, volumosas e difíceis de serem eliminadas, pode-se considerar que a pessoa tem prisão de ventre.
A cons
tipação é um problema muito comum, e na maioria dos casos sem uma causa definida.Sabe-se que fatores alimentares, como a baixa ingesta de fibras e líquidos e tendências hereditárias podem ser identificados em muitos doentes. Outros fatores que podem influenciar o ritmo intestinal causando a constipação são a falta de exercíco físico, inibição da defecação por fatores emocionais, idade avançada, o uso de diversos medicamentos (inclusive o uso abusivo de laxantes).
A constipação inyestinal ocorre porque os movimentos peristálticos (que empurram o bolo fecal para o reto) do intestino estão lentos, vagarosos e as fezes levam muito tempo para serem eliminadas. Além disso, o intestino reabsorvendo parte da água em sua luz, torna as fezes mais ressecadas o que aumenta a fificuldade em evacuar.

Orienta
ções:

- Comer devagar e mastigar bem os alimentos. Lembrar de que o estômago não tem dentes! O processo digestivo inicia na boca e a mastigação, trituração dos alimentos é importante .
- Procurar observar os horários das refeições, a criação de bons hábitos, buscar criar um ambiente harmonioso e tranquilo durantes as refeições.
- Aumentar a ingesta de água.Ter sempre à mão água para beber (inclusive no trabalho. Criar o hábit
o de ingerir mais líquidos no decorrer do dia).
- Criar o hábito intestinal regular, escolhendo um horário para ir ao banheiro. Respeitar quando surge a vontade, o desejo de evacuar e ir ao banheiro (sabemos que com a vida corrida de muitos,esse desejo surge em horário de trabalho).
- Praticar atividades físicas com regularidade.
- Usar criteriosamente e sob supervisão medicamentos laxantes,que podem contribuir para piorar a prisão de ventre.
- Aumentar o consumo de cereais integrais (arroz,pão preto,integral,bicoitos).Aveia,farelo de trigo, fibra de trigo, semente de linhaça, flocos de arroz.
- Aumentar o consumo de legumes, verduras, frutas, grãos boas fontes de fibras, beterraba, pepin
o, couve-flor, repolho, vagem, tomate, alface, radici, brócolis, couve, abóbora, abobrinha.
- Aumentar o consumo de frutas frescas com o bagaço (laranja, bergamota, mexerica), uva, maracujá, abacaxi, manga, kiwi, caqui, maçã com a casca, melão, melancia, mamão (inclusive pode-se tomar com água as sementes do mamão)
- Aumentar o consumo de frutas secas: uva passa, figo, ameixa, damasco, ameixa seca.
- Limitar o consumo de alimentos constipantes (farináceos, massas, pão branco, bolachinhas)

- Sugestão

Granola
aveia em
flocos
farelo/fibra de trigo
semente de linhaça e farinha de linhaça
gergelim
fibra de maracujá
coco ralado
pitadas de canela em pó
quinua
arroz
em flocos

Ameixas preta em água com suco de laranja
Deixar 5 ameixas pretas de molho em um copo de água à noite. Na manhã seguinte bater essas ameixas com um copo de suco de laranja, 1 fatia de mamão.

Ameixas pretas em água
Deixar 5 ameixas pretas de molho em um copo de água à noite. Na manhã seguinte aquecer e tomar como se fosse um chá. Comer as polpas da ameixa.

Iugurte com granola, ou com aveia e farelo de trigo.

. Lembro que na postagem dos sucos com poderes curativos foram citados vários para o problema da constipação.


Referências e Bibliograficas

Angela Regina Ozelame/médica
Alexandros Spyros Botsaris, As Fórmulas Mágicas das Plantas, Ed. Nova Era, segunda edição



"Você nem sempre terás o que desejas, mas enquanto estiveres ajudando aos outros encontrarás os recursos de que precise."



Copyright © 2009 - Layout by Webdesigner lbrsteffano. Proibida sua reprodução total ou parcial.

0 comentários:

Postar um comentário