S.O.S. SAÚDETEST

Experenciamos o maior dom de todos: a Vida; que exige de nós constantes adaptações diante das situações que nos são apresentadas. Queremos partilhar informações e sugestões que possam ser de utilidade a todos. 15/07/2009 (by Angela e Luccas Brunno).

Subscribe
Youtube
Heart

DESEJAMOS A TODOS UM FELICE NATAL!!

sábado, 15 de agosto de 2009

PROMOVENDO SAÚDE: ALEITAMENTO MATERNO.

Aleitamento Materno






A amamentação é uma relação envolvente e recíproca entre mãe e filho. Embora os reflexos envolvidos sejam naturais, amamentar não é um ato apenas instintivo trata-se de um processo de aprendizado como andar e falar, por isso requer prática e tempo para ser aprimorado.
O leite materno é o alimento ideal e a maneira natural de alimentar o bebê, apresentando muitas vantagens tanto para a mãe como para o bebê. O leite materno tem uma composição de nutrientes específica para acompanhar as necessidades da criança durante seu crescimento. O leite materno contém anticorpos da mãe que passam para o bebê, protegendo-o contra infeções. Além disso, combate à diarréia, a anemia e a desidratação.


Dicas

- Sinais de uma boa pegada aréola:

· A boca da criança fica bem aberta.
· O queixo do bebê toca o seio da mãe.
· Os lábios (não só o inferior) do bebê fica virado para fora (como boquinha de peixe).
· O bebê suga, faz uma pausa e suga novamente (sucções lentas e profundas).
· A mãe pode ouvir o bebê engolindo.


- Sinais de uma pega de aréola incorreta:

· O mamilo parece achatado quando sai da boca do bebê no final da mamada.
· A mãe sente dor nos mamilos durante e após as mamadas.
· As mamas da mãe podem ficar ingurgitadas.


- Como saber quando seu bebê está satisfeito?
Quando o bebê:

· Solta o mamilo e afasta a cabeça
· Adormece
· Morde o mamilo
· Enruga os lábios ou sorri e desiste.
· Irrita-se ou chora
· Quando o mamilo é reintroduzido, fecha os lábios com força



- Como previnir o dolorimento da mama?

· Lubrificar os mamilos com gotas do próprio leite.
· Evitar usar sabonete diretamente nos mamilos
· Deixar os mamilos expostos ao sol e ao ar para estimular a cicatrização de eventuais fissuras.
· Não limitar arbitrariamente a freqüência das mamadas.


- Como prevenir o ingurgitamento?

· Manutenção de mãe e filho lado a lado (alojamento conjunto).
· Mamadas freqüentes.
· Esgotar um pouco a mama que esteja muito cheia antes de oferecê-la ao bebê. Isto favorecerá uma boa pega do mamilo e um adequado esvaziamento da mama.
· Oferecimento de ambas as mamas e ordenhamento do excesso de leite
· Massagem das mamas antes das mamadas, nos primeiros dias após o parto, ou quando necessário.


- Como garantir a produção adequada de leite?

· Amamentar freqüentemente em esquema de livre demanda. A produção de leite é proporcional a demanda, ou seja, quanto mais a criança mama e o leite é retirado, mais leite a mãe produz.
· Amamentar o tempo necessário para que a criança obtenha o leite final mais concentrado em energia e proteína (aproximadamente 10-15 minutos de mamada em cada mama)
· Dar ao bebê exclusivamente o leite materno.
· Evitar chupetas e mamadeiras.
· Descansar e relaxar sempre que possível para refazer as energias (aproveitar o horário de sono do bebê).
· Cuidar da alimentação e tomar bastante líquido.
· Ter sempre em mente os benefícios da amamentação para a criança e para você també
m.

- E quanto tempo deve durar as mamadas?

A duração das mamadas também é variável de acordo com o ritmo da criança. Algumas crianças sugam com mais vigor e terminam em aproximadamente dez minutos, enquanto outras são mais vagarosas e sugam mais pausadamente, prolongando a mamada por mais tempo. Contudo, a quantidade de leite não varia significativamente em função do tempo, pois se estima que nos primeiros três minutos a criança sugue cerca de 80% do volume total. Deve-se, portanto, permitir que ela estabeleça o seu ritmo próprio.


- E de quanto em quanto tempo devo amamentar?

A criança deve sugar livre e freqüentemente o seio materno, sem horário fixo (livre-demanda), o que garantirá que receba o benefício máximo da amamentação, que é muito importante imunologicamente (para prevenção de doenças ), nutricionalmente (para o fornecimento de nutrientes ) e, ainda, para o desenvolvimento e a maturação da mucosa intestinal.


- Eu devo oferecer uma mama cada mamada ou as duas em cada mamada?

É importante que a mãe deixe a criança esvaziar completamente o primeiro seio, sugar o quanto quiser no segundo e alterne a ordem de oferta na mamada seguinte, observando qual dos seios está mais cheia para oferecê-lo primeiro. Dessa forma, cada seio receberá a mesma quantidade de estímulos, serão esvaziadas periodicamente e ambos continuarão a produzir leite eficientemente.


- E como fazer se eu tiver que interromper a mamada?

Quando a interrupção não se der de forma espontânea, a pressão exercida pela sucção deve ser rompida, colocando-se o dedo mínimo no canto da boca da criança, pressionando o maxilar da criança para baixo.


Elaborado por Polyana Alves Rodrigues, nutricionista do ambulatório de pediatria e da Clínica Cirúrgica do HUB, estagiária de pós-graduação pela UnB no projeto Ações maternas associadas ao estabelecimento da lactação (lactogênese II) com os orientadores: Dr.ª Teresa H.M. Da Costa e Dr. Maurício Gomes Pereira.



BIBLIOGRAFIA

EUCLYDES, M.P. Nutrição do lactente: base científica para uma alimentação Adequada. Viçosa, MG. 1997. CTENAS, M.L.B. & VITOLO, M.R. Crescendo com saúde: o guia de crescimento da criança. São Paulo,1999. VINHA, V.H.P. Amamentação materna: incentivo e cuidados. São Paulo, 1986. Sarvier. RENFREW, M. & FISHER, C. & ARMS, S. Breastfeeding: getting breastfeeding right for you. Califórnia, 1990. KING, F Savage. Como ajudar as mães a amamentar. Ministério da Saúde. Brasília, 2001. VINHA, Vera Heloisa Pileggi. O livro da amamentação. CLR Barreto, São Paulo, 1999. Uma declaração conjunta OMS/UNICEF - PROTEÇÃO, PROMOCÃO E APOIO AO ALEITAMENTO MATERNO : O PAPEL ESPECIAL DOS SERVIÇOS MATERNO-INFANTIS. Genebra, 1989. http://www.aleitamento.org.br


http://www.saudeinformacoes.com.br/bebe_menu.asp

0 comentários:

Postar um comentário