S.O.S. SAÚDETEST

Experenciamos o maior dom de todos: a Vida; que exige de nós constantes adaptações diante das situações que nos são apresentadas. Queremos partilhar informações e sugestões que possam ser de utilidade a todos. 15/07/2009 (by Angela e Luccas Brunno).

Subscribe
Youtube
Heart

DESEJAMOS A TODOS UM FELICE NATAL!!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

PROMOVENDO A SAÚDE: ALIMENTOS E SUA IMPORTÂNCIA

Aveia



o farelo de aveia contém alta concentração de fibras solúveis que ajudam a absorver o colesterol e facilitam sua passagem pelos intestinos. Entre os benefícios adicionais da aveia integral está a prevenção da aterosclerose (formação de placas de gordura nas paredes arteriais) e o equilíbrio dos níveis do açúcar no sangue. Ela também retarda a absorção de carboidratos e fortalece o sistema imunológicos.
Os grãos são ricos em vitamina B, proteínas, Ferro, Cálcio, hidratos de carbono, atuam sobre a formação dos ossos e do sangue. Estimulam a energia física e psíquica e acapacidadede concentração. As fibras facilitam a digestão e regulam o funcionamentodos intestinos. Enquanto a m
ucilagem desinflama as mucosas e detém a diarréia.



Alcachofra


Devido à química adicionada aos alimentos, o fígado da maioria das pessoas fica sobrecarregado e funciona lentamente. A Alcachofra pode ser a solução, pois funciona como um poderoso protetor do fígado devido a um flavonóide chamado silimarina, que tem fortes propriedades antioxidantes.


- Queima de gorduras

A planta originária do mediterrâneo, mas estudada pela preimeira vez pelos médicos árabes medievais que lhe deram o nome de al-Kharsaf. Estudos realizados na Faculdade de medicina de Graz (Áustria) evidenciaram uma proteção e regeneração do fígado em caso de intoxicação. Os mesmos estudos concluíram que a alcachofra, administrada durante três meses em pacientes apresentando altos índices de colesterol (devido a diferentes tipos de hipercolesterolemia) e triglicérides, teve efeito significativo também no emagrecimento, pois todos os pacientes acompanhados na pesquisa perderam em média até 6 kg nestes três meses. Por estimular a bílis,produzida pelo fígado e que passa ao duodeno, justifica-se o uso da planta em pessoas que tem dificuldades em digerir gorduras, o que a torna importante aliada no tratamento da esteatose (gordura acumulada no fígado).
A alcachofra não
dissolve cálculos biliares, mas diminui as cólicas, exercendo um efeito preventivo em pessoas predispostas a desenvolverem litíase (cálculos). A ação diurética auxilia a eliminação de uréia e de substâncias tóxicas decorrentes do metabolismo celular desenvolvendo sua ação depurativa.



Gengibre
Um antiinflamatório natural
Talvez essa seja uma das ervas medicinais mais populares em todo o mundo. Os chineses o usam tanto para fins terapêuticos quanto culinários, pois ele tem ação desintoxicante. Além de indicado para distúrbios digestivos, o gengibre tem propriedades antinflamatórias que ajudam a aliviar a dor, evitam coágulos sanguíneos e inibem a enxaqueca. A medicina chinesa recomenda o chá de gengibre para combater náuseas e também para manter ovigor e a vitalidade. O geraniol, substância extraída do gengibre, está sendo estudado e há indícações de que pode ser eficiente no combate ao câncer.
Por ser eficaz em enjôos, tem sido valioso para quem fa
z quimioterapia. Além dessa propriedade,reduz a flatulência e alivia a dor crônica, bem como tem ação antisséptica e também é usado em dores de garganta. Outras indicações do gengibre fresco: gripes e resfriados, como expectorante e antitussígeno, como imunoestimulante, para evitar gripes de repetição, como digestivo e antiemético, para náuseas,vômitos e digestão lenta, como harmonizante para reduzir efeitos colaterais de outras ervas, como antitóxico para intoxicações alimentares. O gengibre seco tem indicações como tônico digestivo, para a falta de apetite e digestão lenta, para diarréias crônicas com fezes pastosas e mal digeridas, como afrodisíaco, para a fraqueza geral e perda da libido, como expectorante. Também pode ser usado externamente, sob a forma de cataplasma, ralado para nevralgias, ciatalgia, edema artrítico, reumatismos.


Alho
Antisséptico e antiviral

Desde os primórdios da nossa civilização, o alho vem sendo usado pelo homem tanto como recurso culinário quanto como recurso terapêutico. Gravações antiquíssimas demonstram que o alho era usado como remédio desde os tempos antes de Cristo pelos babilônicos, chineses, gregos e romanos.

O delicioso condimento faz mais do que aguçar o apetite. Estudos indicam que a alicina,ingrediente ativo do alho, previne a aterosclerose e o bloqueio coronário, baixa o colesterol,estimula a hipófise, regula o açúcar no sangue e evita o câncer. Por suas propriedades antissépticas e analgésicas pode ser usado no tratamento de infecções simples. A alicina, um dos muitos dos componentes ativos do alho é um poderoso antimicrobiano e ainda é um agente antigripal. O polissulfareto de alilo é uma substância que favorece a consistência e a elasticidade dos vasos sanguíneos e relaxa as fibras musculares provocando uma vasodilatação, prevenindo assim a aterosclerose e o excesso de colesterol.

Um estudo recente realizado na Alemanha demonstrou que a ingestão de suplementos de alho torna a aorta, principal artéria que transporta sangue do coração para o resto do organismo, mais flexível. Quando envelhecemos, a aorta fica mais rígida, porém,no estudo, homens que ingeriram suplementos de alho tinham a aorta em média 15% mais elástica que os outros homens da mesma idade.

Suas funções são inúmeras, como expectorante, antisséptico pulmonar, analgésico, antiinflamatório, antibacteriano, antioxidante, tônico digestivo, para a digest
ão lenta, peso no abdômen, plenitude. Possui ação vermífuga para áscaris e oxiúros. Reduz os níveis plasmáticos do colesterol, prevenindo a formação de placas de gordura nas artérias. Tem efeito hipoglicemiante, sendo recomendado para diabéticos. Também tem ação contra os radicais livres.


Frutos Secos
Tesouro em Sais Minerais

Em geral, eles só aparecem nas mesas das festas de final de ano, porém escondem virtudes que deveriam ser lembradas durante o ano todo.

Nozes, amêndoas, uva-passa, damasco seco, avelã, pistache e outros. Guardam tesouros em sais minerais. O potássio é o de maior concentração. Há também boas doses de magnésio, cálcio, fósforo e ferro, em proporções variáveis de acordo com o fruto. Eles contém também enorme concentração de fibras e proteínas, chegando a ter quase a mesma quantidade de proteínas que a carne vermelha, além de vitaminas B1, B2 e E. Os frutos secos podem prevenir doenças cardíacas, essa foi a conclusão de estudos realizados na Loma Linda University pelo professor de medicina Gasry Frase. No livro Alimentos: o melhor remédio para a boa saúde (Jean Carper) é relatado que comer alguns frutos secos ao dia é excelente antídoto contra as doenças cardíacas, beneficiando o coração sem comprometer a forma física.


Nozes e Sementes mantém você jovem

Todos os tipos de nozes são verdadeiros mananciais de vitamina E, antioxidante eficientíssimo, e de outros agentes anticancerígenos que estão presentes, sobretudo, na castanha do Pará (selênio), na nozes (ácido elágico e óleo ômega 3) e nas amêndoas (acido oleico).

Comer um punhado de frutas secas e sementes todo o dia aju
da a melhorar a circulação e o tônus muscular. A arginina, um aminoácido encontrado na soja e em outras vagens, frutos do mar, grãos integrais, ovos, laticínios, levedo de cerveja, frutas secas e sementes é útil no combate à doença cardíaca, impotência, infertilidade e pressão arterial alta, além de facilitar o processo de cura. Este aminoácido produzido no fígado esgota-se rapidamente nos períodos de estres. As propriedades antienvelhecimento talvez estejam no seu efeito estimulante sobre a hipófise, localizada na base do crânio. Esta glândula libera o hormônio do crescimento, que declina a partir dos 35 anos, contribuindo assim para o surgimento dos sintomas de envelhecimento.

Diante de tantas qualidades, os frutos secos se mosttram uma boa opção para pessoas com carências vitamínicas e de sais minerais, e que não desprrezam a prevenção de doenças outras, inclusive o câncer.


Canela

A canela estimula o trabalho cardíaco e aumenta a tensão sanguínea. Um remédio para hemorragias,sobretudo do pós parto, sendo um excelente hemostático. A essência de canela é um excitante do aparelho gastrointestinal e do útero. Usa-se como antiespasmódico, emenagoga, estomáquico. Aumenta a secreção do suco gástrico, favorecendo a digestão; seus efeitos excitantes se manifestam sobre o coração, sistema nervoso etc. Usado na atonia do estômago e intestino, nas dispepsias e flatulências, nas metrorragias, na inércia uterina, restabelece as contrações. As preparações de canela agem no centro vasomotor responsável pela vasoconstrição. Eles provocam a contração dos músculos lisos do útero. Aumenta a secreção do suco gástrico favorecendo a digestão. Possui também propriedades adstringentes. Indicada como tônico geral e tônico digestivo, para a digestão lenta, flatulência, cansaço em geral e desconforto no abdômen. Como tônico afrodisíaco, para perda da libido e impotência, como tônico do apetite, para anorexia.Também funciona como tônico para idosos com a ansiedade e insônia. Usado também, omo antiasmático, tosses, bronquites, afecções catarrais.


Linhaça

Fonte de fibras e ômega 3

A planta do linho começou a ser usada omo fibra para fiação e ainda hoje é a base dos tecidos de linho natural. É apreciada há séculos pelas suas propriedades medicinais. Tanto o óleo das sementes como a própria semente são utilizados para fins terapêuticos. As sementes do linho são fontes de ácidos gordos essenciais, gorduras e óleos fundamentais para a saúde qu o nosso organismo nãpo produz. Um dos ácidos presentes na linhaça, o ácido alfalinolênico é conhecido como um ácido gordo Ômega 3. Contém em maior quantidade os ômegas 6.
O óleo de linhaça faz baixar o colesterol, protegendo assim contra as doenças cardíacas,e pode revelar-se útil contra a angina de peito e hipertensão arterial.Como auxiliar da digestão,pode prevenir, ou mesmo dissolvver,cálculos biliares; e é benéfico para cabelos e unhas.Além de tudo, pode facilitar a transmissão dos impulsos nervosos,o que o torna potencialmente útil em casos de dormências e formigamentos, e também de problemas cerebrais ou nervosos crônicos, como a doença de Alzheimer ou as lesões nos nervos causadas pelo diabetes. Pode talvez ajuddar a combater a fadiga, mas são necessários mais estudos.
A linhaça (farinha de linhaça dourada) é uma excelente fonte natural de fibras dietéticas.As sementes aumentam o volume das fezes e o óleo lubrifica-as, tornando-a útil no tratamento da obstipação e dos problemas diverticulares; ambos promovem, assim, uma espécie de limpeza no organismo à medida que vão eliminando gorduras e toxinas da alimentação.

- Outros Benefícios
A linhaça contém fitoestrógenos,que imitam a ação do hormônio sexual feminino estrogênio; por isso, o óleo de linhaça pode ser benéfico para o ciclo menstrual,equilibrando a proporção entre o estrogênio e progesterona. Estimuula o bom funcionnamento do útero,podendo ser útil nos casos de infertilidade. Talvez devido à sua ação antiinflamatória, o óleo da linhaça reduz as dores menstruais e as dores associadas à mastite crônica.
O óleo pode também ser benéfico para o homem, pois parece promissor no tratamento da esterilidade masculina e dos problemas da próstata. Alguns estudos sugerem que a linhaça tem propriedade antibacterianas, antifúngiccas e antivirais, o que poderá explicar em parte a eficácia do óleo em casos de doenças como o erpes.
A maioria dos benefícios é atribuída à elevada concentração de ácido alfalinolênico.
Serve também como antiadesivo plaquetário e combate alergias, obesidade, dermatite seborreica, fadiga, psoríase.
Dosagem recomendada: Os óleos de linhaça podem ser usados em cápsulas gelatinosas; devem ser tomadas 1 a 2 cápsulas com 500 mg de óleo por unidade. (tomar com alimmentos que aumentam a sua absorção pelo organismo) Quanto às fibras, misturar uma ou duas colheres de sopa de linhaça moída batida com frutas, nas saladas ou com um copo de água e beber até três vezes ao dia, podendo levar-se de uma a dois dias para se obter resultados.


* Aos interessados, segue link com mais matérias sobre a linhaça, bem-estar, medicina, saúde. Trata-se da revista Saúde.
http://saude.abril.uol.com.br/edicoes/0268/nutricao/conteudo_108464.shtml



Referências bibliográficas:

. Os Segredos da Longevidade - Centenas de maneiras de viver bem até os 100 anos, Dr. Maoshing Ni, Ed. Sextante, 2008 . O Que a Dieta Ortomolecular Pode Fazer Por Você, Heloisa Bernardes, Ed. Academia, 2009 . Herbarium,compendium de fitoterapia, Magrid Teske e Anny Margaly M. Trentini, 1995 . As Fórmulas Mágicas das plantas, Alexandros Spyros Botsaris,Ed. Nova Era, segunda edição, 1998 . As Sensacionais 50 Plantas Medicinais Campeãs de Poder Curativo, Lelington Lobo Franco, Ed. O Naturista, 1998. O que a dieta ortomolecular pode fazer por você, Heloísa Bernardes, Ed. Academia, 2009
As Fórmulas Mágicas das Plantas,Alexandro Spyros Botsaris,segunda edição, Ed. Nova Era, 1998
Enciclopédia das Ervas e Plantas Medicinais, René Morgan. Editora Hemus, 1994.
O totum em Fitoterapia, Jean-Luc Sallé. Editora Robe, 1996.
Herbarium Compêndio de Fitoterapia, Magrid Teske e Anny Margaly M. Trentini, segunda edição, 1995



"Os homens semeiam na terra o que colherão na vida espiritual: os frutos da sua coragem ou da sua fraqueza."




Copyright © 2009 - Layout by Webdesigner lbrsteffano. Proibida sua reprodução total ou parcial.

0 comentários:

Postar um comentário