S.O.S. SAÚDETEST

Experenciamos o maior dom de todos: a Vida; que exige de nós constantes adaptações diante das situações que nos são apresentadas. Queremos partilhar informações e sugestões que possam ser de utilidade a todos. 15/07/2009 (by Angela e Luccas Brunno).

Subscribe
Youtube
Heart

DESEJAMOS A TODOS UM FELICE NATAL!!


Hoje é o dia de sensibilização, de falar, tornar conhecido o Autismo. Nossa postagem é de caráter estritamente informativo e "sensibilizadora". O autismo priva crianças, adolescentes, adultos e idosos de uma vida plena em comunicação, expressão,  relacionamentos... os deixa à margem. Que se possa cada vez mais precocemente diagnosticar esse problema e conseguir encaminhamentos para as mais diversas terapias cuja finalidade é incluir, desenvolver potencialidades, resgatar e manter (dependendo de cada caso) certa ou maior autonomia. Talvez esse assunto fique sempre muito vago e distante de quase todos nós, mas os familiares de autistas sabem da importância do diagnóstico precoce, da instituição de terapêutica adequada e dos cuidados todos que essa patologia requer. Pensemos sobre isso hoje, e, busqueos todos nós, à nossa maneira e dentro de nossas possibilidades, divulgá-la. Vista você também azul.
(by Angela e Luccas Brunno)



- Clique vale apena ver: 

é uma disfunção  global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do  indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente  ao ambiente — segundo as normas que regulam essas  respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID), do inglês pervasive developmental disorder  (PDD). Entretanto, neste contexto, a tradução correta de "pervasive" é  "abrangente" ou "global", e não "penetrante" ou "invasivo". Mais recentemente  cunhou-se o termo Transtorno do  Espectro Autista (TEA) para  englobar o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do  Desenvolvimento Sem Outra Especificação.

Algumas crianças, apesar de autistas,  apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios  retardos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes,  outros presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento. Os  diversos modos de manifestação do autismo também são designados de espectro autista, indicando uma  gama de possibilidades dos sintomas do autismo. Atualmente já há possibilidade  de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade em muitos casos.




Certos adultos com autismo são capazes de ter  sucesso na carreira profissional. Porém, os problemas de comunicação e  sociabilização freqüentemente causam dificuldades em muitas áreas da vida. Pais de autistas devem procurar programas para jovens adultos autistas bem antes  de seus filhos terminarem a escola. Caso conheça outros pais de adultos com  autismo, pergunte sobre os serviços disponíveis.




Um dos mitos comuns sobre o autismo é de que  pessoas autistas vivem em seu mundo próprio, interagindo com o ambiente que  criam; isto não é verdade. Se, por exemplo, uma criança autista fica isolada em  seu canto observando as outras crianças brincarem, não é porque ela  necessariamente está desinteressada nessas brincadeiras ou  porque vive em seu mundo. Pode ser que essa criança simplesmente tenha  dificuldade de iniciar, manter e terminar adequadamente uma conversa.




Outro mito comum é de que quando se fala em uma  pessoa autista geralmente se pensa em uma pessoa retardada ou que sabe poucas  palavras (ou até mesmo que não sabe alguma). Problemas na inteligência geral ou  no desenvolvimento de linguagem, em alguns casos, pode realmente presente, mas  como dito acima nem todos são assim. Às vezes é difícil definir se uma pessoa  tem um déficit intelectivo se ela nunca teve oportunidades de interagir com  outras pessoas ou com o ambiente. Na verdade, alguns indivíduos com autismo  possuem inteligência acima da média.

A ciência, pela primeira vez falou em cura do  autismo em novembro de 2010, com a descoberta de um grupo de cientistas nos EUA,  liderado pelo pesquisador brasileiro Alysson Muotri, na Universidade da Califórnia, que conseguiu "curar" um neurônio  "autista" em laboratório. O estudo, que baseou-se na Síndrome de Rett (um tipo de autismo com  maior comprometimento e com comprovada causa genética), foi coordenado por mais dois brasileiros, Cass quiano  Carromeu e Carol Marchetto e foi publicado na revista científica Cell.  






Você Sabia?

O AUTISMO é uma SÍNDROME que atinge quase 2 MILHÕES de Brasileiros. Em criança o AUTISMO é MAIS COMUM que o câncer, AIDS e o diabetes.
No mundo, a ONU estima mais de 70 MILHÕES de pessoas com AUTISMO.




- Entrevista no O GLOBO com psicóloga Fátima Cavalcanti sobre o assunto. Clique em cima do nome.

- Revista Autismo em PDF. (Clique no pdf demora um pouco, mais vale apena).

- Livros para baixar, artigos, filmes e vídeos. Clique no site em baixo.

0 comentários:

Postar um comentário