S.O.S. SAÚDETEST

Experenciamos o maior dom de todos: a Vida; que exige de nós constantes adaptações diante das situações que nos são apresentadas. Queremos partilhar informações e sugestões que possam ser de utilidade a todos. 15/07/2009 (by Angela e Luccas Brunno).

Subscribe
Youtube
Heart

DESEJAMOS A TODOS UM FELICE NATAL!!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Dia 28 - Dia Mundial de Combate às HEPATITES.


As Hepatites são doenças que podem evoluir de forma silenciosa por muito tempo. Nem sempre aparecerá o tal amarelão, a icterícia e por isso e por apresentar sintomas meio inespecíficos elas podem passar desapercebidamente por décadas até. Aproveitando o momento e o fato da doença estar em discussão no mundo todo neste final de mês, nós deixamos aqui uma pequena colaboração, um chamamento a pensar nesta doença, procurar a prevenção sempre e, se necessário a busca de investigação e tratamento em serviços especializados. Abraço fraterno,
(by Angela Regina e Luccas Brunno)



Campanha da Hepatite.

O que é Hepatite? 
É uma doença inflamatória do fígado, causada por vírus, uso de álcool e alguns medicamentos. É comum que a pessoa contaminada não apresente sintomas, porém podem haver manifestações como falta de apetite, cansaço, mal estar e dores abdominais.
Os tipos mais frequentes de hepatite são o B e C, que podem ser transmitidas por contato sanguíneo e sexual.
Nos casos em que a doença evolui para a cronicidade, os sintomas presentes são: ”moleza”, anorexia (perda do apetite), dores musculares e febre.
Em alguns casos a doença age silenciosamente e a pessoa pode levar anos para perceber que está com a doença.


Fígado

É um órgão de grandes dimensões, localizado na parte superior do abdômen, que tem mais de 500 funções fisiológicas. Dentre elas a de receber os nutrientes absorvidos no intestino delgado, armazenar e produzir, a partir desses nutrientes, outras substâncias como os fatores de coagulação, o colesterol e a bile para a digestão das gorduras; neutralizar eventuais substâncias tóxicas, combater os microorganismos invasores através dos macrófagos. Não é preciso pensar muito para perceber a importância deste órgão nas nossas vidas.









Tipos de Hepatites:



Tipos de Hepatites.

Hepatite A

A hepatite A pode ser transmitida pelo contato com a saliva e fezes humanas contaminadas pelo vírus do doente, através de atitudes como: beber ou banhar-se em águas contaminadas utilizar copo, talheres e demais utensílios pessoais de alguém infectado. 

Como pode ser evitada?
- Medidas simples como as de lavar as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro ajudam e muito.
- Utilizar água tratada, lavar bem os alimentos.
- Beber água tratada ou fervida.
- Lavar os alimentos, frutas, verduras e legumes, principalmente quando forem consumidos sem cozimento.
- Saneamento básico (rede de esgoto e água tratada)
- Imunização ativa através de vacinação contra a Hepatite A.

Não existe uma terapia antiviral disponível, mas a hepatite A é uma doença de recuparação completa na maioria dos casos.


Hepatite B

A hepatite B pode ser transmitida por:
- contato com sangue
- contato com secreções durante relação sexual sem o uso de preservativo
- transfusão de sangue (antes de 1992)
- transplante de órgãos
- hemodiálise
- tatuagens e piercings
- de mãe para filho no momento do parto
- uso de drogas injetáveis
- através de agulhas, seringas e outros materiais contaminados com sangue, como lâminas de barbear, alicates de cutículas

O que pode causar?
A evolução do vírus da Hepatite B (HBC) é lenta e apoximadamente 90% dos infectados eliminam o vírus. Os 10% restantes tornam-se portadores e podem transmitir a doença por toda a vida.

Como evitar?
- Se você tiver até 19 anos, procure uma unidade básica de saúde para se vacinar.
- Sempre use camisinha nas relações sexuais.
- Não compartilhe seringas e agulhas, lâminas de barbear, alicates de cutículas ou qualquer objeto de uso pessoal.

Tem tratamento?
Sim, mas apenas em determinada fase da doença e deve seguir protocolo do Ministério da Saúde.
A doença pode evoluir para a cirrose ou Câncer de fígado.

O infectado pelo vírus da hepatite B pode fazer uma hepatite aguda e evoluir para a cura, tornar-se portador sadio, ou ter uma hepatite crônica que poderá evoluir para a cirrose ou Câncer de fígado.

 Hepatite C 

Campanha Hepatite C.
Como se pega?
A hepatite C pode ser transmitida por: 
- contato com sangue
- contato com secreções durante relações sexuais sem o uso de preservativos
- transfusão de sangue (antes de 1992)* transplante de órgãos* hemodiálise
- tatuagens, piercing
- de mãe para filho no momento do parto
- uso de drogas injetáveis
- através de agulhas, seringas e outros materiais contaminados com sangue, como lâminas de barbear e alicates de cutículas. 
O que pode causar? 
A evolução do vírus da hepatite C (HCV) é lenta e aproximadamente 80% dos infectados NÃO eliminam o vírus, permanecendo como portador. Destes 20% desenvolverá complicações como cirrose e / ou Câncer de fígado no período de duas décadas (20 anos). 
Como evitar? 
Sempre usar camisinhas durante as relações sexuaisNão compartilhar agulhas, seringas, Lâminas de barbear, alicate de cutículas ou qualquer objeto de uso pessoal. 
Tem tratamento? 
Sim, mas apenas em determinada fase da doença e deve seguir protocolo do Ministério da Saúde. O tratamento tem como objetivo impedir a multiplicação do vírus, mesmo que isso não signifique a cura ou prevenção da cirrose. O paciente poderá ter uma hepatite aguda e curar-se ou evouir para uma hepatite crônica com chances de evolução para a cirrose ou Câncer de fígado.

Dúvidas Frequentes: 

1- O que é hepatite C?

A hepatite C é uma doença inflamatória do fígado, causada por um vírus denominado VHC (vírus da hepatite C).

2- Como é transmitida a hepatite C?

A transmissão da doença acontece quando o sangue contaminado pelo vírus da hepatite C (VHC) penetra na corrente sanguínea de um indivíduo sadio.

3- Existe vacina para hepatite C?

Não. Ainda não existe vacina para a hepatite C.

4- Quais as principais vias de transmissão?

Transfusão de sangue (principalmente antes de 1992) e derivados de sangue;
Transplantes de órgãos e tecidos;
Agulhas, seringas e ferimentos;
Uso de drogas injetáveis ou aspiradas;
Hemodiálise;
Tatuagens e piercings;
Outros materiais que possam conter sangue contaminado.

5- Como posso saber se eu tenho hepatite C?

O diagnóstico da hepatite C é feito através do exame anti-HCV. Este exame pesquisa o anticorpo contra o vírus e é feito através de uma simples coleta de sangue. Fale com seu médico e faça o teste.

6- Como é a evolução da hepatite C?

A evolução da doença é lenta e pode chegar a mais de 30 anos sem que o doente perceba. Algumas consequências possíveis são hepatite crônica, cirrose e câncer de fígado. Tanto a cirrose como o câncer de fígado podem levar a uma indicação de transplante de fígado.

7- Existe tratamento para a hepatite C?

Sim. A combinação de dois medicamentos, o interferon convencional ou interferon peguilado mais a ribavirina, representa hoje o tratamento padrão para pacientes com hepatite crônica C.

8- O que é o interferon?

O interferon é uma proteína produzida pelo nosso organismo em resposta a um agente infeccioso. Ele inibe ou interfere na replicação dos vírus que nos atingem e ainda protege as células sadias.
9- O que é o interferon peguilado?

O interferon peguilado (ou peginterferona) é uma forma de interferon que age de forma mais duradoura e eficiente no organismo devido à peguilação do interferon convencional.

10- O que é peguilação?

O processo de peguilação consiste em juntar uma molécula de interferon a uma molécula de substância sintética inerte chamada polietilenoglicol, cuja sigla é PEG.
O PEG envolve a molécula de interferon, fazendo com que o organismo não reconheça esses interferons como agentes estranhos. Graças a essa barreira, todo o processo que ocorre dentro do organismo (desde o momento em que o medicamento é aplicado até sua eliminação) fica mais lento. Isto faz com que o interferon permaneça por mais tempo agindo antes de ser eliminado. Dessa maneira, há maior contato entre o interferon peguilado e o vírus. Por isso o peginterferon pode ser administrado apenas uma única vez por semana.

11- Existe cura para hepatite C?

É possível eliminar o vírus da hepatite C do sangue. Esta eliminação é chamada de resposta virológica sustentada e alguns médicos a classificam como "cura". A única maneira possível de se eliminar estes vírus é com o tratamento, por isso é indispensável que o paciente cumpra todas as orientações médicas.

12- Quais serão os sintomas durante o tratamento?

Cada pessoa reage de forma diferente. A primeira aplicação normalmente produz efeitos de gripe forte. Algumas pessoas se queixam de dores musculares, febre e calafrios. A tendência é que estes sintomas desapareçam quando o organismo se acostume com o medicamento. Outros sintomas como dor de cabeça, fadiga e falta de apetite também podem ser sentidos.
Com o término do tratamento estes sintomas somem.

13- Preciso seguir uma dieta especial durante o tratamento?

Não existe uma dieta estabelecida, mas todas as pessoas se beneficiam de uma alimentação saudável. É aconselhável a ingestão de proteínas, de preferência vegetal (soja, grãos integrais), muita água para ajudar na desintoxicação do organismo, frutas frescas e legumes.

14- A fibrose é reversível?2

A fibrose é muito pouco reversível. Pode-se obter a resposta do tratamento, mas isso não garante que seu fígado voltará às condições histológicas normais.

15- Se esquecer de tomar a ribavirina, o que faço?

Se você se lembrar disso em um intervalo curto de tempo você pode tomá-la, mas se o período de tempo for grande pule esta dose e tome a próxima no horário normal. Se você tomar duas doses de ribavirina em um curto intervalo de tempo há risco de intoxicação.

16- Existe a possibilidade de saber há quantos anos eu fui infectado pela condição histológica do meu fígado?

Não. A doença afeta o fígado de cada paciente com severidade diferente. Se analisarmos uma amostra de pacientes que tenha o vírus durante o mesmo tempo, dificilmente encontraremos semelhança nas condições de cada um.

17- Qual é a chance de eu transmitir a hepatite C durante o período de gestação?

A chance de transmissão vertical é rara, porém, já se demonstrou que gestantes com carga viral do HCV elevada ou co-infectadas pelo HIV apresentam maior risco de transmissão da doença para os recém-nascidos.
18- Posso fazer o tratamento da hepatite C durante a gravidez?

Não. É necessário que seja feito um teste de gravidez antes do início do tratamento para garantir que a paciente realmente não esteja grávida. Não é aconselhável o uso de interferon durante o período de gestação e, além disso, a ribavirina é conhecida por causar má formação congênita, comprometendo a saúde do feto.
19- Qual é a chance de transmitir ou ser infectada pelo vírus durante uma relação sexual?

Há indicações que o VHC pode ser transmitido através da prática sexual, mas com uma frequência muito baixa. Entretanto o vírus da hepatite B (VHB) e do HIV são facilmente transmitidos durante relações sexuais.
20- Meu marido é portador do VHC, ele pode transmitir a doença para o feto caso fique grávida?

Não. O homem não consegue transmitir o vírus da hepatite C para o feto.




Questionário:

- Vocé é hemofilico?- Vocé recebeu alguma transfusão ou similares antes de 1992?
- Você já realizou alguma cirurgia, incluindo cesariana e dentária?
- Você realiza tratamento para problema renais, como hemodiálise? - Você usa piercing e/ou tem tatuagens?
- Você já realizou tratamento com acuputura? 

Caso você responda sim a uma das perguntas, procure o seu médico e discuta a necessidade de um exame de detecção do vírus da hepatite C.


Hepatite D
 
A infecção causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B.
Em pacientes cronicamente infectados pelo vírus da hepatite B, a infecção concomitante com o VHD acelera a progressão da doença crônica.
A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.

Hepatite E
 
É causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões.
A hepatite E não se torna crônica. Porém, mulheres grávidas que foram infectadas pelo vírus da hepatite E podem apresentar formas mais graves da doença.
Felizmente, hábitos de higiene adequados e um melhor controle da qualidade da água utilizada pelas pessoas podem evitar o contato com esse vírus.

Hepatite F
 
Relatos recentes demonstram que não se confirmou a identificação do vírus da hepatite F (VHF), portanto este tipo de hepatite pode ser desconsiderado.

Hepatite G
 
O vírus da hepatite G (VHG), também conhecido como GBV-C é transmitido através do sangue, sendo comum entre usuários de drogas endovenosas e receptores de transfusões.
O vírus G também pode ser transmitido durante a gravidez e por via sexual. É frequentemente encontrado em co-infecção com outros vírus, como o da hepatite C (VHC), da hepatite B (VHB) e da Aids (HIV).

- Para os que quiserem ler e saber mais:
Site do Ministério da Saúde (Manual das Hepatites)

http://www.hepatites.com.br/home_aberta_PT.htm
 

- Links Interessantes

Associações de PacientesAssociação Brasileira dos Transplantados de Fígado de Doenças Hepáticas (TRANSPATICA) 

www.transpatica.org.br
Grupo Otimismo de Apoio aos Portadores da Hepatite C www.hepato.com
Unidos Venceremos - Grupo de Apoio para a Hepatite C www.hepc.hoster.com.br
American Liver Foundation 

www.liverfoundation.org
HCVIDA - Grupo de Apoio a Portadores de Hepatite C www.hcvida.com.br
Grupo Esperança - 1º Grupo de Apoio aos Portadores de Hepatite C da Baixada Santista 

www.grupoesperanca.org.br
Órgãos PúblicosMinistério da Saúde 

www.saude.gov.br
SUS - Sistema Único de Saúde 

www.datasus.gov.br
Programa Nacional de Hepatites Virais 

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/diario_oficial_out2007.pdf

Hospitais / Centros de TratamentosLiga de Hepatites - Escola Paulista de Medicina
www.unifesp.br/dmed/gastro/hepatite/
Hospital das Clínicas - FMUSP/São Paulo 

www.hcnet.usp.br
Hospital das Clínicas - UFPR/Paraná 

www.hc.ufpr.br
Hospital das Clínicas - UGPE/Pernambuco 

www.ufpe.br/hc Hospital Universitário Clementino Fraga - UFRJ/Rio de Janeiro www.hucff.ufrj.br
Hospital Universitário UFSC/Santa Catarina 


www.hu.ufsc.br

Sites InternacionaisHepatitis Central 

www.hepatitis-central.com
Hiv and Hepatitis.com 

www.hivandhepatitis.com
Hepatology Text Book

www.hepatologytextbook.com

CDC - Centers for Diasease Control and Prevention 

www.cdc.gov/ncidod/diseases/hepatitis/index.htm
Gastrojournal 

www.gastrojournal.org
FDA - Food and Drug Administration 

www.fda.gov






ACREDITE, seria melhor se estivesse só!! HEPATITE C.. Quebre este SILÊNCIO!!

0 comentários:

Postar um comentário